Para o negócio funcionar com perfeição, conforme as demandas das estratégias comerciais, investir na segurança da informação é primordial. Entre os principais investimentos no setor, há a necessidade de priorizar as soluções de backup em nuvem para empresas.
Existem muitos perigos cibernéticos — como fraudes, perdas, vírus e tentativas de ransomware. Mas, organizações preocupadas em manter um padrão elevado na defesa dos dados estão prevenidas, inclusive por soluções poderosas de backup online.
O que é segurança da informação na nuvem?
É o conceito que visa aplicar soluções para todo o processo de tratamento das informações corporativas na rede. Essa segurança contém recursos da web que permitem defender os dados com efetividade. Por exemplo:
- Antivírus;
- Atualização de Firmware;
- Backup na nuvem;
- Controle de e-mail e spam
- Controle de navegação
- Firewall
- Monitoramento
- Padronização de sistema operacional
- Patchs
- Rastreamento
Em geral, nos planos de segurança, um passo inicial é investir no backup na nuvem. Veja mais do conceito e dos motivos que justificam o investimento em cloud computing.
O que é backup em nuvem para empresas
Organizações com mindset antigo ainda têm o costume de armazenar dados nos próprios servidores. Atualmente, existe a cloud computing, que pode ser traduzida como a “computação na nuvem”.
Os negócios não precisam reservar espaços físicos ao armazenamento de dados em servidores locais para backups, integrar a companhia e automatizar processos.
O backup em nuvem para as empresas significa o armazenamento de dados corporativos nos sistemas on-line, que oferecem ferramentas digitais para otimizar a segurança e a gestão das informações armazenadas.
Como funciona o backup em nuvem para empresas?
Para usufruir do serviço em nuvem, o contratante não precisa de equipamentos próprios. Na prática, basta contratar algum parceiro que ofereça plataformas de armazenamento para gerar as transferências de dados via web.
Todos os populares sistemas para acumular dados na nuvem são escaláveis. Isso significa que você compra menos ou mais espaço de armazenamento, quando quiser, conforme as demandas corporativas.
Quais os riscos de não investir no backup em nuvem para negócios?
Primeiramente, há os custos. Manter o armazenamento local acarreta um preço superior do que na nuvem. Adquirir hardwares, softwares e espaço físicos adequados geram despesas altas, contando inclusive os gastos para manter a escalabilidade.
Menos investimento na nuvem é mais insegurança. Considere os riscos como incêndios, enchentes e desastres ambientais que inviabilizam servidores físicos, além de gastos com a equipe de TI especializada para preservar a infraestrutura que comprometem o orçamento.
São constantes atualizações custosas para assegurar o pleno funcionamento ao carregar ou salvar dados.
Por que fazer a migração do backup para a nuvem?
Migrar para o backup em nuvem viabiliza o acesso a qualquer lugar com internet. Não é preciso estar no escritório para acessar os arquivos salvos e trabalhar. Veja outros benefícios adiante:
1 — Otimização de custos
Como já mencionado no artigo, o fato de não precisar pagar por hardwares que ocupam espaço físico e softwares, trata-se de uma economia muito vantajosa. Apesar de existir um investimento inicial para migrar à nuvem, os recursos são mais disponíveis, seguros e alocados de maneira estratégica.
O backup em nuvem baseia-se no serviço por assinatura, adequado ao fluxo de caixa corporativo, com recursos de última geração.
2 — Fluidez dos fluxos de trabalho
Fluidez no trabalho e otimização de tempo são lados positivos do backup na nuvem, disponível sem interrupções. Os dados corporativos ficam acessíveis a qualquer lugar ou momento.
No aspecto de segurança, as soluções cibernéticas para armazenagem são robustas para assegurar a integridade do data center, gerar diversas camadas de proteção ao acesso e blindar as informações corporativas.
Seja em home office ou no escritório, há aumento de produtividade com a computação na nuvem. Existe a redução de tempo devido às facilidades para gerenciar informações e configurar processos gerenciais — comparado ao backup local.
3 — Mitigação de riscos
Com a ausência da dependência física, parte dos servidores locais pode ser aposentada. Dessa forma, flexibiliza o acesso de pessoas autorizadas e elimina os perigos de manter o backup fora da nuvem.
Outro benefício é permitir que a entidade demonstre ao poder público que mitiga perigos cibernéticos, conforme as obrigações legais em compliance com a LGPD.
4 — Sincronização automática
Nas nuvens dedicadas os arquivos são salvos automaticamente, isto é, em tempo real, independente se o acesso ocorre via desktops ou dispositivos móveis. Não existem complicações para salvar todas as informações do dia de trabalho em virtude da sincronização automática.
Os recursos de nuvem realizam completos backups automáticos, conforme horários programados, com eficiência operacional e IA.
5 — Segurança na nuvem
As marcas famosas de tecnologia oferecem pacotes de serviços de backup em nuvem para corporações, com preços flexíveis e segurança de primeira linha. Por exemplo, a Microsoft Azure.
Um data center é responsável por gravar todas as informações na nuvem. Tal centro de dados distribui as informações em diferentes servidores dedicados à armazenagem segura. Esta técnica dificulta as violações dos documentos e os acessos desautorizados.
6 — Dados com criptografia
Investir no backup em nuvem para empresas também significa defender dados com a utilização de tecnologias criptográficas. Assim, o invasor não acessa conteúdos sigilosos.
A criptografia é uma das melhores tecnologias para proteger informações corporativas. A organização precisa gastar muito tempo e dinheiro na implementação para criptografar por conta própria. Por outro lado, a nuvem implementa isso a preços inferiores.
7 — Gestão inteligente
As tarefas repetitivas da análise de dados são realizadas por aplicações das plataformas cloud computing, que simplificam o gerenciamento da TI.
Por essa razão, toda a companhia ganha com a velocidade de acessos das informações mais importantes e compartilham observações para aprimorar o backup em automatização, agilidade e segurança.
Como fazer a migração da melhor forma?
Não apenas o backup em nuvem para corporações como também a segurança da informação exige uma infraestrutura bem planejada. O planejamento efetivo consegue lidar com falhas no processo e efetivar o gerenciamento das informações armazenadas.
Para alcançar o sucesso ao investir no backup em nuvem para negócios, conte com especialistas. Desse modo, a migração não torna uma dor de cabeça que mais atrapalha do que ajuda a organização.
Acesse o site da SGA. Entenda as vantagens de contar com uma consultoria de TI especializada no backup em nuvem para empresas com extensos volumes de dados que precisam ser armazenados seguramente.