Encontrar boas ferramentas para gestão de TI é inestimável para os profissionais da área. E quando elas são gratuitas, ou têm um custo muito reduzido, melhor ainda. Algumas aplicações freeware podem ser simples e bem úteis nessa hora, como o Spiceworks.
Gerentes de TI hoje são encarregados de supervisionar toda a infraestrutura de tecnologia de uma empresa. Nessa capacidade, para manter um ambiente seguro, eles precisam de recursos capazes de ajudá-los. Neste artigo, compilamos alguns dos melhores softwares que facilitam o gerenciamento de TI e outros que podem tornar seus processos mais eficientes. Confira!
1 – Lansweeper
É comum que gerentes de TI tenham de fornecer relatórios sobre os dispositivos conectados em suas redes. Lansweeper fornece essas informações e automatiza a implantação de software para ajudá-lo a poupar tempo. Em vez de enviar seus técnicos para realizar instalações em cada dispositivo, você pode fazer isso direto do servidor e com apenas alguns cliques.
Além disso, fazer a auditoria de software é fácil com o Lansweeper. Ele possui recursos exclusivos para acompanhamento e automatização de inventários para todo o software instalado em sua rede. Você poderá, também, descobrir quais apps estão instalados em cada computador e se está ou não licenciado para todos eles. Essa ferramenta de conformidade de licenças facilita o rastreamento de problemas e simplifica a gestão.
Os seus recursos de gerenciamento de ativos oferecem uma visão geral de sua rede: de informações sobre hardware ao status de antivírus. Isso significa que obter o pleno cumprimento de todas as políticas da empresa fica mais fácil depois que você instala o Lansweeper.
2 – Pipefy
Pipefy é uma plataforma para acelerar processos. Seu papel é ajudar equipes a organizá-los e executá-los sem gargalos. Com ele, é possível assumir controle sobre suas operações, organizando, gerenciando e automatizando todos os seus workflows em uma única plataforma.
Pipefy conecta e automatiza processos, melhora a comunicação e aumenta a eficiência da equipe, além de ser completamente personalizável. A plataforma ainda oferece soluções preconcebidas para ajudar indústrias e departamentos específicos, como Vendas, Finanças e, mais especificamente, a TI.
3 – Vistara
Vistara consiste em uma ferramenta abrangente para monitorar ativos e dispositivos instalados localmente ou na nuvem. Ela abrange uma ampla gama de aplicativos e sistemas Microsoft e Unix, grandes fornecedores, como Oracle e Symantec, e as principais tecnologias de armazenamento e rede.
Vistara se integra bem com outros recursos de monitoramento e tem como característica única gravar todas as sessões de usuários, o que fornece uma trilha de auditoria perfeita para rastrear mudanças no sistema e outros eventos. O único cuidado que se deve ter é com a complexidade da ferramenta, que precisa ser configurada corretamente para maximização dos resultados.
4 – Rescue Time
Sente dificuldade em equilibrar trabalho e vida pessoal quando está online? De fato, Rescue Time ajuda você a entender seus hábitos para aumentar os níveis de produtividade.
A fórmula é simples: o programa é executado em segundo plano, acompanhando o tempo gasto em aplicações e sites. Além disso, fornecendo no fim do dia, relatórios detalhados e dados com base nas suas atividades.
É possível definir alertas para que você saiba quanto tempo gastou em uma determinada atividade e bloquear sites que acabam com seu foco como, por exemplo, redes sociais. Portanto, para gerenciar seu tempo, não há nada melhor que um app tão completo.
5 – ManageEngine
Os serviços do ManageEngine incluem ferramentas para gestão de TI que ajudam você a capturar e implantar imagens de desktop, configurar políticas de dispositivos móveis e muito mais. Além disso, sSeu fabricante oferece uma seleção de ferramentas gratuitas para administradores do Windows e Android, incluindo ferramentas para monitoramento de sistemas.
6 – Business Model Canvas
O Business Model Canvas é um instrumento de gerenciamento analógico, feito para estrategizar modelos de negócios e esboçar soluções. Trata-se de um mapa pré-formatado, extremamente visual, constituído de nove blocos.
As respostas para as perguntas “Como?”, “O que?”, “Para quem?” e “Quanto?” são os blocos de construção fundamentais do BMC, que deve ser afixado em um espaço visível do escritório. Um modelo de gerenciamento eficiente, que pode ser concluído em 20 minutos. De fato, ele é a ferramenta favorita de muitas startups ao redor do mundo.
7 – Spiceworks
O Spiceworks é um multitarefa para o gerenciamento de TI. Em um único aplicativo você consegue acompanhar inventário, monitorar a atividade da rede e fazer a administração de todo seu help desk. Enfim, o acesso a informações é facilitado, e extrair relatórios está à distância de um clique.
8 – Leaf
O software gratuito da Leaf Networks é uma plataforma de rede que se assemelha a um cliente Skype, e funciona permitindo a partilha de redes e dispositivos entre o escritório doméstico de um indivíduo e o PC de trabalho — ou entre múltiplos funcionários.
O aplicativo ajuda a manter sua equipe conectada e em contato, independente da localização.
9 – New Relic
A New Relic é conhecida por suas capacidades de monitoramento em tempo real e gerenciamento de aplicativos web e móveis, dentro de infraestruturas de nuvem, híbridas e locais. De fato, ela é forte na identificação de problemas de desempenho baseados em servidor e também permite o rastreamento em tempo real do desempenho de uma página. Isso para que você verifique se certas classes de usuário estão tendo um desempenho pior que outras.
10 – NTOP
Obter uma imagem da atividade de sua rede pode ser feito com software gratuito. Um dos muitos apps freeware e open source disponíveis para isso é o NTOP, que sonda o tráfego de rede e pode classificá-lo de acordo com protocolos, exibir estatísticas e mostrar a distribuição de tráfego IP.
Enfim, o NTOP fornece um painel informativo que permite que você veja quem está usando a sua rede e que tipo de tráfego está sendo enviado, a qualquer momento.
11 – ServiceNow
ServiceNow torna o suporte técnico divertido, criando uma interface extremamente visual para tickets de help desk. Os seus usuários vão adorar usar o serviço porque podem colocar tickets e visualizar as atualizações de status com facilidade. E os técnicos também, já que poderão fazer check-in em campo, usando seus dispositivos móveis.
Enfim, gostou dessas ferramentas para gestão de TI? Então você vai adorar seguir a nossa newsletter. Nela, compartilhamos dicas incríveis como essas para alavancar seu negócio. Assine-a agora mesmo!