Conheça as vantagens do modelo software como serviço

Uma pesquisa com 1.200 profissionais, mostrou que 60% das empresas já utilizam o modelo de Software como Serviço (SaaS) para melhorar a performance de seus negócios. E sua empresa, já usa e obtém vantagens competitivas com este tipo de computação em nuvem?

Separamos 5 vantagens do SaaS que você precisa conhecer para melhorar a performance e o lucro de seu negócio. Continue lendo e descubra essas vantagens!

 

O que é Software como Serviço?

Ao contratar um software como serviço a empresa “terceiriza” toda a infraestrutura — servidores e hardwares, banco de dados e sistema operacional, equipe de gestão e desenvolvimento — que seria necessária para garantir seu funcionamento, manutenção, segurança e evolução.

Isso é possível, pois o provedor do software online divide todos esses custos com os seus clientes e já os contabiliza no valor das assinaturas mensais.

 

Quais são as vantagens do modelo SaaS?

 

1. Redução de custos

No modelo tradicional de computação, sempre que sua empresa quisesse utilizar um software precisaria:

  • comprar as licenças,
  • adquirir servidores,
  • investir em uma rede,
  • adicionar o sistema operacional e recursos para suportar o funcionamento do software,
  • treinar pessoas para gerenciá-lo,
  • além de constantemente ter que pagar por atualizações na versão dos softwares.

Ou seja, para usar o programa, ela precisava realizar diversos investimentos periféricos. Isso deixou de existir no modelo SaaS!

Portanto, ao dividir os custos de manutenção, desenvolvimento, hospedagem e gestão do software com todos os seus clientes, os provedores fazem com que os valores pagos pela empresa sejam apenas pela quantidade de usuários ou máquinas que elas queiram licenciar. Por sua vez, as empresas só precisam pagar uma mensalidade e os custos de integração ou customizações do software contratado.

 

2. Substituição do CAPEX pelo OPEX

CAPEX é a sigla de Capital Expenditure que caracteriza o gasto ou investimento em bens de capitais, como a compra de servidores ou software. Já o OPEX são as despesas operacionais ou Operational Expenditure.

A vantagem da substituição do CAPEX pelo OPEX está na diluição da necessidade de caixa. Enquanto o primeiro precisa de um grande aporte financeiro e o retorno do investimento acontece muito tempo após o investimento ser feito, o OPEX permite que a empresa dilua o valor em seus custos operacionais, usando o próprio Capital de Giro para custear a adoção e utilização do software.

De fato, essa possibilidade de diluição do investimento representa uma grande vantagem competitiva para a empresa, afinal, ela pode investir em várias áreas ao mesmo tempo, sem precisar de um longo tempo para ver o valor retornar para seu caixa.

 

3. Rapidez na adoção

No modelo tradicional, a empresa levava semanas ou até meses para comprar as licenças, receber suas chaves de ativação e preparar seu ambiente para hospedar o novo software. Já no modelo software como serviço ela contrata as licenças, define os usuários que devem ter acesso ao programa online e já passa a usá-lo, em apenas alguns minutos ou, no máximo, dias.

De fato isso dá maior agilidade e rapidez na adoção de novas tecnologias e inovações. E, desta forma, aumentam a vantagem da empresa em seu mercado de atuação.

4. Mobilidade

Se o software é implantado em um determinado dispositivo ou servidor, o local onde ele está instalado precisa ficar sempre ligado para que os dados estejam disponíveis. Além disso, muitas vezes não é possível acessar remotamente os dados ou o programa.

No caso do SaaS, basta ter um dispositivo com acesso à internet para que o software seja utilizado.

 

5. Foco na administração do negócio

Portanto, sem ter seu capital preso a investimentos em TI, nem precisando contratar um time de especialistas nos softwares que utiliza, sobra mais tempo e recursos para sua empresa aplicar em áreas que são essenciais para a inovação e administração de seu negócio.

O uso de software como serviço garante maior vantagem competitiva para a empresa ao, por exemplo:

Enfim, agora que você conhece melhor as vantagens do software como serviço, utilize suas redes sociais para compartilhar este post com seus colaboradores e incentive que eles encontrem exemplos de SaaS inovadores para suas áreas e para sua empresa!

Quer receber mensalmente os artigos que mais bombaram no nosso blog? Então inscreva-se na nossa newsletter.