Passo a passo: como migrar para IaaS com Azure

Imagem mostra duas engrenagens com conceito de IaaS

Compartilhe

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Passo a passo: como migrar para IaaS com Azure

Atualmente, confiabilidade e segurança são fatores predominantes entre as empresas que buscam proteger seus dados por meio da migração para sistemas em nuvem. Esse método permite um rápido desenvolvimento nas jornadas de transformação digital corporativa. Com isso, há crescentes buscas de soluções tecnológicas para alocar recursos com estratégia, inovação e efetividade, como a IaaS Azure.

Quais as vantagens de migrar para IaaS?

As operações ganham escalabilidade, mobilidade e economia de custos gerenciais e operacionais, além da alta segurança ao nível físico ou digital. Descubra, com detalhes, 4 benefícios ao utilizar o serviço IaaS Microsoft Azure:

1 — Adequação da migração ao modelo de negócio

Com plena escalabilidade e diferentes ofertas de pacotes, a IaaS está disponível para qualquer empreendimento, independente da quantidade de dados processados diariamente.

As disponibilidades de assinatura ocorrem conforme a utilização de provedores IaaS na nuvem. Isso representa a redução de custos com espaço físico ou manutenção de hardwares como servidores locais. Assim, a área de TI pode focar em operações mais estratégicas.

2 — Centralização e integração da operação

A produção é ágil e segura devido às características da IaaS como integração, centralização e apoio na base de cloud computing, incluindo automação de tarefas com IA.

É possível unificar as áreas em um único painel de controle IaaS Azure. Centralize governança, acesso, colaboração, departamento pessoal, entre outras operações para a corporação ser mais produtiva.

Salesforce, Google Apps, Dropbox e outros serviços são integrados a IaaS facilmente.

Como observador da rede o gestor monitora, diagnostica e entende informações sobre integridade de sistemas, desempenho operacional, entre outras.

3 — Solução de situações críticas em segundos

Os supercomputadores que operam na nuvem têm inteligência suficiente para realizar análises de dados complexos. Isso inclui  problemáticas que envolvem milhões de cálculos e variáveis. Por exemplo:

  • avaliações de designs de mercadorias;
  • campanhas de marketing;
  • modelagens financeiras;
  • problemas operacionais;
  • previsões de ciclos produtivos.

Organizações com demandas constantes de armazenamento ou procuras imprevisíveis revolucionam a gestão com IaaS. Essa é a tecnologia certa para a instituição reduzir despesa e tempo, pois não há necessidade de solucionar problemas de equipamentos.

4 — Maior poder de gestão das informações

Na plataforma Azure é fácil simplificar, automatizar ou gerir os sistemas de recuperação e backup. Mesmo nos cenários de interrupções por desastres a IaaS viabiliza o acesso a dados ou aplicações. As informações ficam disponíveis para colaboradores de qualquer parte do mundo, com  funções analíticas automatizadas que geram novos insights para:

  • captação de novos públicos;
  • colaboração em equipes;
  • entrega aos clientes;
  • estratégias de dados ou comerciais;
  • processos operacionais.

Os dados baseados em acontecimentos reais tornam-se confiáveis, detalhistas e assertivos para análises e planejamento estratégico com a IaaS Azure.

Como acontece a migração para IaaS Azure?

A migração para IaaS consiste em um processo que exige constante gerenciamento de alterações. Isso garante escala, agilidade, eficiência e outras vantagens operacionais ao utilizar sistemas em nuvem. Conforme a Microsoft, existem três passos que devem ser seguidos para realizar a migração da IaaS Azure com perfeição: planejamento, implementação e operação.

1 — Planejamento

Defina e documente a motivação de migrar, assim como as metas. Não esqueça de envolver e alinhar os stakeholders sobre esta decisão. Procure planejar a migração ao realizar um inventário da infraestrutura disponível.

Some o Custo Total de Propriedade (TCO) de todas as estruturas para comparar resultados com IaaS Azure e crie um plano holístico com:

  • dados de financiamento;
  • linhas do tempo;
  • recursos utilizados;
  • cargas de trabalho priorizadas.

2 — Implementação

O conceito geral da implementação do Azure envolve a criação das zonas de destino, seguidas por migração e modernização. Para uma melhor execução, considere as seguintes indicações:

  • desenvolva habilidades com o sistema em nuvem por treinamentos iniciais;
  • para fortalecer a governança, aplique zonas de destinos pré-configuradas que envolvam agilidade, identidade, gerenciamento e segurança;
  • examine as práticas ideais para a preparação da migração Iaas Azure;
  • migre as cargas de trabalho para a nuvem com ferramentas centralizadas;
  • estabeleça um processo iterativo para uma específica carga de dado;
  • modernize aplicações com a redefinição da arquitetura, criações de conteúdo ou uso dos novos programas;
  • otimize banco de dados e aplicativos com alterações mínimas, facilmente conectáveis a IaaS;
  • utilize recursos tecnológicos nativos para o desenvolvedor ter velocidade superior.

Ademais, é importante contar com o suporte de empresas especialistas para executar a migração de forma estratégica, segura e evitar situações indesejáveis. 

3 — Operação IaaS Azure

Use a Central de Segurança IaaS Azure para saber como detectar e responder a ameaças. Ao se familiarizar na utilização da ferramenta é possível saber como otimizar, monitorar e gerenciar os ambientes cloud. Além disso, a gestão é simplificada por IaaS Azure Arc, uma aplicação que monitora o desempenho com tendências e insights, em tempo real.

Gostou? Leia também o artigo 7 motivos para investir no backup em nuvem para sua empresa e aprimore os conhecimentos de cloud computing com IaaS Azure. 

Armindo Sgorlon

Armindo Sgorlon

CEO SGA TI em Nuvem

Inscreva-se em nossa newsletter!

Acesse em primeira mão, nossos principais posts e conteúdo no seu e-mail.

Posts Recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate

Logística

Gestão de depósitos e silos

Posição física e financeira, em tempo real, de todo o estoque de grãos.

Análises por grãos, clientes, moedas e unidades de recebimento.  

Otimização da logística interna.  

Melhor eficiência administrativa do silo e armazém.

Soluções

Roteirização Inteligente

Evite a perda de produtos ocasionada pelo acondicionamento incorreto em transportes de longas distâncias.

Defina a rota mais viável

Conte com assistência de recomendação das melhores rotas de contorno para o condutor.

Previsão de demanda

Simule cenários de produção, antecipa a demanda produtiva e realize ajustes na operação com base em insights extraídos dos dados.

Automação de processos

Reduzo riscos e aumente a produtividade automatizando fluxos de automação de processos que demandam pouco ou nenhuma tomada de decisão.

SGA Bot

Conte com informações detalhadas da operação na palma de suas mãos por meio de um assistente inteligente.

Interessado?