A gestão de nuvem, também conhecida como disciplina de FinOps, é o processo de monitoramento e maximização da eficiência no uso de uma ou mais nuvens. Em um cenário que permite escalabilidade automática, é fundamental que empresas monitorem de perto sua atividade em nuvem para garantir que o consumo está coerente com o uso necessário, otimizando o orçamento.
Uma boa análise de FinOps deve proporcionar a visão sobre como os aplicativos estão sendo executados, em que locais há desacelerações e quais partes da nuvem estão sendo subutilizadas. Além disso, também pode oferecer informações sobre vulnerabilidades de segurança e uso de aplicações que não se alinham à política organizacional.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo este artigo e conheça uma solução gratuita desenvolvida exclusivamente para esse fim!
4 benefícios de um acompanhamento da gestão de nuvem
A gestão de nuvem ajuda a alinhar a adoção e o investimento nesse tipo de solução com a estratégia de negócios, além de promover a responsabilidade de toda a empresa pelos gastos com a nuvem.
Sem uma operação com essa abordagem, a organização pode pagar por coisas que não precisa, ferramentas que ninguém está usando e licenças que foram abandonadas. Mesmo com as economias inerentes à nuvem, os gastos podem aumentar com o tempo se você não prestar atenção.
O objetivo do FinOps é priorizar a otimização contínua de custos na nuvem para garantir que as equipes obtenham o valor máximo do trabalho com um gasto mínimo. Confira os seus principais benefícios:
1. Redução de custos
Uma boa análise de FinOps pode otimizar seu ambiente Azure e oferecer insights relevantes para alcançar a eficiência econômica. Com um diagnóstico adequado, consegue apontar versões de máquinas virtuais mais adequadas ao seu consumo atual ou licenças mais modernas, os gestores conseguem gerar economias significativas aos seus negócios sem perder produtividade.
2. Maior flexibilidade
Ao liberar workloads que não estavam sendo bem-aproveitados, os gestores podem direcionar seus recursos para iniciativas inovadoras. Além disso, conseguem conduzir a atuação da TI para um papel menos operacional e mais estratégico na organização.
A flexibilidade, nesse contexto, também é importante para redimensionar o uso de equipamentos subutilizados e evitar que continuem ligados quando não estiverem sendo usados. Com isso, a carga de trabalho na nuvem é significativamente reduzida.
3. Geração de valor em negócios
A análise de FinOps é mais que otimizar custos, é também uma forma de potencializar estratégias que agregam valor aos processos do negócio. Por meio de um modelo operacional para a nuvem eficiente, uma empresa garante oportunidades para que os tomadores de decisão e os membros da equipe em sua organização cultivem uma compreensão profunda da Gestão de Nuvem, combinado com mensagens e estratégias alinhadas às necessidades de negócios.
4. Garantir o crescimento
Cada negócio tem sua própria missão e visão. As estratégias podem mudar conforme as demandas e desafios que encontramos, mas o objetivo é progredir na direção certa em meio a todas as adversidades.
A adoção da nuvem ajuda as empresas a se manterem a par de seus concorrentes. Negligenciar o fato da análise de FinOps após o processo de migração, manterá a empresa na situação anterior, enquanto continua arcando com mais custos.
Visando contribuir para as atividades de gestão, a SGA desenvolveu uma solução FinOps — um sistema instantâneo para que os gestores recebam um diagnóstico personalizado, com recomendações inteligentes para reduzir custos e otimizar o desempenho do ambiente Azure. A principal vantagem do sistema é contar com a conexão automática via API ao ambiente Microsoft, garantindo a segurança na gestão da nuvem. Essa é uma plataforma totalmente gratuita para fazer análises da nuvem Azure. Só é necessário realizar um cadastro para ser direcionado ao ambiente de gestão. Clique aqui para saber mais sobre a solução!