Agronegócio 4.0: como a tecnologia pode ajudar a superar os desafios do setor

22 de novembro de 2022
Por Armindo Sgorlon

Cada vez mais as empresas estão aderindo à tecnologia no agronegócio, principalmente quando falamos de modernização e integração de sistemas (17%), digitalização, otimização e coleta de dados (15%), logística e rastreabilidade (11%), automação e robotização (9%); sensorização e internet das coisas (8%), segundo dados do TI Inside.

Temos uma busca constante de otimização de processos e diminuição de custos, e o agro não ficou fora desse movimento.

Isso significa que o setor tem cada vez mais se apoiado em tecnologias inovadoras para obter mais eficiência no campo sem deixar de lado as demandas sustentáveis, tão importantes nesse segmento, já que os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à origem dos produtos que consomem.

Ou seja, a tecnologia é uma aliada do mercado rural para aumentar o crescimento sem deixar a sustentabilidade de lado. O uso de biotecnologia, robótica, inteligência artificial (IA) e muito mais certamente chegou para aumentar a eficiência e produtividade mantendo os custos reduzidos.

Quer saber mais sobre o Agronegócio 4.0? Então acompanhe nosso artigo até o final e entenda como implementar as tecnologias no seu negócio.

O que é o agronegócio 4.0

Também chamado de Quarta Revolução Industrial, o Agronegócio 4.0 é um movimento que utiliza a tecnologia para inovar os processos na agricultura e na agropecuária, neste cenário de conectividade que vivemos atualmente.

A ideia é usar toda a modernidade da tecnologia para aumentar a velocidade, a autonomia e assim conseguir um grande crescimento com baixo custo. Tudo com o uso de tecnologias exclusivas.

Ressaltamos que essa inovação vai muito além da mecanização das operações do campo. Esse setor tão peculiar está inovando e se digitalizando, para transformar seus processos e otimizar os resultados.

Com o agronegócio 4.0 é possível mapear e monitorar lavouras de forma remota, além de identificar e equilibrar necessidades de cada solo analisado.

E não é só isso. Também podemos desenvolver plantas geneticamente modificadas resistentes a pragas e até gerenciar toda a produção agrícola com a ajuda da tecnologia moderna. Estas são algumas tecnologias utilizadas no Agronegócio 4.0:

  • automação;
  • sensoriamento remoto;
  • tecnologia GPS;
  • georreferenciamento;
  • Internet das Coisas (IoT);
  • Softwares;
  • Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC);
  • Inteligência Artificial (IA).

Com tudo isso, certamente o produtor terá um maior monitoramento de todas as operações do seu campo, e com isso, será possível reduzir drasticamente os desperdícios e ainda aumentar a produtividade no meio rural.

Os resultados serão acompanhados de perto, melhorias serão implantadas com mais rapidez e os fornecedores e clientes estão cada vez mais conectados.

Os benefícios do agronegócio 4.0

Como falamos, o avanço tecnológico traz inúmeros benefícios para todos os setores de negócio, para os empresários do meio rural, o agronegócio 4.0 tem muitas vantagens. E não podemos deixar de citar que, além do benefício para os gestores, o meio ambiente também se beneficia do uso da tecnologia.

Estas são as principais vantagens do agronegócio 4.0:

  • aumento da produtividade;
  • monitoramento das operações agrícolas com alta performance;
  • aumento da qualidade dos produtos e da segurança alimentar;
  • diminuição dos impactos negativos ao meio ambiente (sustentabilidade);
  • melhoria na qualidade de vida dos profissionais rurais;
  • otimização do uso de insumos e ferramentas no campo;
  • redução dos custos gerais de todos os processos.

Com a ajuda tecnológica, existe uma possibilidade bem maior de tomar decisões mais assertivas em relação à produção no campo, já que os empresários terão informações precisas para acompanhar todo o ciclo agrícola.

Para exemplificar, o acesso a dados meteorológicos, assim como informações precisas sobre o solo, geolocalização, biotecnologia, entre outros, vai fazer com que as decisões sejam tomadas de forma muito mais segura.

E tudo isso auxilia em resultados muito mais precisos para a produção. Além disso, como já falamos, o Agronegócio 4.0 ajuda a diminuir os impactos ambientais e a emissão de gases.

Um levantamento do IPEA mostrou que, nos dias de hoje, produzimos 2,1% mais insumos com o mesmo volume de emissão gerado há dez anos.

Então, é inegável que aumentar a produção impactando menos o meio ambiente é um enorme benefício do Agronegócio 4.0.

Como a tecnologia pode ajudar nesse campo?

No cenário do Agronegócio 4.0, diversas tecnologias ganharam o status de estrelas e se destacam para auxiliar os negócios a melhorarem seus resultados. Veja algumas delas.

Softwares de decisão

Para terem maior assertividade na produção e na tomada de decisão para implementar mudanças e melhorias no campo, os agricultores podem contratar softwares de decisão que analisam fatores como finanças, clima, fertilizantes e até pragas. Com isso, é possível se antecipar a diversos problemas e consequentemente trazer melhores resultados ao negócio.

Drones

Esta tecnologia tem sido muito utilizada para trazer uma visão mais panorâmica do campo. Autônomos ou não, os drones são capazes de identificar ataques de pragas, falhas no plantio, falta de irrigação e até acompanhar animais.

Tratores autônomos

Esse tipo de tecnologia ajuda muito o produtor, que não terá que contratar um operador para utilizar a máquina o tempo todo. Os tratores autônomos conseguem impulsionar resultados e evitar prejuízos com o apoio de tecnologias como sensores e inteligência artificial.

Marketplace

Além da ajuda no campo, as novas tecnologias do Agronegócio 4.0 também estão na internet. A criação de marketplaces por grandes empresas do setor facilita a compra e venda de insumos agrícolas aos produtores.

Como implementar a tecnologia do agronegócio 4.0

Se você é um empresário do setor rural que visa o crescimento do seu negócio, certamente entendeu o quanto acompanhar essa tendência de modernizar os processos é importante para o segmento.

Além da implementação da tecnologia, também é necessário fazer um investimento de tempo, dinheiro e pessoal, pois os profissionais precisarão passar por uma capacitação e será preciso fazer uma adequação de sistemas e implementação das ferramentas.

A primeira coisa a fazer é analisar quais são as tecnologias disponíveis para ajudar o seu negócio, quais são seus objetivos mais urgentes e a sua prioridade de investimento.

Ou seja, é fundamental ter um plano estratégico de implementação, para que você consiga tirar o que há de melhor do Agronegócio 4.0, e assim otimizar seus processos, reduzir seus custos e consequentemente melhorar os resultados.

Cada vez mais se faz necessário ter uma boa gestão da empresa, com foco na sustentabilidade e no cuidado com o meio ambiente e uma ótima conexão com seu cliente.

E para que você não fique de fora dessa modernização, te convidamos a conhecer as soluções da SGA. No mundo do Agronegócio 4.0, com as convergências digitais cada vez mais potencializadas, você não pode perder nenhuma oportunidade para o seu negócio.

Com uma comunicação clara e humanizada, temos conhecimento e experiência para te apresentar as melhores soluções para seus desafios reais. Quer saber mais sobre como podemos te ajudar a implementar o Agronegócio 4.0 no seu negócio e transformar para melhor a forma de você trabalhar no campo? Acesse o site e fale com a gente. Somos uma consultoria de TI especializada em nuvem, e a sua melhor opção de parceria para fazer uma transformação digital na sua empresa.

Vamos desbloquear sua produtividade com as melhores soluções em nuvem!

Fale com um especialista