6 formas de levar inteligência para a área de compras com tecnologia

Área de compras: imagem mostra carrinho de compras online.

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As tecnologias nas áreas de compras otimizam a inteligência em certas operações corporativas e proporcionam experiências positivas, partindo de ações internas.

Visto que o investimento tecnológico melhora os resultados no varejo, um negócio pode esperar aumento na fidelização de clientes e segurança nas tomadas de decisões, como resultados das tecnologias na área de compras.

As ferramentas tecnológicas são aliadas para otimizar este setor, inclusive com a migração de Data Center para a nuvem. Veja como neste artigo que preparamos!

6 tecnologias que evoluem a inteligência na área de compras

É importante que a empresa saiba utilizar métodos de machine learning, IA e transformação digital para potencializar as atividades dos setores, principalmente de compras. Abaixo estão as 6 principais ideias no sentido de realizar essa prática e tornar o empreendimento mais smart:

1 — Integração de canais

Um segredo para alcançar o sucesso na vivência dos clientes está nas estratégias omnichannel. A instituição desenvolve ou escolhe uma plataforma robusta de CRM, capaz de integrar canais de atendimento e histórico de atendimentos.

Algumas tecnologias do gênero enviam relatórios aos sistemas para informar sobre a eficiência de cada estratégia. Assim, a entidade consegue saber se determinada prática corporativa qualifica ou não a experiência em diferentes canais.

Também dá para identificar as tendências de queixas, recomendações e outros dados úteis para facilitar o gerenciamento, na busca por insights para a constante otimização de processos operacionais.

2 — Integração de setores

Um exemplo de integração com setores em sistemas ERP: imagine que no varejista físico, com soluções retail tech, o consumidor questione se há o produto em outra cor.

O vendedor usa um tablet para consultar a informação nos dados de estoque, sem precisar de deslocamentos. Isso agiliza o atendimento.

Esse exemplo com tecnologia inteligente mostra que a integração de áreas comerciais é útil para aprimorar a experiência em geral.

3 — Análise de perfil do consumidor (data science)

Uma forma popular de levar inteligência para corporações é a aplicação de tecnologias data science, capazes de analisar o perfil de cada consumidor. Os recursos aprimoram a inteligência do lado estratégico empresarial.

Os programas de data science podem analisar milhares de dados em poucos segundos com extrema rapidez e exatidão nos resultados, sem erros humanos na análise. Dessa forma, a própria tecnologia realiza os estudos de dados e enviam as tendências, automaticamente. Basta avaliar os resultados para saber como captar a atenção do público em campanhas da área de compras.

4 — Mapeamento da jornada

É essencial saber como guiar o público na jornada de compras — processo facilitado na base da inteligência tecnológica — principalmente com estratégias otimizadas por automatizações.

Por exemplo, historicamente o e-mail marketing apresenta uma evolução fácil de notar. Antes a empresa não tinha a possibilidade de enviar mensagens da própria caixa de entrada. O envio de layouts personalizados exigia horas ou dias, dependendo do número de stakeholders na lista.

Atualmente, visando a ampliação das conversões na jornada, é possível disparar e-mails personalizados em um simples clique, com grandes listas distintas e grupos específicos.

5 — Atendimento ao consumidor na área de compras

Com chatbots a companhia automatiza parte do atendimento. Isso reduz as demandas para atender chamadas e valoriza médias de NPS (Net Promoter Score).

Para finalizar a compra é viável adotar tecnologias que reduzem os passos necessários. Menos formulários e páginas de checkout no e-commerce ampliam a taxa de conversão das visitas em vendas.

6 — Monitoramento e rastreamento de produtos

As tecnologias de rastreio informam detalhes sobre onde está o produto até chegar ao destino. Consumidores acessam os códigos de rastreamento para uma melhor programação, assim como a instituição para um completo monitoramento.

Os recursos de GPS fornecem vantagens como:

  • agilidade na entrega;
  • controle dos envios;
  • diferencial competitivo;
  • otimização de trajetos;
  • previsão de erros;
  • segurança para o transporte.

Enfim, vale a pena investir em todas as tecnologias mencionadas no texto que evoluem a inteligência business. Essa é uma excelente prática para escalar o negócio e aumentar a rentabilidade das empresas.

Reforce seus conhecimentos de TI para a área de compras e de outros setores ao ler o artigo sobre os benefícios de mudar para a nuvem da Microsoft.

Armindo Sgorlon

Armindo Sgorlon

CEO SGA TI em Nuvem

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