Como está a gestão de dados na sua empresa? Conheça boas práticas

Gestão de dados: imagem mostra homem de negócios usando um computador para o gerenciamento de documentos e banco de dados de documentação online.

Compartilhe

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Uma boa gestão de dados é a arma de sucesso para quem deseja elevar o patamar do seu negócio. Em épocas que a alta concorrência atinge grandes mercados, a administração das informações corporativas digitais funciona como fator decisivo para a sobrevivência dos negócios.

Com dados sendo administrados de modo profissional, um gestor assegura insights que podem resultar em inovações e diferenciais mercadológicos.

O que é gestão de dados?

Por conceito, a gestão de dados é um ramo da data science que engloba conjuntos de conceitos e práticas com ferramentas digitais para administrar de forma zelosa as informações corporativas.

Como missão, ela transforma os dados das organizações em recursos estratégicos. É uma técnica que converte informações corporativas em inteligência empresarial.

Nos próximos anos, como decorrência da proliferação de soluções para gerir na nuvem com menos custos e mais rapidez, a tendência de analisar dados em forma de gráfico será uma força vital da computação de ponta — conforme atesta a organização TDWI.

Quais os princípios da gestão de dados?

Ao seguir as concepções gerenciais, um administrador se orienta melhor em processos que incluem coleta, seleção e compilação de dados para o cotidiano.

Na governança de dados, aplicam-se 7 princípios para garantir a eficiência gerencial que direcionam o tratamento das informações. São eles:

1 – Colaborar

Os dados de uma corporação devem ser compartilhados com segurança facilmente.

2 – Contextualizar

Diferentes contextos de utilização definem regras para o tratamento e a armazenagem.

3 – Conformizar

Seguir os conformes normativos, legislativos e corporativos relativos a dados.

4 – Disponibilizar

Todas as informações relevantes disponíveis para as pessoas certas, no momento correto e em formato padrão.

5 – Modelar

Padronização na modelação de dados para facilitar a análise e o desenvolvimento.

6 – Qualificar

Gestão e medição de dados ocorrem para agregar qualidade.

7 – Valorizar

As informações de uma corporação são tratadas como valiosos ativos.

Boas práticas para a gestão de dados

Abaixo estão as 5 melhores condutas para efetivar a gestão de dados. Além de incorporar esses métodos na administração, vale a pena estimular as habilidades para potencializar essas boas práticas na cultura organizacional.

1 – Definir responsabilidades

Alguém da equipe necessita ter a incumbência de assumir a posição de gestor do planejamento. Isso é válido até no caso da terceirização de serviços ou uso de softwares para realizar grande parte das tarefas. Esse líder acompanha a evolução dos processos e presta assistência em caso de necessidade do staff.

2 – Objetivos concretos

Reúna um conselho com líderes para elaborar as estratégias, de forma concreta e direta para o melhor entendimento das equipes. Estipule dados como:

  • deadline;
  • ferramentas;
  • orçamentos;
  • metas.

3 – Investir em tecnologias

Com os melhores recursos tecnológicos de data management dá para integrar as áreas da empresa. Isso facilita a gestão em tempo real dos dados corporativos. Os ativos de alto valor de TI impactam de maneira positiva todos os departamentos.

4 – Fazer ajustes periódicos

Escolha as melhores métricas para mensurar os resultados produtivos da gestão de dados, realizando ajustes necessários a fim de efetivar os processos administrativos.

5 – Ter um Data Lake

Por conceito, a armazenagem de dados brutos ocorre via Data Lake, o que no português significa lago de informações. Trata-se de um repositório de armazenamento nos formatos naturais, como arquivos ou blobs (coleção de dados binários), e é um dos principais recursos para fazer uma gestão de dados eficiente.

A ideia é que empresas mantenham dados que podem ser usados de forma estratégica, em momentos futuros. Para extrair o total potencial das informações no Data Lake, é preciso contar com dashboards para identificar, alinhar as necessidades organizacionais e auxiliar a gestão ao centralizar dados em uma estrutura simples de ser analisada.

Gostou? Descubra mais conteúdos relevantes sobre a gestão de dados ao assinar a nossa Newsletter!

Armindo Sgorlon

Armindo Sgorlon

CEO SGA TI em Nuvem

Inscreva-se em nossa newsletter!

Acesse em primeira mão, nossos principais posts e conteúdo no seu e-mail.

Posts Recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate

Logística

Gestão de depósitos e silos

Posição física e financeira, em tempo real, de todo o estoque de grãos.

Análises por grãos, clientes, moedas e unidades de recebimento.  

Otimização da logística interna.  

Melhor eficiência administrativa do silo e armazém.

Soluções

Roteirização Inteligente

Evite a perda de produtos ocasionada pelo acondicionamento incorreto em transportes de longas distâncias.

Defina a rota mais viável

Conte com assistência de recomendação das melhores rotas de contorno para o condutor.

Previsão de demanda

Simule cenários de produção, antecipa a demanda produtiva e realize ajustes na operação com base em insights extraídos dos dados.

Automação de processos

Reduzo riscos e aumente a produtividade automatizando fluxos de automação de processos que demandam pouco ou nenhuma tomada de decisão.

SGA Bot

Conte com informações detalhadas da operação na palma de suas mãos por meio de um assistente inteligente.

Interessado?