Como evitar problemas com vulnerabilidade de segurança da informação?

Um cadeado sobre uma placa de computador

Compartilhe

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Você acredita na vulnerabilidade de segurança da informação e que dessa forma os dados da sua empresa possam estar expostos?

Veja que, atualmente, no que se refere ao departamento de TI das empresas, a segurança é um dos fatores de maior peso. Por isso, nesse artigo, falaremos com mais detalhes sobre os riscos atrelados à segurança da informação, além de listarmos algumas formas de evitar problemas.

O que é a vulnerabilidade de segurança da informação?

Antes de entendermos o que é vulnerabilidade de segurança da informação, vejamos o significado do termo vulnerabilidade segundo a portaria de Sistemas de Gestão de Segurança da Informação (ISO 27000): “…são fraquezas de um ativo que poderia ser potencialmente explorado por uma ou mais ameaças”.

Pode-se dizer que a vulnerabilidade de segurança da informação está relacionada a qualquer fator capaz de facilitar a atuação de cibercriminosos ou qualquer outro tipo de ameaça externa no que diz respeito a invasões, roubos de dados ou acessos não autorizados a recursos.

Como uma vulnerabilidade de segurança da informação surge?

A princípio, a vulnerabilidade de segurança da informação pode ser revisitada de diversas formas, entretanto, os motivos mais comuns ficam por conta da falta de treinamento dos profissionais e pelo uso de soluções de um modo não adequado.

Nesse sentido, é comum vermos empresas com seus arquivos expostos publicamente, o que, por sua vez, se mostra um erro grave de segurança. Por outro lado, o ambiente de TI se torna menos confiável em razão da manutenção de sistemas sem atualizações, por exemplo, que ocorre pelo fim do suporte ao software ou por processos de teste e validação de updates pouco eficazes.

Qual a importância do gerenciamento desse risco?

O rastreamento de problemas referentes à vulnerabilidade de segurança da informação é um processo fundamental que precisa ser realizado previamente, trazendo assim mais confiabilidade para a infraestrutura de TI. Em síntese, tal procedimento possui a capacidade de evitar ataques, com isso, prejuízos relacionados à perda e ao roubo de dados internos.

Logo, é importante que o departamento de TI consiga gerir de maneira efetiva todos os riscos externos que ameaçam a segurança dos dados da empresa, integrando novas tecnologias como IoT e a computação em nuvem, essenciais na redução de custos e na maximização da competitividade por meio da transformação digital.

Quais as principais vulnerabilidades de uma rede?

Softwares impróprios para comunicação

Antes de tudo, entenda que softwares como o Whatsapp e o Skype podem servir de vetores de links e anexos maliciosos, caso utilizados incorretamente. Isso porque ao clicar em links ou anexos suspeitos, toda sua rede corre o risco de ser infectada e se transformar na porta de entrada para malwares do tipo sniffer ou ransomwares.

Falhas humanas

Reforçando o que foi dito no tópico acima, a falha humana continua sendo o elo mais fraco em muitas arquiteturas de segurança cibernética. O simples clique em links ardilosos pode expor dados confidenciais, criar pontos de acesso exploráveis para invasores ou interromper sistemas.

Por fim, seja por falta de conhecimento ou até mesmo desatenção, muitas vezes os próprios usuários internos executam arquivos que facilitam a intrusão no sistema e a perda de dados e informações.

Vulnerabilidade de rede

Embora acessar a rede via WLANs e redes locais sem fio seja extremamente conveniente, tais conexões podem apresentar pontos de vulnerabilidade, já que abrangem vários locais simultaneamente e não podem ser confinadas.

Além disso, é muito comum o uso do SSID padrão nesses casos, o que também traz riscos à segurança dos dados da empresa, devido à facilidade ao encontrar métodos de cracking baseados em dicionários.

Por último, utilizar o recurso de WPS em redes corporativas também acaba abrindo brecha para invasões. Uma falha na autenticação de PIN do WPS permite o crack com um PIN de 8 dígitos e recupera a senha no modo WPS.

Vulnerabilidade em servidores

Grande parte dos servidores presentes na web podem apresentar falhas de segurança provenientes de tecnologias PHP e ASP.NET, como um erro comum chamado SQL Injection, que consiste no invasor acrescentar códigos SQL num formulário para obter acesso a informações ocultas do usuário final. Fora isso, também é possível alterar informações de cookies e campos de formulários através da adulteração de parâmetros.

Desatualização de softwares

Em suma, quando os sistemas e aplicações que rodam nos computadores de um negócio estão desatualizados, eles ficam mais vulneráveis às ameaças.

Ataques DDoS

A sigla DDoS significa: Distributed Denial of Device ou Ataques Distribuídos de Negação de Serviço e os ataques envolvendo esse tipo de ameaça costumam ocorrer a partir do site da empresa.

Desse modo, a função desse tipo de ataque é tornar seu servidor indisponível para acessos como resultado de sua exaustão. Para esse tipo de ataque funcionar, o hacker em questão conta com um grupo de máquinas chamadas Botnets, controladas remotamente.

Como combater a vulnerabilidade de segurança da informação?

De antemão, é preciso ressaltar que todas as empresas estão expostas às fragilidades do departamento de TI, entretanto, existem algumas medidas que podem ser tomadas a fim de mitigar esses problemas. São elas:

  • fazer avaliação de risco para identificar e priorizar vulnerabilidades mais críticas para o negócio;
  • realizar backups contínuos;
  • definir o plano de tratamento de riscos;
  • adotar treinamentos de conscientização entre os colaboradores, para que entendam e saibam lidar com possíveis fragilidades do sistema;
  • atualizações dos softwares de segurança, principalmente antivírus e endpoint protection;
  • promover a utilização de sistemas de monitoramento, de infraestrutura e de rede;
  • adoção da autenticação de dois passos (preferindo modos de validação local de acesso, como uso de apps para criação de códigos de verificação ou tokens USB criptografados), sempre que possível;
  • realização dos padrões de segurança e acompanhamento das tendências da área;
  • investimento em SaaS ou cloud computing.

O sistema de cloud computing, por ação de toda sua infraestrutura e protocolos de segurança extremamente eficazes, é uma ótima forma de combater a vulnerabilidade de segurança da informação.

Nesse sentido, a SGA oferece soluções Multicloud para a sua empresa, trazendo mais segurança, a modernização da sua infraestrutura de TI e muitas outras vantagens. Visite o site e confira todas as soluções em cloud computing que a SGA preparou para você!

Armindo Sgorlon

Armindo Sgorlon

CEO SGA TI em Nuvem

Inscreva-se em nossa newsletter!

Acesse em primeira mão, nossos principais posts e conteúdo no seu e-mail.

Translate

Logística

Gestão de depósitos e silos

Posição física e financeira, em tempo real, de todo o estoque de grãos.

Análises por grãos, clientes, moedas e unidades de recebimento.  

Otimização da logística interna.  

Melhor eficiência administrativa do silo e armazém.

Soluções

Roteirização Inteligente

Evite a perda de produtos ocasionada pelo acondicionamento incorreto em transportes de longas distâncias.

Defina a rota mais viável

Conte com assistência de recomendação das melhores rotas de contorno para o condutor.

Previsão de demanda

Simule cenários de produção, antecipa a demanda produtiva e realize ajustes na operação com base em insights extraídos dos dados.

Automação de processos

Reduzo riscos e aumente a produtividade automatizando fluxos de automação de processos que demandam pouco ou nenhuma tomada de decisão.

SGA Bot

Conte com informações detalhadas da operação na palma de suas mãos por meio de um assistente inteligente.

Interessado?