Um dos inúmeros processos de inovação impulsionados pela nuvem é a estratégia de dados. A transformação digital proporciona benefícios como recursos, ferramentas e conhecimentos aos colaboradores para a popularização de dados relevantes na empresa.
O fórum mundial econômico listou em sua pesquisa as aptidões essenciais para profissionais em 2021. A segunda maior competência nesse estudo é a fluência digital e habilidades com tecnologia.
Neste artigo, falaremos sobre os benefícios da estratégia de dados e traremos boas práticas para aplicá-la. Continue a leitura e aproveite!
O que é a estratégia de dados?
A estratégia de dados irá contribuir para o planejamento, execução, monitoramento e atualização de ações relacionadas a dados relevantes e específicos na organização. Seu principal objetivo é garantir a democratização por uma cultura orientada a dados.
Quais os benefícios da estratégia de dados para as empresas?
Dados são, indiscutivelmente, a matéria-prima para inovação e diferencial estratégico das organizações.
Com o crescimento exponencial do volume, velocidade e variedade de dados, fica cada vez mais difícil democratizar o acesso seguindo os modelos tradicionais. Neste caso, existe uma grande dependência das equipes de tecnologia com as ferramentas para o acesso às informações.
Em uma estratégia de dados, é possível coletar, armazenar e recuperar informações de forma ágil e segura. Assim, proporciona o acesso simplificado para todos os envolvidos no processo.
Existem diversos benefícios em uma estratégia de dados. Podemos destacar os seguintes:
- fomento a inovação: dados confiáveis e de qualidade são o ponto de partida para o movimento da adoção tecnológica disruptiva, como ciência de dados e inteligência artificial;
- governança: é possível saber exatamente a origem dos dados, as transformações ocorridas, as pessoas que possuem acesso e quais sistemas dependem ou são provedores destes dados.
- otimização de investimento em infraestrutura: uma boa estratégia vai contemplar aspectos de retenção, backup, recuperação de desastres, acessos e integração de dados. Dessa forma, possibilita planejar a escala de crescimento destes recursos para acompanhar as necessidades do negócio.
- cultura de dados: proporciona democratização de dados, em vários níveis da organização. Assim, facilita o acesso à informação para todos os colaboradores e proporciona uma abordagem analítica enriquecida.
- vantagem competitiva: os dados são essenciais para potencializar o planejamento e execução de estratégias decisivas. Dessa forma, eleva-se o posicionamento da empresa para o seu público alvo e evita a obsolescência em seu segmento.
Boas práticas para uma estratégia de dados
A estratégia de dados fornece confiabilidade para as organizações, facilita a tomada de decisão e proporciona vantagens competitivas. Para realizar esse processo corretamente, existem boas práticas que listamos a seguir:
1 — Invista em um parceiro especializado
A estratégia de dados pode ser realizada por uma empresa especialista. Além disso, ajudará a conduzir a organização para a transformação digital.
2 — Promova a cultura de dados
Todos acessam dados em algum nível e essa não é mais uma rotina apenas da equipe de TI. Promova discussões sobre o tema para fortalecer a democratização e invista em recursos que aumentam a proximidade dos colaboradores com os dados.
3 — Simplifique os processos
Um dos objetivos da estratégia de dados é garantir eficiência. Dessa forma, o mais indicado é tornar os processos mais simples. Elimine o que for desnecessário e burocrático de modo a facilitar o processamento e uso das informações.
4 — Aprimore a governança de dados
Investir em governança de dados garante uma tomada de decisão confiável com os insights revelados pelas informações estratégicas.
5 — Faça um estudo robusto da sua plataforma de dados
Para que todos os colaboradores consigam acessar as informações de forma simples e confiável, é indispensável contar com recursos adequados. Por isso, tenha um planejamento e conte com um parceiro especializado, como a SGA, para orientar neste processo.
6 — Controle os acessos
Mesmo que o foco da estratégia de dados seja facilitar o acesso a informações, ter uma regulação é fundamental para evitar vazamentos. Com isso, cada usuário deve ter permissões específicas com relação ao que podem ou não acessar, visualizar e modificar.
Agora que você entende melhor a importância e como fazer sua estratégia de informação, é hora de colocar essa ideia em prática. Com o tempo, você verá como ela contribui com seu desempenho e da organização.
Além dessas boas práticas, as empresas podem contar com um parceiro que tenha expertise para o processamento completo das informações. A SGA oferece soluções que solucionam desafios utilizando a tecnologia em nuvem.
Se você também quer a centralização de dados na sua organização, conheça mais sobre a SGA. Acesse nosso site e saiba mais!