A TRACBEL é uma empresa mineira com 50 anos de experiência e que atua no sudeste, centro-oeste e norte nos segmentos de agricultura, indústria, construção, mineração e florestal.
Um dos principais desafios da marca era preparar o grupo para a utilização das novas tecnologias disponíveis no mercado e estudar a maneira como essas tecnologias afetam o modo de fazer negócios. Além disso, como um desafio adicional, preparar a estrutura de custo do grupo para o tamanho do mercado que participam e o que pensavam e almejavam participar no futuro.
Diante disso e com apoio da SGA, iniciaram o processo de avaliação da Jornada para a nuvem para que pudessem alcançar o melhor resultado possível nesse desafio e nesse projeto. Juntos, realizaram um diagnóstico e uma análise da infraestrutura de TI, dos datacenters, serviços, sistemas hospedados e disponibilizados para o atendimento aos clientes e para suporte das operações administrativas e de backoffice.
Após estudos de rentabilidade, foi possível projetar um retorno de 23% sobre o investimento realizado no projeto nos próximos 3 anos.
Além disso, conseguiram atender aos requisitos de negócio de agilidade, flexibilidade, principalmente de preparação da empresa para os novos desafios de crescimento e melhoria contínua em suporte e atendimento.
Com a plataforma Azure, da Microsoft, foi possível montar um projeto que permite à Tracbel evoluir as suas plataformas, sistemas e ferramentas, com uso de novas tecnologias velozes, ágeis e flexíveis.
O projeto permitiu preparar a empresa para utilização das novas tecnologias de inteligência artificial, auto atendimento, mobilidade e análise preditiva — gerando mais eficiência aos processos.
“Foi absolutamente importante o trabalho desenvolvido com o apoio da SGA de análise técnica, de entendimento de escopo, de entendimento de requisitos, de avaliação dos cenários de segurança, dos cenários de telecomunicações e conectividade, de um trabalho prévio para se estruturar um projeto consistente, maduro, de migração.”
Bruno Hostalácio, CIO no Grupo Tracbel.