Instâncias Reservadas (RIs): um caso prático de como utilizá-las

19 de agosto de 2019
Por Armindo Sgorlon

Grandes players de mercado tem a possibilidade de ofertar RIs (instâncias reservadas) aplicadas a tecnologia de nuvem. O artigo elucida a oferta de RIs da Microsoft Azure. 

Ok, mas o que de fato é uma RIs?

 

RIs são máquinas virtuais e de banco de dados, as mesmas comercializadas normalmente em contratos EA (enterprise agreement) e CSP (Cloud Solution Provider) porém em um modelo de reserva para ambientes onde há previsibilidade de consumo por um período de tempo considerável, de no mínimo 1 (um) ano.  

Mas por que reservar e não pagar de acordo com o uso no caso do CSP?

 

A Microsoft concede um desconto significativo na contratação antecipada de seus recursos. Entende-se como uma garantia que o cliente vai consumir certo modelo de máquina por um período de tempo. Desta forma há previsibilidade e compromisso de compra assegurado por um contrato formal que pode durar 1 (um) ou 3 (três) anos. 

Dependendo da máquina e análise financeira do custo total de aquisição (TCO) o desconto pode ser de até 80% (oitenta porcento), o que, de fato, viabiliza ainda mais um projeto de Jornada de Transformação Digital ou a manutenção desse processo. 

Esse tema de RIs entrou no contexto de nuvem porque ao longo do tempo observou-se que alguns negócios tinham cargas de trabalho com escalabilidade horizontal, ou seja, que não existia os picos de processamento e que são executadas por um longo período de tempo. 

Por exemplo, quando você executa continuamente quatro instâncias de um serviço sem uma reserva, você será cobrado com taxas pré-pagas. Se você comprar uma reserva para esses recursos, você obtém imediatamente o desconto de reserva. Os recursos não serão mais cobrados com base nas taxas pagas conforme o uso.  

Fonte do exemplo: https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/billing/billing-save-compute-costs-reservations

O papel da TI

É importante a TI entender o momento do negócio para propor essa estratégia. Em uma visão a médio prazo, ater aos custos/fluxos de pagamentos e em como dimensionar uma nova arquitetura do ambiente. Nesse contrato há regras importantes quanto a troca de modelo de máquinas e condições de cancelamento. 

Sendo assim e até corroborando ao discurso do Gartner, para que o negócio tenham uma boa experiência de nuvem é necessário contar com um MSP (Managed Service Provider) ou seja, parceiro que tenha uma mensagem clara e competência para extrair o melhor resultado da Nuvem para que recomende as RIs adequadas e que faça uma análise de consumo, performance e financeira demonstrando o valor exato de desembolso e economia. 

Processo SGA 

  1. Os Serviços Inteligentes da SGA Tecnologia (Parceiro MSP) através da rotina de  Cloud Advisor – recomendando de forma justificada (técnica e financeira) o uso de instâncias reservadas. _ No caso de renovação o cliente receberá de forma antecipada o contato da área de sucesso do cliente SGA Tecnologia, onde será demonstrado novamente as recomendações técnicas e financeiras (Cloud Advisor).
  2. Cliente aprova as recomendações e escolhe o modelo de 1 ou 3 anos de uso.
  3. Distribuidor/Microsoft gera a cobrança On-shot (pagamento único). 

Pontos Importantes 

  1. Quando a instância reservada expirar, as VMs implantadas continuarão a funcionar e serão cobradas de acordo com a taxa paga conforme o uso em vigor.  
  2. Sendo necessário troca será permitido o recebimento de um reembolso proporcional baseado na quantidade não usada, o que se aplicará totalmente ao preço de compra de uma nova Instância de VM Reservada do Azure.  
  3. Ao cancelar será encerrada a Instância de VM Reservada do Azure e você receberá um reembolso proporcional com base no tempo restante da Instância de VM Reservada do Azure menos uma taxa de rescisão antecipada de 12%. 
  4. Uma reserva cobre apenas os custos de computação da máquina virtual. Não cobre encargos adicionais de software, rede e armazenamento. 
  5. vCore reservado do Banco de Dados SQL: Apenas os custos de computação são incluídos em uma reserva. A licença é cobrada separadamente. 
  6. Capacidade reservada do Azure Cosmos DB. Uma reserva cobre taxa de transferência provisionada para seus recursos, mas não cobre encargos de rede e armazenamento. 
 

 Estudo de Caso Prático:

  

  • Cenário sem estratégia de RIs | Linha Laranja: 16 VMs + Storage + Backup + Rede + AFS + App Service Plan + SQL PaaS 
  • Cenário com estratégia de RIs | Azul: 8 VMs + Storage + Backup + Rede + AFS + App Service Plan + SQL PaaS + 8 VMs com RIs 

Fonte (https://azure.microsoft.com/pt-br/pricing/reserved-vm-instances/

Resultados da Recomendação de RIs:

 

Percentual de economia das 8 VMs RIs: 70% 

Percentual de economia do projeto: 12% 

A importância de ter um parceiro de nuvem 

Portanto, contar com um parceiro capacitado é importante para que as informações levantadas sejam usadas da melhor maneira possível. E com isso, viabilizar iniciativas de nuvem com ganhos reais tecnológicos e financeiros. 

A avaliação da capacidade do parceiro deve ser feita de forma criteriosa, levando em consideração principalmente: 

  • a capacidade técnica dos profissionais; 
  • casos de sucesso comprovados em projetos similares; 
  • nível de parceria com o fornecedor de nuvem; 
  • níveis de serviços prestados após um projeto de migração (MUITO importante) dentre outras características que sejam importantes para o negócio. 

Diante disso, a SGA TI em Nuvem se apresenta como parceiro de transformação digital do datacenter com qualificações que você pode conferir no site.

Vamos desbloquear sua produtividade com as melhores soluções em nuvem!

Fale com um especialista