Tire suas dúvidas sobre conectividade de rede em ambiente cloud

Conforme as organizações deslocam mais cargas de trabalho para a nuvem, dependem cada vez mais de redes e infraestrutura que não possuem ou gerenciam diretamente.

Embora não detenham o controle sobre essa infraestrutura, ela é tão crítica quanto os aplicativos e os serviços hospedados em seu provedor. Por isso, algumas considerações precisam ser feitas a respeito da conectividade de rede em ambiente cloud.

Ao avaliar as soluções de nuvem pública, a conectividade de rede é um fator que não pode ser negligenciado jamais. Sem uma rede confiável e de alta disponibilidade, seu ambiente cloud pode sofrer latência, estar sujeito a falhas de segurança ou oferecer uma experiência de uso inferior. Para obter o melhor da nuvem é preciso, portanto, investir nos recursos de conectividade adequados.

Entenda melhor o que é conectividade de rede, saiba por que ela é tão importante em ambiente cloud e conheça alguns mitos e verdades sobre o tema a seguir.

O que é conectividade de rede?

A conectividade de rede é o processo de conexão de várias partes de uma rede entre si. Ela pode acontecer por meio:

  • do uso de roteadores;
  • switches
  • ou gateways, e o termo contempla tudo que diz respeito a esse processo.

Ao mesmo tempo, é um tipo de métrica usado para discutir o quão bem partes de uma rede se conectam umas às outras.

A computação em nuvem é apenas a transmissão de dados por meio da internet. Às vezes, organizações usam sua própria plataforma de nuvem privada, mas, na maioria dos casos, elas adotam a nuvem pública. Por isso, precisam considerar suas larguras de banda na equação.

Ao migrar para a cloud, é preciso projetar a solução considerando os fatores a seguir:

  • número de usuários conectados simultaneamente;
  • número de aplicativos, desktops e cargas de trabalho na nuvem;
  • a quantidade de tráfego mensal;
  • a distância que os dados têm de percorrer.

Ainda que uma organização tenha as melhores tecnologias implantadas no nível de data center, se não tiver conectividade de rede e largura de banda adequadas, sofrerá com uma experiência de uso inferior.

Por que a conectividade de rede é importante na nuvem?

No caso da computação em nuvem, desempenho e escala andam de mãos dadas. E aspectos como latência e velocidade podem ter um impacto drástico em ambos. Um serviço de IP confiável e otimizado vai reduzir o tempo de resposta e garantir um desempenho mais consistente para seus aplicativos.

Isso é especialmente importante quando a sua empresa lida com cargas de trabalho intensivas e dados sensíveis a latência. Portanto, a rede correta é que vai ajudá-lo a escalar para acomodar o volume de transações e o número de usuários, sem comprometer os recursos contratados.

Quais são os mitos e as verdades sobre a conectividade de rede?

A chuva afeta seu serviço

A chuva exerce um fenômeno perigoso sobre as frequências de rádio. Durante períodos intensos de chuva, neve ou neblina, essas variações podem prejudicar a qualidade de qualquer serviço que dependa dessas frequências, incluindo conexões wireless, de celular ou por satélite.

Algumas formas de internet sem fio são vulneráveis ao mau tempo, mas nem todas elas. Na maioria das vezes, quando sua rede WiFi é afetada por condições meteorológicas, é devido a interferências que afetam sua frequência específica.

Redes sem fio são inseguras

A maioria das pessoas sabe o quão importante é proteger suas redes WiFi. Com várias camadas de segurança, é possível garantir que seja tão difícil entrar em sua rede de trabalho quanto num prédio de alta segurança do governo.

Porém, nem todo WiFi é inseguro e, para salvaguardar suas operações na nuvem, é fundamental investir na proteção das suas redes.

Wireless e hotspots WiFi funcionam da mesma maneira

Existem vários tipos diferentes de serviços de internet, desde o cabo ao DSL para celular. E, embora tanto a internet 4G que chega a seu telefone quanto uma conexão via satélite trabalhem sem fio, as tecnologias subjacentes são bastante diferentes.

Então, conseguiu tirar suas dúvidas sobre a conectividade de rede em ambiente cloud? Assine a newsletter da SGA Tecnologia e acompanhe de perto o Blog TI!