Armazenamento na nuvem: 5 maneiras de otimizar o investimento

Você já parou para pensar que a sua empresa pode estar desperdiçando recursos valiosos devido ao uso ineficiente da cloud? É possível economizar tempo e dinheiro com armazenamento na nuvem, no entanto, para isso é preciso otimizar o seu uso. Não sabe por onde começar? Pensando nisso, selecionamos 5 estratégias que você pode começar a trabalhar agora mesmo. Veja a seguir!

1. Desenvolva uma estratégia de governança robusta

A governança em nuvem está profundamente entrelaçada à questão de sua otimização. De maneira sucinta, uma boa estratégia de governança é o que determinará como uma empresa aborda e supervisiona suas soluções em nuvem. Conforme o uso dessa tecnologia se torna mais complexo e extenso, a governança passa a ser essencial.

É ela que garante que uma empresa permaneça em conformidade com as medidas regulamentares relevantes e estabelece protocolos para seu uso na organização.

Ao determinar quem está autorizado a acessar um determinado serviço e como ele deve ser utilizado, a governança ajuda a reduzir as instâncias de uso da nuvem hoje ineficiente. E, portanto, garantindo que os recursos sejam usados de forma responsável.

2. Invista na análise da nuvem

Tão importante quanto governança, é o uso de ferramentas de monitoramento de nuvem de alta qualidade. Para que a sua corporação possa garantir que seus serviços em nuvem estejam operando com eficiência máxima, ela precisa ter um meio de determinar exatamente como, quando, onde e por quem seus recursos são utilizados.

Ademais, as análises da nuvem podem revelar como o custo e uso de um serviço mudaram ao longo de um determinado período. E sem esse nível de conscientização, é impossível que uma empresa perceba quando um serviço se tornou obsoleto, por exemplo.

3. Ajuste seu link de acordo com a prioridade

Na maior parte dos casos, há ferramentas disponíveis que permitem ao gestor de TI elencar prioridades em sua largura de banda. Mesmo que a totalidade das soluções adotadas pela sua empresa estejam na nuvem, é improvável que elas recebam volume idêntico de carga de trabalho.

Nos casos em que essa estratégia não funciona, um link dedicado pode ajudar seus funcionários a se conectarem mais rapidamente aos serviços de que mais necessitam.

4. Reavalie a arquitetura de seu armazenamento na nuvem

A simples migração de uma transferência de dados típica para a utilização de um serviço CDN (Content Delivery Network ou Rede de Entrega de Conteúdo) pode gerar eficiência e melhorar consideravelmente o desempenho das suas aplicações na nuvem. À medida que o ambiente muda, sua nuvem também precisa evoluir.

Certifique-se de revisitar a arquitetura inicial periodicamente. E, se preciso, conte com ajuda do seu provedor para recomendar a melhor solução.

5. Aplique a escala automática

Quando sua empresa opta pela nuvem, ela está abraçando um ambiente dinâmico, capaz de se ajustar conforme a demanda. A escala automática é um recurso importante e básico, que permite definir instâncias de tamanho mínimo e máximo, bem como métricas de escalas fundamentais, como a taxa de utilização da CPU. Utilize-a a seu favor!

Em última análise, a nuvem fornece muitos benefícios empresariais — incluindo custos iniciais reduzidos, menor TCO e um acesso mais rápido a recursos, sem limitações geográficas e de capacidade. Então, esperamos que com essas dicas sua empresa consiga obter o melhor do seu investimento na nuvem!

Que tal descobrir como usar seu armazenamento em nuvem com ainda mais eficiência? Entre em contato com a SGA Tecnologia agora mesmo e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio!