Transformação digital nas empresas: veja como implementar

Transformação digital nas empresas: imagem mostra o conceito de "transformação digital" em inglês.

Compartilhe

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

A Transformação Digital nas empresas cria valor e novos serviços para diversos stakeholders, além de influenciar diferentes aspectos como a cultura empresarial, a comunicação e a sociedade. Também desenvolve o cenário ideal para inovar e adquirir recursos com uma rápida adaptação às circunstâncias em mudança.

Está alinhada ao Society 5.0, conceito semelhante ao da Indústria 4.0, que pretende usar a tecnologia como foco nas necessidades humanas. 

Segundo o Worldwide Digital Transformation Spending Guide (Guia Mundial de Gastos de Transformação Digital), da IDC (International Data Corporation), os gastos com a transformação digital nas empresas crescem em um ritmo sólido, apesar dos desafios apresentados pela pandemia COVID-19.

De fato, este conceito desempenha um papel fundamental na capacidade de uma organização de evoluir com o mercado e aumentar continuamente o valor para os clientes. Este artigo aborda a sua importância, benefícios e como criar uma estratégia bem-sucedida para os seus negócios. Aproveite a leitura!

Como aplicar o processo de digitalização nas empresas

A Transformação Digital é fundamental para as empresas continuarem atuantes em seus segmentos e evitarem a obsolescência. Afinal, quem não acompanha o ritmo das mudanças é absorvido pela concorrência.

O que devemos ter em mente é que as mudanças não acontecerão repentinamente, nem há uma única fórmula para todas as empresas. Cada organização tem suas características e precisará de tempo e ferramentas específicas para realizar essa transformação.

Entretanto, o envolvimento tanto dos gestores quanto dos colaboradores é indispensável para a implementação da transformação digital. As empresas devem escolher uma tecnologia que suporte e cubra as necessidades de todas as suas áreas, seja para o departamento de TI, o RH ou o Atendimento ao Cliente.

5 passos para criar uma estratégia de transformação digital bem-sucedida

Agora que você compreendeu o que é a estratégia de Transformação Digital e a sua importância, pode começar a colocar seus planos em prática. Confira cinco passos para uma organização ser bem-sucedida nesta mudança.

1 — Defina sua visão

Antes de começar, pense na experiência que deseja proporcionar. Como parte deste processo, você pode se fazer as seguintes perguntas.

  • Onde estão as lacunas estratégicas em sua organização?
  • Como você pode usar a tecnologia para apoiar seus colaboradores?
  • Quais os desafios que sua equipe enfrenta quando se engaja em processos de negócios cotidianos?

Esclarecer o que você quer abordar e quais são seus objetivos vai colocá-lo no caminho de uma estratégia vigorosa. No entanto, você também precisa pensar sobre como a transformação digital afetará seus clientes. Isso envolverá perguntas como:

  • Qual experiência você deseja proporcionar aos seus clientes?
  • Como essas iniciativas podem ajudá-lo a atender às suas necessidades e expectativas?

2 — Envolva os líderes

Em seguida, é importante envolver os gestores no processo de Transformação Digital. Segundo o estudo da consultoria McKinsey, incluir as lideranças no processo de mudança aumenta em 1,6 vezes as chances de uma organização ser bem-sucedida nesta mudança. Esta pode ser a diferença entre fracasso e sucesso com essas iniciativas.

3 — Foco na cultura

Se você quer construir uma estratégia de transformação digital eficaz, precisa criar uma cultura que apoie a inovação digital. De fato, ela pode ser um dos maiores obstáculos para a implementação de mudanças. No entanto, o próximo passo é garantir que todos em sua organização entendam esse objetivo.

Você precisa assegurar que todas as pessoas da sua equipe compreendam os motivos das mudanças e se sintam incluídos.

4 — Reúna recursos e conhecimentos

A transformação digital requer experiência e, muitas vezes, você pode montar uma equipe ou contratar uma empresa especializada para manter sua organização nos trilhos.

Existem caminhos diferentes para montar esta equipe. Você pode selecionar pessoas de dentro de sua organização, terceirizar ou trabalhar com um parceiro de tecnologia. Com isso, há qualidades específicas que devem ser procuradas nas pessoas e empresas com que você escolheu trabalhar.

O mais importante é que cada um esteja disposto a aprender sobre novas tecnologias e ter vontade de se adaptar à medida que o negócio continua a evoluir.

5 — Escolha a tecnologia certa

Existem muitos fornecedores, plataformas e soluções que podem ajudá-lo a cumprir seus objetivos de transformação digital. Porém, muitas empresas não possuem tempo para analisar os requisitos que os serviços tecnológicos têm a oferecer e acabam perdendo dinheiro devido à falta de mapeamento das necessidades. 

Antes de adicionar alguma nova solução, pergunte a si mesmo: este investimento está alinhado com sua estratégia de Transformação Digital? Isso preenche uma lacuna na sua organização?

Se você responder “sim” a ambas as perguntas, essa tecnologia é uma parte importante da sua estratégia.

Transformação Digital e a Migração para a Nuvem

A essa altura, você já deve ter compreendido que a Transformação Digital nas empresas vai além da tecnologia. Trata-se também da sua estratégia de negócios e desenvolvimento das equipes nos processos.

As empresas de todos os segmentos estão de olho na transformação digital, visto que ela causa um enorme impacto e a migração de nuvem emerge como uma das maneiras mais promissoras de fazer isso.

O aumento do número de dispositivos conectados, com uma maior dependência da IA, atua como um fator contribuinte para que as organizações considerem soluções de cibersegurança mais robustas.

Por isso, a migração para a nuvem oferece, consistentemente, vantagens de maior disponibilidade, adaptação e agilidade. Tais características são importantes e vão além do aspecto tecnológico.

O Cloud Computing é um procedimento interativo que otimiza e agiliza, além de criar “segurança por design” para alcançar objetivos corporativos a curto e longo prazo, sendo uma peça importante na jornada de transformação digital.

Existem várias rotas que uma empresa pode tomar para se transformar digitalmente. A melhor maneira de decidir o ponto de partida da sua estratégia é analisando seu mercado e seus clientes. Busque soluções para questões urgentes e otimize seu fluxo de trabalho com a tecnologia — que deve ser sempre sua prioridade.

A SGA oferece soluções para sua empresa na jornada de Transformação Digital, como apoio na migração para a nuvem. Saiba mais visitando o site: https://sga.com.br/

Armindo Sgorlon

Armindo Sgorlon

CEO SGA TI em Nuvem

Inscreva-se em nossa newsletter!

Acesse em primeira mão, nossos principais posts e conteúdo no seu e-mail.

Posts Recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate

Logística

Gestão de depósitos e silos

Posição física e financeira, em tempo real, de todo o estoque de grãos.

Análises por grãos, clientes, moedas e unidades de recebimento.  

Otimização da logística interna.  

Melhor eficiência administrativa do silo e armazém.

Soluções

Roteirização Inteligente

Evite a perda de produtos ocasionada pelo acondicionamento incorreto em transportes de longas distâncias.

Defina a rota mais viável

Conte com assistência de recomendação das melhores rotas de contorno para o condutor.

Previsão de demanda

Simule cenários de produção, antecipa a demanda produtiva e realize ajustes na operação com base em insights extraídos dos dados.

Automação de processos

Reduzo riscos e aumente a produtividade automatizando fluxos de automação de processos que demandam pouco ou nenhuma tomada de decisão.

SGA Bot

Conte com informações detalhadas da operação na palma de suas mãos por meio de um assistente inteligente.

Interessado?