DESAFIO

O V1 é um serviço de transporte por aplicativo desenvolvido pelo Grupo Águia Branca, um dos maiores conglomerados empresariais de transporte e logística do país. Com sede no Espírito Santo e faturamento superior a R$6 bilhões por ano, o Grupo emprega cerca de 16 mil pessoas e atua em todo o Brasil e Mercosul nos serviços de transporte aéreo e rodoviário de passageiros, logística e comércio de veículos.
Conhecido como o aplicativo mais bem avaliado na Grande Vitória, o V1 é utilizado pelos passageiros em diversas ocasiões do seu dia a dia. Utiliza frota própria e motoristas profissionais treinados, garantindo mais segurança e um atendimento personalizado.
Se preparando para manter esses diferenciais e expandir cada vez os atendimentos e atuação a V1 optou por realizar a migração de seus dados para a Nuvem Azure.
soluções

Azure
Segurança
SGA Monitoring for Cloud
Jornada para nuvem
COMO A TI TRANSFORMOU O NEGÓCIO

A primeira versão do V1 foi hospedada no DataCenter do Grupo. Quando o produto foi validado e decidiu-se expandir para ganhar escala, sabíamos que era necessário migrar para uma estrutura em Cloud, algo pioneiro dentro do grupo.
Segundo Raphael Leitão, gerente de Tecnologia e Inovação do V1, após um criterioso estudo a empresa optou por desenvolver um plano de migração dos dados do app para plataforma em Nuvem, com a SGA, visando melhorar a performance do app e consequente experiência do cliente, reduzindo esforços na manutenção de softwares, gerando maior disponibilidade e capacidade de resposta e redução de custos de infraestrutura. “Para entregar um projeto extremamente ousado e inovador como o V1, alocamos um time dedicado ao projeto que respirasse e entendesse o negócio e o ambiente Cloud. Trabalhamos intensamente por 3 meses com um time multidisciplinar até subir a primeira versão.
Tivemos apoio de grandes parceiros naquele momento, crucial para conduzirmos de forma estável até aqui um produto que está sempre em evolução, e a SGA fez toda a diferença no negócio”. afirma. Para Leitão, após seu lançamento, o V1 cresceu rapidamente atendendo pessoas física e jurídica e chegou a atingir mais de 3.000 corridas em um dia na Grande Vitória. “Esse desempenho só foi suportado pela forma consistente da estrutura Cloud, assim como do aguerrido e incansável time interno que não mediu esforços em oferecer o melhor serviço aos clientes.”.
Quem também reforça as vantagens deste processo é Theo Porto, Arquiteto de Negócios no V1 App, lembrando que durante a pandemia, um plano de redução pela pontual diminuição das demandas, o apoio da SGA foi essencial para a migração de nossas contas, que refletiu positivamente e nos ajudou a atravessar o período de maneira equilibrada.
A migração permitiu:
– Melhor performance do app gerando uma melhor experiência ao seu cliente;
– Redução do esforço de manutenção de software;
– Melhor disponibilidade e capacidade de resposta;
– Custos de infraestrutura reduzidos e / ou alocados;
– Produtividade: não há necessidade projetar o balanceamento de carga, replicação, cluster, instalando e configurando middlewares (servidores de aplicação, banco de dados, etc.);
– Mais controle de custos: paga-se pelo utilizado, ou por recursos previamente selecionados.
– Monitoramento: O uso da nuvem é medido e pode ser monitorado, controlado e reportado com clareza.
– Devido aos resultados positivos, a Vix Logística, assim como o Grupo Águia Branca, continuarão mantendo a parceria com a SGA Tecnologia. Assim, conseguirão atendendo às demandas de seus clientes sem preocupações com infraestrutura complexa.