Entenda como diminuir o custo (e o estresse) da equipe de TI

Diminuir o custo da equipe de TI é uma questão que está discretamente ligada à redução do estresse entre os colaboradores.

Talvez a desgastante rotina do profissional de TI, em meio a tanta pressão, faça com que nos esqueçamos de quão complexos são os seus processos operacionais. Portanto, estamos desafiando você a refletir sobre isso. Já refletiu?

Então, chegou a hora de abordarmos algumas medidas que você pode adotar a curto prazo para promover as mudanças que o departamento de TI precisa. Confira:

1. Automatize os processos operacionais

Escolher ferramentas úteis de automação de TI auxilia na solução de pontos cruciais, porém repetitivos e muitas vezes complexos.

Devemos partir do princípio que uma tarefa, quando precisa ser feita a todo momento e a todo custo, passa a correr riscos de ser esquecida, negligenciada ou mal executada.

Se existe uma ferramenta que cumpra com tal função, não há razão para continuar quebrando a própria cabeça e a dos funcionários.

2. Delegue tarefas com eficiência

Um bom gestor deve conhecer muito bem os seus comandados. Pois, do contrário, como ele saberá conduzir tarefas que estejam de acordo com suas habilidades?

Além disso, é fundamental ser mais realista e menos ambicioso com relação à conclusão do projeto. É recomendado que siga um cronograma e gerencie o projeto. Deste modo, todos na equipe ficam por dentro das metas a serem cumpridas.

3. Estipule prazos de acordo com as condições da equipe

Outro ponto importante é o dimensionamento dos esforços. As reclamações por conta de projetos que estouram o prazo inicial são comuns na maioria das empresas de TI.

Antes de lançar um projeto, faça uma breve análise dos requisitos e infraestrutura de trabalho e estabeleça um prazo condizente com a situação.

3. Contrate serviços de outsourcing

Os serviços de outsourcing contribuem diretamente para a redução de custos, pois o modelo de contratação é por serviço, ou seja, só se paga quando utiliza.

Há situações em que surge um processo crítico que inviabiliza a contratação de um especialista. Nesse caso, ao invés de deslocar um funcionário, sobrecarregando assim a equipe, a empresa pode recorrer ao outsourcing, que encaminhará um expert pelo preço do serviço.

4. Incentive os funcionários a fazerem pausas para descanso

A jornada de trabalho do profissional de TI junto a alta complexidade acerca das atividades resultam em um desgaste mental que não pode ser ignorado.

Portanto, uma ótima iniciativa é conceder a toda a equipe pequenos intervalos (de 5 a 10 minutos). Desta forma, os funcionários repõem as energias, tomam um café e esfriam a mente.

5. Estabeleça uma boa comunicação com a equipe

Criar uma relação de trabalho saudável com os demais funcionários previne a equipe de cometer muitos erros. Como os que são cometidos por conta de dúvidas que não puderam ser resolvidas aos que ocorrem devido à ausência de quem possui a autoridade.

Quando o gestor se faz presente mais vezes durante a rotina, os funcionários se sentem mais focados na produtividade e seguros para fornecer feedbacks.

6. Implemente soluções em nuvem

Você sabia que 70% dos gastos em TI (segundo um estudo da Gartner) estão relacionados à infraestrutura?

Não distante disso está o fato de que problemas e falhas de infraestrutura demandam tempo para serem solucionados. Com isso, o ambiente fica conturbado.

Enfim, a computação em nuvem (cloud computing) é uma excelente alternativa para contornar essa situação, pois toda a responsabilidade com servidores e aplicações de hardware fica por conta da provedora do serviço — que, devido à sua infraestrutura projetada para a alta demanda, fornece alta disponibilidade.

Diminuir o custo da equipe de TI é mais simples do que parece

Portanto, diminuir o custo da equipe de TI é uma questão de pensar nos próprios funcionários. E entender como facilitar suas vidas de modo que os processos também ganhem com isso.

E você: quer ajudar a reverter essa “estressante” realidade? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais!