Uma estratégia de negócio incentiva a empresa a ampliar seu foco, deixando de concentrar seus esforços apenas no core business. Quando uma organização deixa outras áreas em segundo plano, podem desencadear problemas no desenvolvimento saudável das operações.
Para evitar empecilhos nestas atividades, a Tecnologia da Informação (TI) desempenha um papel essencial, principalmente agora que estamos enfrentando uma pandemia global.
A TI é definida como o estudo, implementação, suporte ou gerenciamento de sistemas de informação baseados em computador e inclui software, hardware, redes e servidores para garantir o sucesso dos negócios. Por isso, é fundamental que a TI esteja incorporada entre os setores da empresa.
Neste artigo, abordaremos os benefícios da integração de estratégias e dicas práticas para impulsionar resultados. Continue a leitura!
A importância de uma área de TI estratégica
Uma estratégia de TI é um plano abrangente que define como a tecnologia deve ser utilizada para atender não só as metas de TI, mas as dos negócios como um todo.
Um bom modelo de como a tecnologia pode apoiar a empresa inclui um planejamento, que deve abranger todas as facetas do gerenciamento de tecnologia, incluindo gerenciamento de custos, hardware e software, gerenciamento de fornecedores e gerenciamento de riscos, entre outras variáveis
Um plano estratégico pode ajudá-lo a lidar com emergências inesperadas e permite que você crie um sistema para alcançar o que é importante. Uma estratégia de TI é essencial na maioria das organizações para manter as práticas de negócios e gerenciar riscos.
Inovação
Nos últimos anos, algumas soluções que já apresentavam um crescimento acelerado ganharam espaço durante a pandemia, como IA (Inteligência Artificial), Big Data, Nuvem e IoT (Internet das Coisas).
Inovar é elaborar novas estratégias ou processos para solucionar ou prevenir problemas, assim como otimizar a rotina do negócio. Não necessariamente novos produtos, mas formas de organização a fim de potencializar resultados e reduzir gastos.
A criação de períodos de inovação permite que seus profissionais de tecnologia mexam em ferramentas existentes e examinem novas opções para fornecer as soluções mais abrangentes e atualizadas para seus negócios.
Uma dessas inovações é a automatização de processos, que vem ganhando espaço no mercado durante os últimos anos. Através dessa opção, você pode reduzir custos operacionais e ganhar mais agilidade nas entregas, rotina e procedimentos.
Uma vez que as áreas da sua empresa forem escolhidas para serem automatizadas, você pode documentá-las ao lado das metas do projeto e do resultado desejado por meio da implementação de soluções de processos.
Ganho de produtividade
Você provavelmente já sabe que a tecnologia pode ajudar a aumentar a produtividade, já que possibilita o acesso a dados sobre números de vendas, ROI (“Return on Investment”, Retorno sobre Investimento) e outras informações cruciais.
Mas você sabia que a tecnologia também pode ajudar a aumentar a produtividade no nível individual?
De bots que enviam automaticamente lembretes sobre tarefas atrasadas a aplicativos que oferecem dados visuais sobre o andamento de um projeto, a implementação de tecnologia em todas as partes da sua organização pode ajudar todos a terem o melhor desempenho.
Benefícios de alinhar a estratégia de negócio com a estratégia de TI
1 — Foco em resultados
Com a estratégia de TI alinhada à estratégia de negócio é possível direcionar o foco dos colaboradores em obter resultados.
Afinal de contas, a tecnologia orientada para o negócio é essencial para que as empresas alcancem seus KPIs (“Key Performance Indicator”, indicador-chave de desempenho) e se tornem mais eficientes.
2 — Redução de custos
O alinhamento entre as estratégias de negócio e de TI ajudará a identificar qual tecnologia está em risco e qual hardware você deve considerar substituir para dar suporte ao seu negócio.
Infraestruturas importantes, como servidores, podem ser caras e é muito mais econômico orçamentá-las ao invés de gastar uma grande quantia surpresa para substituí-la quando ela falhar.
3 — Aumento na satisfação dos clientes
Conhecer seus clientes vai muito além de seus nomes, idade e localizações. É quando você começa a compreender seus interesses e gostos que você tem uma ideia de como ajudá-los.
Uma visão do que seu comprador quer abre uma mina de ouro de oportunidades. Você pode rever suas estratégias de negócios e decisões em torno de seus requisitos para oferecer uma experiência positiva de compra aos seus clientes.
4 — Melhor desempenho de vendas
As vendas são, sem dúvida, o departamento mais competitivo de qualquer negócio, forçando os gerentes de vendas a recorrer à tecnologia.
O alinhamento entre as estratégias de negócio e TI torna a vida da equipe de vendas muito mais fácil ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade. Além disso, a TI desempenha um papel maciço na preparação de representantes para suas próximas visitas sem consumir tantas horas de trabalho e com maior acompanhamento de desempenho.
Isso se dá através de softwares, sistemas, canais e plataformas interativas viabilizados pelo setor de TI que acompanham os colaboradores, metas, deslocamento e mais, a fim de otimizar a rotina e produtividade do time.
5 — Geração de KPIs vitais
A tecnologia permite que quase todos os processos sejam medidos, como saber quantas pessoas visitaram seu site, quais fornecedores são os mais econômicos ou quais funcionários são mais produtivos.
Com o alinhamento de estratégias de negócio e TI, os KPIs gerados são números e proporções altamente valiosos para a competitividade do seu negócio.
6 — Vantagem competitiva
Uma vantagem competitiva distingue uma empresa de seus concorrentes. Contribui para preços mais altos, mais clientes e fidelidade à marca.
Estabelecer tal vantagem é um dos objetivos mais importantes. No mundo de hoje, estar à frente da concorrência é essencial para o sucesso do negócio.
Dicas práticas para alinhar negócios e TI
1 — Integração entre as áreas
A equipe de liderança deve revisar a estratégia de TI com a estratégia de negócios periodicamente. Isso ajuda a determinar como a tecnologia está ajudando — ou dificultando — o crescimento.
Esse processo se beneficia muito com uma consultoria. Para empresas sem uma equipe interna de TI, um parceiro fornece informações técnicas importantes. E onde as empresas não têm uma equipe interna de TI, podem contar com um ponto de vista objetivo muito necessário.
Embora alinhar a estratégia de TI e de negócios leve tempo e cooperação, é um exercício que vale a pena ser concluído.
2 — Gestão de ativos
Com o aumento dos requisitos de conformidade e as expectativas dos clientes e margens reduzidas, tecnologias como a inteligência artificial (IA) e a machine learning podem desempenhar um papel crucial.
A implementação corporativa de tecnologia em gestão de ativos, com investimentos estratégicos em análise de dados e aplicativos de experiência do cliente, pode ajudar a reduzir custos operacionais e aumentar a eficiência.
3 — Mapear processos
Todo negócio visa eficiência, custo-efetividade e sucesso. O mapeamento de processos coloca as empresas em uma posição melhor para alcançá-las em suas operações.
Com uma representação visual de como as coisas funcionam na organização, eles estão mais equipados para identificar e aderir da melhor maneira.
Por outro lado, as operações de negócios podem ficar caóticas sem mapeamento de processos porque os colaboradores não estão cientes de suas funções, criando assim suas próprias interpretações e executando uma sequência individual que pode não se alinhar bem com o propósito do processo ou objetivos de negócios.
4 — Fazer uma análise de vulnerabilidade
A análise de risco ajuda as organizações a evitar ou mitigar vulnerabilidades. Com o alinhamento das estratégias de negócios e TI é possível considerar a possibilidade de eventos adversos.
Assim, a empresa consegue analisar e prevenir eventos causados por processos naturais (como tempestades severas, terremotos ou inundações), eventos adversos causados por atividades humanas maliciosas ou inadvertidas.
5 — Contar com uma consultoria estratégica
Para cobrir todos os gaps envolvidos no alinhamento das estratégias de negócio e TI é importante contar com uma consultoria estratégica.
Com essa parceria, sua empresa contará com uma perspectiva imparcial baseada em conhecimentos aprofundados do setor.
Além disso, a equipe se concentra em resultados potenciais e planejamento de implementação de melhores práticas durante fases difíceis de tomada de decisão de qualquer empresa.
A SGA possui a expertise necessária para ajudar seu negócio no processo de alinhamento das estratégias de negócio e TI. Nossa consultoria é especializada em soluções que resolvem desafios reais usando recursos, como aplicação em nuvem e inteligência artificial para otimizar os negócios.
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