Infraestrutura como Serviço (IaaS): conheça esse modelo de Cloud Computing

Infraestrutura como Serviço: imagem mostra rede e plataforma de aplicativos conectados a IaaS.

Compartilhe

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

A IaaS (Infrastructure as a Service ou Infraestrutura como Serviço) é uma das principais categorias da Cloud Computing (Computação em Nuvem), assim como a PaaS (Platform as a Service, Plataforma como Serviço) e SaaS (Software as a Service, Software como Serviço).

A Infraestrutura como Serviço permite aos usuários executarem qualquer sistema operacional ou aplicativo sem custos de manutenção e operação no Data Center. Outra vantagem dessa solução inclui conceder o acesso a servidores em locais geograficamente próximos aos seus usuários finais.

A IaaS escala de forma automática, dependendo da demanda e fornece um contrato de nível de serviço (SLA) garantido em termos de tempo de atividade e desempenho. Além disso, elimina a necessidade de provisionar manualmente e gerenciar servidores físicos em Data Centers.

Quer saber mais? Continue lendo este artigo, veja quais as diferenças entre IaaS e outros modelos de cloud computing, os benefícios da Infraestrutura como Serviço e o que considerar na migração para a nuvem. Aproveite a leitura!

O que é Infraestrutura como Serviço?

A Infraestrutura como serviço fornece recursos de computação virtualizados por ser baseado em Cloud Computing. Faz parte das três principais categorias de serviços da computação em nuvem, ao lado do SaaS e do PaaS.

No modelo da Infraestrutura como Serviço, o provedor de nuvem realiza todo o gerenciamento — como recursos de armazenamento, servidor e rede — e as fornece para organizações contratantes por máquinas virtuais acessadas através da internet.

O IaaS proporciona muitas vantagens para as empresas, como tornar as cargas de trabalho mais fáceis, econômicas, flexíveis e rápidas.

Quais as diferenças entre IaaS, SaaS e PaaS?

A Infraestrutura como Serviço é apenas um dos vários modelos de Cloud Computing e pode ser complementado com o PaaS e o SaaS.

Por outro lado, a Plataforma como Serviço se baseia no modelo IaaS, já que, além dos componentes de infraestrutura implícitos, os provedores hospedam, gerenciam e oferecem os sistemas operacionais, um middleware (software que fornece recursos e serviços) e outros.

Com o Software como Serviço, os provedores também hospedam, gerenciam e oferecem toda a infraestrutura e os aplicativos aos usuários. Os usuários do Software como Serviço não precisam instalar nada, basta fazerem login e usar o aplicativo, executado na infraestrutura do provedor.

Dessa forma, os clientes podem configurar o funcionamento do programa e quais usuários estão autorizados a acessá-lo. Contudo, o provedor é responsável pelo resto, inclusive pela segurança.

Quais os benefícios da Infraestrutura como Serviço?

1 — Otimização de custos

O modelo IaaS oferece benefícios imediatos com a eliminação da manutenção de hardware, além de conceder preços mais flexíveis. Os recursos de TI podem ser fornecidos conforme necessário, ao invés de serem sustentados perpetuamente.

Dessa forma, reduz custos de Capex (capital expenditure, ou despesas de capital), com a aquisição de máquinas e equipamentos, para flexibilizar gastos de Opex (operational expenditure, ou despesas operacionais), com a contratação de serviços, por exemplo.

Isso permite que a empresa evite as despesas para manter servidores no local e dimensione despesas gerais conforme o necessário no momento. À medida que os provedores oferecem a infraestrutura em nuvem, elimina-se o custo de gerenciar uma infraestrutura física de TI no local. Além disso, é possível transferir o capital fixo da sua empresa para despesas operacionais. 

2 — Foco no desenvolvimento estratégico

A Infraestrutura não é apenas uma questão de hardware, mas o IaaS efetivamente terceiriza essas preocupações. Afinal de contas, gastar tempo, dinheiro e energia tomando decisões tecnológicas e contratando especialistas em gestão de tecnologia desvia o foco do desenvolvimento e implementação de estratégias que podem potencializar o seu negócio. Quando a empresa utiliza a Infraestrutura como Serviço consegue concentrar seus esforços melhorando e crescendo o negócio.

3 — Mais segurança

O próximo benefício do IaaS envolve a segurança da informação, que é um elemento crítico de qualquer aspecto do ambiente de TI. Se a infraestrutura não é segura, certamente, o negócio está em risco.

A maioria dos provedores de serviços em nuvem da IaaS faz investimentos significativos em suas operações de segurança para garantir que os dados estejam protegidos. Muitos provedores de nuvem têm diretrizes de acesso rigorosas, configurações complexas e múltiplas formas de autenticação.

Outras vantagens da computação em nuvem IaaS incluem medidas intensivas, como criptografia de ponta a ponta e sobre os dados privados e confidenciais. Isso significa que sua empresa pode receber um nível mais alto de segurança e proteção do que se você estivesse hospedando sua infraestrutura no local.

No entanto, ao selecionar um provedor de Infraestrutura como Serviço, é vital perguntar sobre suas políticas de segurança e as medidas que eles tomam para proteger seus dados. Isso pode determinar se seus procedimentos atendem ou não aos requisitos da sua empresa.

4 — Agilidade para obter a infraestrutura necessária

A agilidade dos negócios é a capacidade de provisão de recursos em menor tempo, permitindo que o tamanho da infraestrutura corresponda à demanda. Por exemplo, ele pode ser usado para apoiar um site de e-commerce que passa por diversas sazonalidades de vendas e precisa ter capacidade para absorver picos de acessos.

Conseguir pagar apenas pelos recursos que você consumiu é o maior benefício do IaaS. A responsabilidade de possuir hardware, mantê-lo e atualizá-lo pode ser decisivo para as empresas escolherem a Infraestrutura como Serviço.

5 — Escalabilidade e Flexibilidade

A escalabilidade e a flexibilidade são benefícios importantes da IaaS. Com a tecnologia Infraestrutura como Serviço, seu negócio pode escalar para cima e para baixo, conforme necessário.

Por exemplo, digamos que sua empresa hospeda uma campanha digital nacional que impulsiona o tráfego para o seu site por um período relativamente curto. A IaaS garante que sua infraestrutura de negócios possa lidar com o aumento do tráfego para sua página inicial através de procedimentos como o provisionamento automático de recursos.

Além disso, quando sua empresa abre um novo escritório, você não precisa gastar dinheiro e tempo para comprar e iniciar novos hardwares para apoiar esse escritório. Ao invés disso, você pode virtualmente se conectar à sua infraestrutura.

Isso significa que, enquanto seu negócio se expande, você não precisará investir continuamente em infraestrutura adicional. Assim, a IaaS proporciona flexibilidade e agilidade para qualquer negócio em crescimento.

O que considerar antes de migrar para IaaS?

Antes de escolher uma plataforma para a migração é importante considerar fatores como flexibilidade, custo, reputação, possibilidade de inovação, integração e disponibilidade de suporte.

Mudar para Infraestrutura como Serviço proporcionará à empresa benefícios tangíveis intangíveis. Ao configurar um ambiente eficiente e flexível, é possível adaptar-se às necessidades do cliente, reduzindo simultaneamente seu custo total de propriedade.

No entanto, você deve tomar muito cuidado para garantir que o processo seja tratado corretamente. Ao abraçar a nuvem e incorporá-la à sua estratégia, você conseguirá aumentar sua flexibilidade, velocidade e capacidade inovadora.

Para muitas organizações, essa transição será a primeira e única vez que lidam com provedores de IaaS. Para isso, busque uma equipe apta a ajudar em todos os aspectos da transição, desde avaliações de plataforma até análises de compatibilidade e a migração para nuvem, garantindo efetivamente uma integração perfeita e eficiente entre seus sistemas.

E no final do dia, você prefere que sua empresa seja disruptiva e pioneira? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades sobre Infraestrutura como Serviço e outros assuntos!

Armindo Sgorlon

Armindo Sgorlon

CEO SGA TI em Nuvem

Inscreva-se em nossa newsletter!

Acesse em primeira mão, nossos principais posts e conteúdo no seu e-mail.

Posts Recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate

Logística

Gestão de depósitos e silos

Posição física e financeira, em tempo real, de todo o estoque de grãos.

Análises por grãos, clientes, moedas e unidades de recebimento.  

Otimização da logística interna.  

Melhor eficiência administrativa do silo e armazém.

Soluções

Roteirização Inteligente

Evite a perda de produtos ocasionada pelo acondicionamento incorreto em transportes de longas distâncias.

Defina a rota mais viável

Conte com assistência de recomendação das melhores rotas de contorno para o condutor.

Previsão de demanda

Simule cenários de produção, antecipa a demanda produtiva e realize ajustes na operação com base em insights extraídos dos dados.

Automação de processos

Reduzo riscos e aumente a produtividade automatizando fluxos de automação de processos que demandam pouco ou nenhuma tomada de decisão.

SGA Bot

Conte com informações detalhadas da operação na palma de suas mãos por meio de um assistente inteligente.

Interessado?