Confira as tendências para computação na nuvem!

A cloud computing, ou computação em nuvem, é uma das principais inovações tecnológicas dos últimos tempos, proporcionando vantagens que podem ser o diferencial que sua empresa precisa, independentemente do porte ou campo de atuação. Essa tendência segue em expansão e oferece a mobilidade necessária para aumentar a produtividade do seu negócio. Quer saber mais? Acompanhe as dicas de hoje e confira as tendências para computação na nuvem!

Nuvem e inovação

A computação na nuvem pode ser considerada um sinônimo de inovação graças às inúmeras possibilidades que a plataforma oferece. O segmento acompanha o avanço tecnológico e proporciona serviços compatíveis com as mais novas tendências tecnológicas. Especialmente quando o assunto é mobilidade empresarial.

Migrando os serviços da sua empresa para a nuvem, seu negócio será mais competitivo e os processos serão gerenciados com mais agilidade e eficiência. Desta forma, para otimizar os processos corporativos da sua empresa e aumentar a produtividade, a cloud computing oferece diversas soluções digitais. Elas são as novas tendências do mercado.

Segurança

A segurança já é uma característica da computação em nuvem e, de fato, está acompanhando a evolução da plataforma. Atualmente, tudo está baseado na nuvem, desde pequenas empresas, que mantêm seus dados na plataforma, até grandes companhias, como bancos e empresas de software, que usam ferramentas para gerenciar os dados baseados na nuvem. Logo, é notório que a segurança da informação potencializa os processos e cresce junto com a plataforma.

Além disso, os provedores de serviços na nuvem estão desenvolvendo aplicações para potencializar serviços como análises baseadas em tempo e apoio omnichannel – tendência que integra lojas virtuais, físicas e o consumidor. A cada dia que passa a cloud passa a fazer parte da estratégia de novas empresas. Logo, a plataforma continua crescendo e oferece mais opções de aplicações virtualizadas.

Nuvem híbrida

Pode-se dizer que a nuvem híbrida é um modelo único. Além disso se destaca em relação aos outros por oferecer maior flexibilidade, otimização da segurança e muito mais. A nuvem híbrida consiste na uma junção das duas formas de cloud computing: pública e privada.

De fato, o emprego da nuvem híbrida está crescendo, e deve ser considerada como a ferramenta preferida por mais de 50% das empresas ao redor do globo. Vale destacar que, no Brasil, a aceitação desse modelo ultrapassa 80% de preferência entre as empresas.

A nuvem híbrida proporciona a segurança da nuvem privada e a redução de custos da nuvem pública em um mesmo ambiente. Isso faz com que a escalabilidade e flexibilidade das soluções sejam bem maiores. Por exemplo, se uma aplicação necessitar de mais recursos ou um processo for inutilizado por algum motivo, a solução oferecida pelo modelo híbrido se destaca. Pois consegue utilizar os servidores corporativos conforme a demanda dos negócios.

Portanto, o modelo híbrido pode ser o diferencial que você procura para potencializar os processos da sua empresa. Ele proporciona mais agilidade na integração das aplicações. Com isso, é possível trabalhar melhor as informações e conectar aplicações fixas para serem desenvolvidas interna ou externamente.

Impacto crescente nos negócios

As possibilidades da nuvem proporcionam inúmeras vantagens para empresas de todos os portes e segmentos. A plataforma cloud conta com a inovação corporativa ideal para impulsionar qualquer negócio. Especialmente em um mercado cada dia mais competitivo e tecnológico.

Além do mais, novas aplicações podem ser desenvolvidas partindo da necessidade de cada negócio. Dessa forma, a tendência SaaS (Software as a Service, ou Software como Serviço), possibilita que as empresas direcionem o foco para projetos mais precisos e desafiadores. Tendo isso em vista, as empresas que aderem seus negócios à nuvem conseguem acompanhar as tendências do mercado. Além disso passam a trabalhar com novas estratégias.

Enfim, a computação na nuvem está transformando as possibilidades da TI ao proporcionar meios de trabalho que geram economia, segurança, mobilidade, e muito mais, sendo uma excelente opção para impulsionar os processos digitais do seu negócio!

E então, o que achou do nosso post de hoje? Conhece mais alguma tendência da computação na nuvem? Divida conosco nos comentários!