Reforma da Previdência X Transformação Digital

Mudanças estruturais no Regime Previdenciário visam a implementação de medidas legislativas para adequar o déficit da previdência e gerar investimentos. A reforma da previdência é um dos principais assuntos que, nos últimos meses, tem estado em evidência nos noticiários e foi motivo de grandes manifestações pelo Brasil afora.

A proposta do Governo se faz necessária, não pelo fato de equilibrar a economia do país, mas principalmente para que possamos ter de volta a credibilidade na economia, já que estamos passando por uma crise nunca vista antes e de proporções assustadoras.

A relação com a Transformação Digital

Por outro lado, o mundo globalizado vive uma transformação digital com foco em inovação, o que se deve à evolução e popularização dos recursos disponíveis.

Como consequência, os consumidores exigem não só qualidade de produtos, mas também uma experiência satisfatória que só poderá ser alcançada através de uma jornada diferenciada, baseada na transformação digital.

No entanto, de nada adianta tantos novos recursos e possibilidades oferecidas em equipamentos e serviços digitais se a economia não melhora, se não há respiro econômico para que governo, empresas e consumidores invistam.

Com todos os avanços, para que as ideias inovadoras possam ser colocadas em prática e causar o impacto de desenvolvimento que realmente podem, é preciso investimentos internos e externos.

Benefícios da aprovação da Reforma da Previdência

Esses serão alcançados quando, junto, a credibilidade de cada agente da economia for recuperada. Daí a importância da aprovação da reforma da previdência: um primeiro e fundamental refrigério no caixa do governo e, por conseguinte, nos processos burocráticos e entraves que não permitem explorar os benefícios da tecnologia e mergulhar numa nova seara de investimentos e projetos de desenvolvimento.

Na medida em que as contas governamentais se equilibram, o risco país melhora e as empresas se predispõem a investir, gerando mais recursos circulantes para movimentar a economia e abrir novas oportunidades em todas as frentes: empresas, trabalhadores, startups e para o próprio governo. É um resultado em cadeia que só traz benefícios.

A importância da aprovação da Reforma da Previdência se dava nesse aspecto, já que se o atual cenário não começasse a mudar logo, a situação do país, das empresas e dos consumidores – e cidadãos – tinha a forte tendência de piorar.

As expectativas

Mas os resultados esperados com a Reforma já estão sendo percebidos pelos analistas econômicos e financeiros, ainda que sutilmente. As perspectivas de crescimento e desenvolvimento econômico para o ano que se inicia já são bem mais otimistas. Mais uma vez, o resultado em cadeia: empresas se animam, profissionais se preparam e governo volta a apostar no novo, nos investimentos tecnológicos que resultam em processos mais enxutos e eficientes.

É a Reforma da Previdência abrindo as portas para uma Transformação Digital ainda mais ampla.