Usina Santa Adélia e SGA juntas na migração de Data Center!

Usina Santa Adélia: imagem mostra ilustração de computação em nuvem.

Compartilhe

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

A SGA é uma consultoria de cloud computing, parceira da Microsoft, que auxilia empresas — como a Usina Santa Adélia em todas as etapas da transformação digital, incluindo a migração para a nuvem. Esse serviço gera vantagens como: disponibilidade, flexibilidade, tranquilidade, segurança, governança de custos e centralização da gestão.

Com atuação no mercado de cloud computing, a SGA promove a transformação digital com facilidade e segurança. Veja como a SGA apoiou a Usina Santa Adélia na migração segura e no desenvolvimento de um ambiente produtivo performático.

Data Center Microsoft: Usina Santa Adélia e SGA

A Usina Santa Adélia tem duas matrizes de produção em São Paulo, precisamente nas cidades de Pereira Barreto e Jaboticabal. É uma indústria tradicional da área agrícola e emprega 3 mil funcionários.

A empresa trabalha com cana-de-açúcar para gerar etanol e energia elétrica. Entre as temporadas de 2020 e 2021, a Usina Santa Adélia originou 58,8 MWh e 322 milhões de litros de etanol. O total de moagem foi 5,8 milhões de toneladas.

Porém, apesar da alta produtividade, a indústria passou por um processo de modernização, pensando na otimização de processos. 

Desafios enfrentados

A Usina Santa Adélia procurou a SGA com fins de rever o data center da corporação. Este sistema estava no fim da vida útil e com pouca segurança operacional. Além disso, o serviço era interno e on-premise.

A solução escolhida

Depois de um conjunto de análises estratégicas da SGA — com aprovação da direção da Usina Santa Adélia — visando identificar riscos, vantagens e cenários, os gestores perceberam que o melhor caminho para a migração estava no Microsoft Azure.

A estratégia

Após a escolha do Azure, a empresa preparou o ambiente durante 2 meses. Após estar 100% segura de que não existiria perda ou vazamento de dados, ocorreu a migração para a nuvem.

Em virtude do excelente planejamento, não foram necessárias reinstalações e o sistema foi entregue no período estipulado. 

Os resultados alcançados

Com efeito, o projeto alcança uma arquitetura capaz de cobrir as operações corporativas com disponibilidade e segurança. A curva de aprendizagem foi acelerada devido à familiaridade das equipes da Usina Santa Adélia em usar soluções Microsoft.

Adequação ao futuro

A segurança da migração e dos resultados operacionais foi o principal motivador do projeto. Economia e flexibilidade operativa também foram fatores motivantes, assim como a modernização que resultou em mais resiliência e escalabilidade.

Com o data center na nuvem Microsoft a Usina Santa Adélia está preparada para pensar no futuro. Essa visão é favorecida com a integração que permitiu a adesão de ferramentas como:

  • Office 365;
  • Power BI;
  • Power Apps.

Home office e trabalho na pandemia

Quando surgiu a pandemia e as medidas restritivas de convívio presencial a Usina Santa Adélia já estava na nuvem. Isso garantiu que a equipe administrativa realizasse o trabalho remoto, enquanto as atividades consideradas serviços essenciais se mantiveram ativas.

Grande parte do sucesso operacional durante a pandemia se relaciona com a melhora na experiência do usuário proporcionada por Azure. A empresa trabalha sem barreiras produtivas na pandemia. 

A transformação digital da Usina Santa Adélia

A solução gera uma série de benefícios que tranquilizaram a gestão em seguir adiante com todo o vapor. Os níveis de serviços tiveram uma melhora significativa, tendo disponibilidade total.

Convém ainda destacar a estimulante gestão de custos, na qual a empresa tem flexibilidade para aumentar o espaço na nuvem a preços menores do que ocorre em expansão dos ambientes on-premise.

O Microsoft Azure implementado com auxílio da SGA agregou mais transformação digital para a Usina Santa Adélia. Otimização de processos ou diagnósticos, análise de dados e ferramentas mobile garantem um ambiente performático com a simplificada gestão centralizada na nuvem.

Gostou? Faça como a Usina Santa Adélia e leve a transformação digital para suas operações. Entre em contato com os especialistas da SGA e veja a melhor solução para a sua empresa!

Fonte: microsoft.com

Armindo Sgorlon

Armindo Sgorlon

CEO SGA TI em Nuvem

Inscreva-se em nossa newsletter!

Acesse em primeira mão, nossos principais posts e conteúdo no seu e-mail.

Translate

Logística

Gestão de depósitos e silos

Posição física e financeira, em tempo real, de todo o estoque de grãos.

Análises por grãos, clientes, moedas e unidades de recebimento.  

Otimização da logística interna.  

Melhor eficiência administrativa do silo e armazém.

Soluções

Roteirização Inteligente

Evite a perda de produtos ocasionada pelo acondicionamento incorreto em transportes de longas distâncias.

Defina a rota mais viável

Conte com assistência de recomendação das melhores rotas de contorno para o condutor.

Previsão de demanda

Simule cenários de produção, antecipa a demanda produtiva e realize ajustes na operação com base em insights extraídos dos dados.

Automação de processos

Reduzo riscos e aumente a produtividade automatizando fluxos de automação de processos que demandam pouco ou nenhuma tomada de decisão.

SGA Bot

Conte com informações detalhadas da operação na palma de suas mãos por meio de um assistente inteligente.

Interessado?