Internet das coisas: o que é e qual a sua importância para as empresas?

7 de julho de 2017
Por Armindo Sgorlon

Uma revolução tecnológica está em curso e seus efeitos estão cada vez mais presentes no dia a dia de todas as pessoas. A chamada internet das coisas promete transformar radicalmente o cotidiano do ser humano. E tornando-se cada vez mais essencial tanto nas residências quanto nas empresas.

Mas você sabe exatamente o que é a internet das coisas? Onde ela já está presente? De que forma ela pode transformar o seu trabalho? Pois neste artigo vamos explicar um pouco melhor o que é e o que representa esta revolução silenciosa.

O que é

O termo internet das coisas tem origem na expressão em inglês internet of things, ou simplesmente IoT. Ele se refere à interação e à conexão entre os mais variados objetos presentes na nossa rotina e a rede mundial de computadores.

Conectados à internet, esses objetos desempenham as mais variadas funções, com aplicabilidades diversas. Atualmente, é pouco provável que alguém realize suas tarefas rotineiras sem topar com algum dispositivo inserido no contexto da internet das coisas.

Basta um pouco de atenção à sua rotina para perceber esta nova realidade. A internet das coisas está na câmera de segurança que permite a você monitorar sua casa de forma online, mesmo a distância. Está também na smart TV por meio da qual você se conecta a algum serviço de streaming de vídeo, por exemplo.

A premissa da internet das coisas é de que, por meio da conectividade, objetos e equipamentos que utilizamos no nosso dia a dia terão seu desempenho otimizado, com novos usos e melhor desempenho, facilitando a vida das pessoas.

No trânsito, por exemplo, utilizando a internet das coisas, seu carro terá a capacidade de se comunicar com outros veículos. Dessa forma, poderá reportar a existência de engarrafamentos ou mesmo alertar para uma manobra brusca, prevenindo acidentes.

Na sua casa, sua geladeira poderá alertar sobre a falta de algum produto e até mesmo encomendar de forma online a sua reposição ao supermercado, sem que você precise programá-la.

Pouco a pouco, essas aplicações vão se popularizando e sendo incorporadas ao seu cotidiano. Estima-se que em 2020 existirão mais de 50 bilhões de objetos conectados, facilitando nossa vida e também criando perspectivas de novos negócios.

Internet das coisas nos negócios

A popularização da internet das coisas está revolucionando não apenas o cotidiano das pessoas no ambiente doméstico. O mundo empresarial também passa por um momento de transformação por conta dessa tecnologia. Tanto com as possibilidades de novos negócios quanto com a adequação de atividades já consagradas no ambiente off-line.

Confira a seguir algumas aplicações da internet das coisas que podem se configurar em oportunidades de negócios:

Agricultura inteligente

Umidade, velocidade do vento, comportamento das chuvas, enfim, uma série de variáveis que interferem na produtividade agrícola podem ser monitoradas por meio de sensores utilizando a internet das coisas. Assim, é possível gerenciar a lavoura, sabendo qual o melhor momento para o plantio ou como deve ser feita a irrigação, por exemplo.

Medicina mais eficaz

Sua relação com seu médico deverá mudar com o uso da internet das coisas. Sem sair de casa, você poderá utilizar a internet das coisas para transmitir informações sobre seu estado de saúde.

Frota monitorada

A internet das coisas pode ser utilizada para monitorar o desempenho dos veículos de sua empresa. Por meio de sensores é possível saber, por exemplo, se o consumo de combustível está mais alto do que o esperado. Ou até mesmo se o motor apresenta algum tipo de problema ou desgaste.

De posse dessas informações é possível antecipar o momento da manutenção, prevenindo defeitos que possam retirar o veículo de operação.

Transporte inteligente

Por exemplo, imagine o ponto de ônibus que lhe avisa em tempo real a que distância está seu ônibus, em quanto tempo ele chegará ao ponto final e quais as condições de trânsito até o seu destino. Isso é possível com a internet das coisas.

Pós-vendas e reposições

Por meio da internet das coisas, uma empresa poderá monitorar o desempenho dos componentes de produtos já vendidos e que se mantenham conectados.

Assim, será possível prevenir desgastes e antecipar a necessidade do cliente de reposição ou manutenção.

Trata-se de uma aplicação excelente para quem vende, que pode programar seus estoques e serviços para aquele atendimento. Assim como também para quem compra, pois não precisa procurar a manutenção nem é surpreendido por uma quebra ou defeito.

A internet das coisas aliada à inteligência artificial

À medida que a internet das coisas vai se popularizando e ampliando seus usos, cresce entre os profissionais a expectativa sobre sua aplicação vinculada à outra tendência em crescimento: a inteligência artificial.

A inteligência artificial (IA) é uma área da ciência da computação que busca desenvolver dispositivos capazes de simular nossa capacidade de raciocinar e tomar decisões mediante determinadas diretrizes.

De fato, essim como a internet das coisas, a inteligência artificial já é uma realidade em nossas vidas. Ela está presente em aplicativos de segurança, dispositivos robóticos e em sistemas de reconhecimento de voz, por exemplo.

Agora, com a popularização da internet das coisas, essas duas tecnologias abrem um leque gigantesco de possibilidades de novas aplicações. Inicialmente, o cruzamento entre elas permitirá o desenvolvimento de diversas inovações no que se refere a sistemas de gestão.

A inteligência artificial aplicada à internet das coisas deverá funcionar como uma tela em branco para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços.

Ou seja, a capacidade da primeira em depurar com eficiência um volume elevado de dados, aliada às possibilidades que a segunda tem de interação com os usuários representa opções praticamente infinitas.

Juntas, essas duas tecnologias apresentam um novo paradigma, na medida em que se complementam. Portanto, a inteligência artificial entra com a captação e o processamento dos dados. Já a internet das coisas com sua propriedade de entregar, em tempo real, o produto ou serviço aos usuários.

Enfim, a internet das coisas deverá promover uma verdadeira revolução tanto no cotidiano das pessoas quanto nas oportunidades de novos negócios ou aplicações naqueles já existentes.

E na sua empresa, a internet das coisas já é uma realidade? Compartilhe sua experiência nos comentários no post.

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