Precificação Inteligente: como ter sucesso usando Big Data

Precificação inteligente: imagem mostra icones de gestão de dados com plano de fundo de uma cidade.

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Você sabe como a precificação inteligente com o Big Data pode impactar o desempenho da sua empresa?

O domínio da ciência de dados é uma das armas mais poderosas que um negócio pode ter. E, em um cenário de competitividade acirrada, a riqueza de detalhes sobre a entrada e saída de produtos, assim como informações sobre o baixo nível de suprimentos, podem ajudar, e muito, os gestores a definir melhor os seus preços.

Confira, neste post, todos os benefícios da implementação dessa metodologia!

O que é a precificação inteligente?

A precificação inteligente pode ser definida como uma estratégia que utiliza inteligência dos dados para definir preços, de modo que a empresa maximize suas vendas sem comprometer a margem de lucro.

Acima de tudo, a precificação inteligente considera informações internas do próprio varejista, como as interações e comportamentos do consumidor. A ideia é tornar o preço de determinado produto ou serviço mais atrativo, naquele momento. Com um pequeno ajuste de preço, é possível, por exemplo, diminuir o percentual de abandono de carrinho.

Por envolver um grande volume de dados, a precificação inteligente configura um trabalho complexo, avançado, que se vale de diferentes métricas para definir os valores ideais. Por isso o uso do Big Data está no centro dessa estratégia.

O que é a precificação dinâmica?

A precificação dinâmica também é uma prática voltada no ajuste de preços, que permite à empresa uma comparação com os valores praticados pela concorrência. Ou seja, verificar se ela está cobrando mais ou menos pelo mesmo produto.

É um processo mais simples, que considera as informações externas, do mercado em que o negócio está inserido.

Quais as principais diferenças entre elas?

A principal diferença entre a precificação inteligente e a precificação dinâmica está na origem das informações que serão utilizadas para trabalhar a flutuação de preços.

Enquanto do primeiro caso os gestores avaliam o panorama interno do negócio — vendas, custos, estoque, visitas ao site, conversão, abandono de carrinho —, na precificação dinâmica, são os preços praticados pela concorrência em um período pré-determinado que embasam a decisão.

Nesse sentido, podemos dizer que as duas estratégias são complementares e a precificação dinâmica encontra-se em um estágio anterior e mais simples da precificação inteligente.

Como o Big Data pode ajudar no sucesso da precificação inteligente?

A análise automatizada do Big Data é uma peça-chave para o refinamento dos dados que são coletados na precificação inteligente. De forma resumida, a tecnologia assegura uma melhor segmentação de mercado e define preços até mesmo em nível individual, para consumidores específicos.

O Big Data facilita, por exemplo, a compreensão das variações de demandas de determinado item. Assim, o gestor é capaz de ajustar o seu custo ao consumidor para garantir uma margem de lucro satisfatória, aumentar as taxas de conversão e direcionar ofertas que fidelizem aqueles que já utilizam o produto.

Quais os benefícios da precificação inteligente?

A precificação inteligente traz diversas vantagens para a empresa que a aplica. Confira as principais delas.

Vantagens no mercado

A empresa tem acesso a informações-chave sobre as tendências do mercado, sobretudo do seu público-alvo, e assim consegue aproveitar as melhores oportunidades.

Maior competitividade

Com o apoio da estratégia, fica mais fácil manter o negócio sempre com preços competitivos e se destacar da concorrência.

Preços atualizados

Ao implementar a precificação inteligente, o negócio garante que os seus preços estejam sempre atualizados, refletindo na maior segurança do faturamento e na mitigação de crises decorrentes de precificação errônea.

Atração de novos clientes

Já que o preço é um fator de grande relevância para a tomada de decisão do cliente, a tendência com a precificação inteligente é não apenas satisfazer a audiência atual, mas também atrair novos clientes.

Maior fidelidade

Por possibilitar uma análise mais próxima da realidade de cada cliente, e inclusive uma precificação personalizada, as chances de fidelização também são maiores.

Como a SGA pode ajudar?

Na era digital, a capacidade de antecipar possíveis cenários, tendências e comportamentos é um dos pontos principais para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, contar com métodos de Data Science será um importante reforço para agregar mais valor à sua estratégia de precificação inteligente.

Nesse cenário, as soluções de Data Science da SGA, somadas com um time de profissionais altamente qualificados no gerenciamento e análise de dados qualitativos e quantitativos, pode fazer uma grande diferença para que a sua empresa se desenvolva e atinja seus objetivos.

Mais do que garantir acesso a novas tecnologias, a SGA é uma empresa que se preocupa com a eficiência operacional, e que a percepção sobre as necessidades do público seja passada com mais assertividade, assegurando um relacionamento mais íntimo e personalizado.

Viu como a precificação inteligente é uma peça-chave para reforçar a competitividade de qualquer negócio? Para que essa otimização seja efetiva e produza os resultados esperados, é indispensável reforçar a estratégia com o que há de mais moderno e assertivo em termos de tecnologia, como o Big Data. Além do apoio de especialistas no assunto, é claro.

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Armindo Sgorlon

Armindo Sgorlon

CEO SGA TI em Nuvem

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