Elevar a qualidade e agilidade no atendimento ao cliente é o desejo de todas as empresas. Porém, em muitos casos, as mudanças estratégicas para produzir melhor podem representar um desafio. Isso devido à baixa eficiência operacional com processos analógicos e descentralizados.
Mais do que uma tendência, a IA (Inteligência Artificial) já é uma realidade das grandes empresas. Investir no setor trata-se de uma excelente tática para que a tomada de decisão aconteça com base nos dados.
A tecnologia IA coleta e processa as informações da produção, para depois enviar aos gerentes. Tal prática facilita a otimização produtiva.
O que é a IA?
A Inteligência Artificial é uma tecnologia que simula o aprendizado humano com base em dados. Um programa computacional com IA tem capacidade para facilitar decisões administrativas e entregar índices de desempenho revelados por databases (bases de dados).
Segundo a Tech Jury, a Inteligência Artificial aumenta a produtividade dos negócios em até 40%. Quase 75% dos executivos acreditam que essa tecnologia agrega vantagens competitivas à empresa, informa o site MIT Sloan. E mais de 40% dos consumidores têm a crença de que IA vai melhorar as próprias vidas, conforme revelado pela Strategy Analytics.
A Machine Learning (Aprendizagem da Máquina) é o processo que faz uma máquina aprimorar sua eficiência operacional, com o uso de algoritmos de aprendizagem que entregam uma constante melhora em base de dados e tomadas de decisões. Alguns robôs são programados para aprenderem sozinhos, sem intervenção humana, ficando mais inteligentes conforme trabalham diariamente. Enquanto em outros casos, a interação com o usuário final gera um aprendizado pela experiência de suas entregas de serviço.
As redes neurais, Machine Learning, são responsáveis por processar as informações que geram o sistema de aprendizado. Graças à IA, a ficção científica tem virado realidade. É a nova fase da evolução tecnológica.
Quais aplicações mercadológicas de IA aumentam a eficiência operacional?
Abaixo você descobre 7 exemplos práticos de aplicações que geram eficiência operacional com essa estratégia.
1 — Economia de tempo e dinheiro
Com os programas inteligentes, um gestor tem melhores condições de planejar as finanças corporativas, auxiliado por dados para tomar decisões seguras. Além disso, é possível analisar informações, em tempo real, para otimizar os recursos e melhorar o desempenho das operações.
Por exemplo, em um setor de logística, existem softwares de administração que identificam partes congestionadas do trânsito e mostram alternativas de rotas. Esta medida é útil para que as entregas sejam feitas em menor tempo e garante maior produtividade.
2 — Facilidade em identificar mais oportunidades
A alta capacidade de programas com IA para realizar previsões financeiras não deve ser ignorada. Seja no mercado ou nos processos produtivos do negócio, é possível cruzar dados de negócios concorrentes — organizações públicas ou privadas — e identificar chances de antecipar demandas ou ofertas.
Algumas revelações de dados automáticos mostram previsibilidades de lucro, prejuízo, estoque, matéria-prima e outras informações relacionadas à micro e macroeconomia. Dessa forma, possibilita reduzir os custos de commodities com relatórios que mostram dados inteligentes.
3 — Análises profundas com recursos fáceis de usar
Quantas vezes você pensa em contabilizar o volume de entregas em 1 ano, por exemplo, mas desiste por não ter paciência ou tempo disponível?
Dados profundos sobre as operações são muito mais rápidos de identificar com IA. Exemplificando, se você digita uma pergunta (por exemplo, quantos itens foram entregues nas 5 últimas Black Fridays?), o sistema informa os números reais em segundos.
Há tecnologias que enviam alertas aos gestores para informar sobre algum desvio operacional. Assim, a gestão toma providências antes que um pequeno problema cresça e ganhe proporções muito maiores.
4 — Melhor entendimento das necessidades de manutenção
A eficiência operacional com IA em tecnologias de rastreio contabilizam o tempo de uso das peças.
Assim, considerando o prazo de validade dos componentes ou o nível de desempenho de equipamentos e veículos, ambos os tipos de dados coletados e processados por Inteligência Artificial, a empresa pode desenvolver uma perfeita programação de logística.
Por exemplo, com essas informações o gestor compreende quais os melhores períodos para a manutenção preventiva ou corretiva. Isso sem atrapalhar as operações do dia a dia.
5 — Eficiência operacional na gestão de estoque
Os dados revelam o período ideal para abastecer ou reduzir o estoque, levando em conta informações internas e externas. Em programas e ferramentas de TI, a gestão de frotas compreende a velocidade média das entregas.
Ao monitorar as paradas e o tempo de motor ocioso, a companhia identifica quais entregadores são mais efetivos, assim como o panorama das operações para manter um estoque funcional.
A ciência de dados com IA monitora a validade do produto estocado. Uma análise de dados rápida com essa inteligência pode antecipar interrupções produtivas e períodos de escassez.
6 — Eficiência operacional em vigilância e segurança
Edifícios residenciais, obras, garagens de frotas e prédios comerciais são locais para câmeras de vigilância inteligente. A tecnologia monitora em tempo real, e sozinha a IA analisa os dados e identifica perigos precisamente.
Fluxo de pessoas e volumes de mercadorias são identificados por mapas de temperatura, por isso, qualquer movimento noturno é percebido e monitorado.
Técnicas de biometria, como reconhecimento facial, identifica tentativas de fraudes — mesmo que os indivíduos estejam com bonés e perucas — antes de permitir as entradas em departamentos ou a utilização de equipamentos.
7 — Melhor compreensão de linguagem e fala humana
O entendimento da linguagem e fala humana é otimizado por tecnologias de IA. Nesse sentido, recursos tecnológicos melhoram a efetividade do atendimento ao cliente, qualificando a média de NPS (Net Promoter Score).
Diversos bancos Europeus automatizam a linguagem escrita e falada com Inteligência Artificial, padronizando os sistemas para a detecção de fraudes.
Como a IA abre as portas de uma empresa?
Os recursos dessa tecnologia tornam as empresas mais competitivas e organizadas, por meio da automação de integração e deep learning.
A Inteligência Artificial evoluiu como conceito e prática por uma vantagem específica: ser capaz de automatizar as tarefas repetitivas, desempenhando muitas funções rapidamente, sem erros operacionais.
Imagine se você tivesse que analisar todos os dados do seu negócio em detalhes? Talvez essa tarefa demorasse horas, dias, meses ou anos, certo? Em contrapartida, milhões de dados são analisados em poucos segundos por programas com IA.
Em virtude desse recurso, um gerente de negócios com simples cliques na tela do smartphone pode entender os comportamentos dos dados produtivos em tempo real. Isso auxilia no planejamento de estratégias que garantem a eficiência operacional.
A IA permite não apenas que uma empresa abra portas como também consiga voar com os dados de Big Data na nuvem.
Como reduzir prejuízos com a IA
Para uma jornada de transformação digital com fins de aplicar soluções de IA na empresa é recomendável um apoio profissional. Com ajuda especializada, é possível verificar todas as oportunidades de atuação da AI e garantir que a sua implementação aconteça de forma correta e otimizada.
Conte com o apoio do SGA, um parceiro que tem expertise nos processos de implantação de IA para elevar as chances de sucesso operacional.
O time SGA contribui para incorporar algoritmos, linguagem natural e autonomia que agrega competitividade e alta capacidade de inovação. Cada projeto é personalizado para atender as demandas de clientes, com menos custos e mais benefícios.
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