Por que investir em Virtual Desktop Infrastructure (VDI)?

Virtual Desktop Infrastructure: imagem mostra mãos digitando em notebook.

Compartilhe

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

As tecnologias de Virtual Desktop Infrastructure (VDI) existem há bastante tempo. No entanto, tornaram-se ainda mais valorizadas devido à capacidade de entregar uma infraestrutura moderna e bem desenvolvida, essencial à funcionalidade dos processos do ambiente corporativo, sem a necessidade da revitalização completa do park de computadores da organização.

Por isso, opções como a Infraestrutura de Desktop Virtual ficaram em evidência, trazendo vantagens importantes e sendo uma ótima aliada para o setor de TI. De acordo com um estudo feito pela Globe Newswire, o mercado VDI terá um crescimento anual médio de 18%, pelo menos nos próximos cinco anos.

Contudo, como a Virtual Desktop Infrastructure funciona? Quais suas vantagens e formas de aplicação? É o que você descobrirá a seguir. Acompanhe!

O que é Virtual Desktop Infrastructure?

De modo geral, Virtual Desktop Infrastructure (ou Infraestrutura de desktop virtual) é uma técnica que trabalha com máquinas virtuais, fornecendo e gerenciando aplicativos e desktops.

Pense como um “túnel” que liga o seu desktop tradicional até uma máquina com maior capacidade, localizada nos servidores tanto locais quanto na nuvem. Dessa maneira, você consegue usar um programa mais pesado, como um editor de vídeo, sem precisar aumentar a capacidade de processamento do seu computador original.  

Trata-se de um conjunto de tecnologias distintas controladas por um software administrado de forma centralizada, pelo qual você pode alocar todo o sistema operacional de desktop, ou aplicativos de um data center.

Por meio do servidor host, a VDI permite que usuários possam acessar os desktops virtuais em qualquer dispositivo de qualquer local. Por exemplo, através do VDI um grande call center não precisa necessariamente renovar todos os computadores que ficam obsoletos com o tempo.

Empresas que têm funcionários remotos e em turnos diferentes podem usar o VDI para dividir a mesma licença em uma única máquina virtual, sem necessidade de multicomputadores. Além disso, a técnica permite que conteúdos da empresa sejam acessados com as mesmas camadas de segurança em computadores pessoais.

Entenda como a tecnologia pode ser integrada no ambiente corporativo

Um importante benefício da Virtual Desktop Infrastructure vem da sua capacidade de ser integrada aos ambientes corporativos, resultando em otimização de processos.

Centralização de informações

À medida que uma empresa expande seu capital financeiro e humano, técnicas como a VDI tornam-se essenciais para que os colaboradores tenham acesso às informações importantes. Com a centralização e compartilhamento de dados facilitado pela tecnologia, este processo é simplificado.

Segurança de dados

As informações da sua empresa ficam mais protegidas. Isso porque, qualquer tipo de roubo de dados feito nos dispositivos dos usuários remotos, não afetam o servidor central.

Gestão de filiais

A centralização e segurança dos dados da VDI permite gerenciar suas filiais com mais propriedade. Como os processos são otimizados, todas elas podem estar alinhadas à empresa matriz com mais rapidez.

Pontos de venda

O uso de tecnologias como a Virtual Desktop Infrastructure, tornam os pontos de venda da empresa mais otimizados. Pois, o aperfeiçoamento nos processos melhoram também sua abordagem com os clientes.

Infraestrutura de desktop virtual: o passo a passo para implementá-la

A Infraestrutura de desktop virtual é necessária não só para melhorar a produtividade e assertividade da sua empresa, mas também para protegê-la de forma eficaz. Portanto, veja o passo a passo para implementá-la nos processos do seu negócio.

Preparação de rede e teste

O bom funcionamento da VDI está relacionado ao desempenho da rede. Então, identifique os horários nos quais há pico de uso e demanda para certificar-se da máxima capacidade da conexão.

Inclusive, boa parte dos provedores de virtualização permite realizar um teste antecipado por meio de ferramentas.

Evite o aprovisionamento insuficiente

Utilize ferramentas para monitorar o desempenho e entender melhor os recursos consumidos por cada um dos desktops virtuais.

Conheça a necessidade dos usuários

Você precisa saber qual é o tipo de VDI mais apropriado para os usuários, quantas máquinas precisam estar disponíveis e com qual capacidade de processamento. Essa análise também o ajuda a evitar problemas de aprovisionamento insuficiente.

Conclusão

Em suma, vale a pena investir em um Virtual Desktop Infrastructure e garantir vantagens como: segurança, mobilidade e a integração aos ambientes corporativos. Esta tecnologia traz uma importante otimização nos processos da sua empresa, direcionando melhor sua equipe na visão e objetivos no médio e longo prazo.

Para aplicá-la de forma correta e extrair todo o potencial deste recurso, você precisa contar com o auxílio de especialistas, isto é, uma consultoria de confiança para ajudar você a implementar a VDI de forma segura, ágil e eficaz.

A SGA possui um case de sucesso no assunto, sendo o maior caso de desktop em nuvem no setor privado da América Latina. A solução utilizada foi a AVD (Azure Virtual Desktop), responsável por reduzir em 30% os custos de operações da empresa AeC e migrar cerca de quatro mil usuários em sua rede.

Acesse o site e conheça o serviço da SGA que vai transformar o seu negócio com uma tecnologia abrangente de virtualização!

Armindo Sgorlon

Armindo Sgorlon

CEO SGA TI em Nuvem

Inscreva-se em nossa newsletter!

Acesse em primeira mão, nossos principais posts e conteúdo no seu e-mail.

Translate

Logística

Gestão de depósitos e silos

Posição física e financeira, em tempo real, de todo o estoque de grãos.

Análises por grãos, clientes, moedas e unidades de recebimento.  

Otimização da logística interna.  

Melhor eficiência administrativa do silo e armazém.

Soluções

Roteirização Inteligente

Evite a perda de produtos ocasionada pelo acondicionamento incorreto em transportes de longas distâncias.

Defina a rota mais viável

Conte com assistência de recomendação das melhores rotas de contorno para o condutor.

Previsão de demanda

Simule cenários de produção, antecipa a demanda produtiva e realize ajustes na operação com base em insights extraídos dos dados.

Automação de processos

Reduzo riscos e aumente a produtividade automatizando fluxos de automação de processos que demandam pouco ou nenhuma tomada de decisão.

SGA Bot

Conte com informações detalhadas da operação na palma de suas mãos por meio de um assistente inteligente.

Interessado?