Os chatbots são definidos como aplicativos que simulam uma conversação enquanto auxiliam o consumidor e proporcionam engajamento e suporte. Além disso, também possibilitam aumentar ou substituir os colaboradores com inteligência artificial (IA) e outras tecnologias de automação que podem se comunicar com os usuários finais.
Uma pesquisa do Gartner, prevê que, até 2027, esses assistentes virtuais se tornarão o principal canal de atendimento ao cliente para cerca de um quarto das organizações. Muitas empresas agora usam esse recurso para automatizar a experiência do usuário.
As organizações estão experimentando economias de custos consideráveis e se tornaram mais eficientes à medida que reduzem sua dependência de pessoal de suporte e operadores ativos.
Os chatbots são integrados em vários de nossos fluxos de trabalho diários. Por exemplo, você pode navegar em uma plataforma de e-commerce para comprar um item em seu computador quando uma janela aparecer em seu monitor perguntando se você precisa de assistência.
Alternativamente, uma pessoa tem a opção de utilizar a entrada de voz para pedir uma bebida de uma loja de varejo próxima e receber um alerta indicando quando o pedido estará pronto e quanto custaria. Estes são alguns cenários de experiência do cliente com assistentes virtuais.
Neste artigo, você conhecerá os benefícios dos chatbots no atendimento ao público.
O que é Chatbot de inteligência artificial?
A ascensão dos chatbots nos últimos anos está enraizada no ritmo acelerado da transformação digital. As empresas estão cada vez mais migrando dos modos tradicionais de comunicação para canais digitais para interagir e realizar transações com os consumidores.
Os chatbots de inteligência artificial são treinados para ter conversas humanas usando um processo conhecido como Processamento de Linguagem Natural (PLN).
Em outras palavras, o software compreende a conversa fora dos comandos pré-programados e fornece uma resposta baseada em dados existentes. Isso permite que as pessoas liderem a conversa, expressando suas intenções em suas próprias palavras.
Quais as vantagens dos chatbots?
Os chatbots são uma ferramenta incrivelmente útil quando se trata de criar bons relacionamentos com os consumidores. Com o recurso, uma empresa cria conexões fortes, engajando e interagindo com os usuários que acessam o site.
Ao integrar os assistentes virtuais, você não apenas atinge as metas de marketing, mas também impulsiona as vendas e melhora o atendimento ao cliente. Conheça mais benefícios:
1. Redução no tempo de atendimento
Empresas que utilizam os chatbots, conseguem realizar o atendimento de um número extenso de pessoas sem enfrentar problemas em suas plataformas. Dessa maneira, oferece flexibilidade e disponibilidade do serviço.
Consequentemente, esse recurso diminui as filas de espera e o tempo de resposta é menor. As vendas também são alavancadas, pois os clientes se sentem mais próximos a uma marca que está sempre disponível para responder suas dúvidas e atender suas necessidades.
Com a Inteligência Artificial, os tempos de resposta são mais rápidos, as filas são reduzidas, as vendas aumentam e os consumidores ficam mais próximos da marca.
2. Disponibilidade
Uma das maiores vantagens de um chatbot é que ele funciona continuamente (24 horas, 7 dias por semana). Como resultado, é possível atender os clientes de forma mais completa, por mais tempo, mesmo sem intervenção humana.
Portanto, quando o cliente não consegue resolver seu problema durante o atendimento oferecido pelo assistente virtual, o caso é transferido aos operadores humanos durante o horário comercial.
Nesse caso, pode ser importante estruturar um serviço híbrido, incluindo o agendamento de respostas para os problemas apresentados quando não houver pessoal disponível para atender. O importante é não deixar o consumidor sem retorno.
3. Ajuda na geração e na nutrição de leads
Antes de mais nada, os leads são clientes em potencial, pessoas que manifestaram interesse de alguma forma no produto ou serviço oferecido pela sua marca.
Como os chatbots de IA podem coletar várias informações como localização ou hábitos de consumo, entre outras características, as estratégias de vendas são mais bem-sucedidas.
Assim, após a conquista desses futuros consumidores, eles podem ser nutridos com recursos que fazem sentido e demonstram que a empresa atende às suas necessidades e pode resolver suas dores.
4. Contribui para gerar insights relevantes
Seguindo o mesmo princípio, pode ser muito útil analisar o comportamento dos usuários que utilizaram os chatbots que fazem parte do atendimento da empresa.
Por exemplo, se muitas pessoas estiverem reclamando do mesmo produto, essa é uma oportunidade para saber qual problema precisa ser corrigido. Esta é mais uma forma de incentivar a satisfação do cliente, além de estabelecer a marca como confiável.
5. Otimização de processos
Ao armazenar grandes quantidades de informações em seus bancos de dados, os chatbots ajudam a otimizar diversos processos, principalmente aqueles que são repetitivos.
Esse recurso também auxilia em diferentes áreas do negócio, não apenas no atendimento ao cliente. Dessa forma, a equipe reduz o tempo gasto em tarefas e aumenta a produtividade.
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