Tecnologia no agronegócio: o que esperar para os próximos anos

Tecnologia no agronegócio: imagem mostra homem no campo analisando sua plantação.

Compartilhe

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

A tecnologia no agronegócio será a principal responsável por potencializar os resultados do setor. As soluções tecnológicas vão melhorar o trabalho feito no campo, além de otimizar todos os processos. Como? Acompanhe e entenda!

Tecnologia no agronegócio: o caminho para expansão do setor

De fato, o agronegócio é extremamente importante para a economia do Brasil. A participação deste setor no PIB nacional chega a ultrapassar a casa dos 25%.

Sendo que, esse foi um dos únicos setores que obteve crescimento na pandemia causada pela COVID-19. A quantidade de produtos enviados para o exterior foi 9,2% maior em 2020 do que no ano anterior, por exemplo.

Além disso, de acordo com uma projeção da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), haverá um crescimento de até 5% no PIB do agronegócio em 2022. Porém, para que o setor permaneça neste ótimo ritmo de crescimento, será preciso incorporar as tecnologias ideais na sua caixa de ferramentas.

Um bom exemplo disso, são as Agritechs ― ramo de startups que reúnem tecnologia e agricultura. Toda a evolução contínua do cenário agrícola nesses últimos anos, inclusive em tempos de crise, atraiu startups do segmento a entrarem de vez no ramo.

Assim, as Agritechs ganharam forma com ideias inovadoras da tecnologia para o campo, como: soluções para automação de atividades e informações essenciais à tomada de decisão dos produtores.

Entenda os benefícios da tecnologia aplicada no setor agropecuário

Processos integrados e otimizados

No campo, trabalhar com mais de uma propriedade é uma atividade muito comum. Assim, é preciso gerenciar mais equipes, recursos e processos para manter tudo funcionando dentro do esperado.

Contudo, à medida que o número de propriedades aumenta, as dificuldades de gerenciamento se tornam maiores também. Afinal, assimilar tantas informações de diferentes setores prejudicam o aspecto produtivo do negócio.

Por isso, soluções tecnológicas concentraram esses múltiplos dados e tarefas do agronegócio numa única plataforma, em que o agricultor pode acompanhar de forma simples o que acontece em cada uma delas, integrando e otimizando os processos.

Precisão e agilidade

O acesso mais rápido às informações traz clareza. Assim, é possível ter mais precisão na hora de fazer escolhas importantes.

Além disso, os entraves de logística, por exemplo, podem ser combatidos com o uso das tecnologias corretas. Soluções de automação ou controle resultam em agilidade para as operações, evitando que qualquer tipo de atraso nas entregas aconteça.

Custos reduzidos

Apesar do investimento para adquirir as tecnologias, elas reduzem a maioria dos custos do agronegócio, bem como economizam o tempo gasto na execução de tarefas. Por exemplo, utilizando soluções de controle de estoque, você pode realizar compras de forma consciente, evitando aquisições desnecessárias e negociando melhor.

Com isso, não há dúvidas de que a tecnologia no agronegócio é a nova realidade do setor. Inclusive, prometendo novidades para os próximos anos, como veremos abaixo.

3 principais tendências tecnológicas para o campo

1. Automação

Uma das principais tendências da tecnologia no agronegócio se dá na automação dos processos mais repetitivos da empresa.

A possibilidade permite que os agricultores foquem naquilo que depende de mãos humanas para ser realizado, enquanto as operações mais simples são feitas pelas máquinas ou computadores.

2. Big Data

Tecnologias como o Big Data também são o foco do setor agropecuário, porque aperfeiçoam o monitoramento de dados do negócio. Desse modo, fica mais fácil observar as necessidades da propriedade e tomar as melhores decisões nos mais variados setores.

3. Internet das Coisas

A transformação digital levou para o campo a Internet das Coisas. Por meio da possibilidade, os equipamentos da fazenda são interconectados via internet. Uma das soluções mais utilizadas da tecnologia é o sistema de previsão climática, em que você pode coletar informações privilegiadas sobre o solo e clima em tempo real.

Conclusão

Por fim, a tecnologia no agronegócio tem tudo para expandir ainda mais a capacidade deste mercado. 

As facilidades que essas ferramentas modernas proporcionam para os processos das propriedades rurais e tudo que as envolve são inúmeras. Por isso, não se pode esperar menos do que uma verdadeira revolução para este setor nos próximos anos.

Quer mais conteúdos como este? Então assine nossa Newsletter e fique sempre atualizado.

Armindo Sgorlon

Armindo Sgorlon

CEO SGA TI em Nuvem

Inscreva-se em nossa newsletter!

Acesse em primeira mão, nossos principais posts e conteúdo no seu e-mail.

Translate

Logística

Gestão de depósitos e silos

Posição física e financeira, em tempo real, de todo o estoque de grãos.

Análises por grãos, clientes, moedas e unidades de recebimento.  

Otimização da logística interna.  

Melhor eficiência administrativa do silo e armazém.

Soluções

Roteirização Inteligente

Evite a perda de produtos ocasionada pelo acondicionamento incorreto em transportes de longas distâncias.

Defina a rota mais viável

Conte com assistência de recomendação das melhores rotas de contorno para o condutor.

Previsão de demanda

Simule cenários de produção, antecipa a demanda produtiva e realize ajustes na operação com base em insights extraídos dos dados.

Automação de processos

Reduzo riscos e aumente a produtividade automatizando fluxos de automação de processos que demandam pouco ou nenhuma tomada de decisão.

SGA Bot

Conte com informações detalhadas da operação na palma de suas mãos por meio de um assistente inteligente.

Interessado?