Entenda o papel de uma estratégia de dados na modernização de processos

Estratégia de dados: imagem mostra homem de negócios trabalhando com computação em nuvem para analisar dados digitais.

Compartilhe

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Um dos inúmeros processos de inovação impulsionados pela nuvem é a estratégia de dados. A transformação digital proporciona benefícios como recursos, ferramentas e conhecimentos aos colaboradores para a popularização de dados relevantes na empresa.

O fórum mundial econômico listou em sua pesquisa as aptidões essenciais para profissionais em 2021. A segunda maior competência nesse estudo é a fluência digital e habilidades com tecnologia.

Neste artigo, falaremos sobre os benefícios da estratégia de dados e traremos boas práticas para aplicá-la. Continue a leitura e aproveite!

O que é a Estratégia de Dados?

A estratégia de dados irá contribuir para o planejamento, execução, monitoramento e atualização de ações relacionadas a dados relevantes e específicos na organização. Seu principal objetivo é garantir a democratização por uma cultura orientada a dados.

Quais os benefícios para as empresas?

Dados são, indiscutivelmente, a matéria-prima para inovação e diferencial estratégico das organizações.

Com o crescimento exponencial do volume, velocidade e variedade de dados, fica cada vez mais difícil democratizar o acesso seguindo os modelos tradicionais. Neste caso, existe uma grande dependência das equipes de tecnologia com as ferramentas para o acesso às informações.

Em uma estratégia de dados, é possível coletar, armazenar e recuperar informações de forma ágil e segura. Assim, proporciona o acesso simplificado para todos os envolvidos no processo.

Existem diversos benefícios em uma estratégia de dados. Podemos destacar os seguintes:

  • fomento a inovação: dados confiáveis e de qualidade são o ponto de partida para o movimento da adoção tecnológica disruptiva, como ciência de dados e inteligência artificial;
  • governança: é possível saber exatamente a origem dos dados, as transformações ocorridas, as pessoas que possuem acesso e quais sistemas dependem ou são provedores destes dados.
  • otimização de investimento em infraestrutura: uma boa estratégia vai contemplar aspectos de retenção, backup, recuperação de desastres, acessos e integração de dados. Dessa forma, possibilita planejar a escala de crescimento destes recursos para acompanhar as necessidades do negócio.
  • cultura de dados: proporciona democratização de dados, em vários níveis da organização. Assim, facilita o acesso à informação para todos os colaboradores e proporciona uma abordagem analítica enriquecida.
  • vantagem competitiva: os dados são essenciais para potencializar o planejamento e execução de estratégias decisivas. Dessa forma, eleva-se o posicionamento da empresa para o seu público alvo e evita a obsolescência em seu segmento.

Boas práticas para uma Estratégia de Dados

A estratégia de dados fornece confiabilidade para as organizações, facilita a tomada de decisão e proporciona vantagens competitivas. Para realizar esse processo corretamente, existem boas práticas que listamos a seguir:

1 — Invista em um parceiro especializado

A estratégia de dados pode ser realizada por uma empresa especialista. Além disso, ajudará a conduzir a organização para a transformação digital.

2 — Promova a cultura de dados 

Todos acessam dados em algum nível e essa não é mais uma rotina apenas da equipe de TI. Promova discussões sobre o tema para fortalecer a democratização e invista em recursos que aumentam a proximidade dos colaboradores com os dados. 

3 — Simplifique os processos

Um dos objetivos da estratégia de dados é garantir eficiência. Dessa forma, o mais indicado é tornar os processos mais simples. Elimine o que for desnecessário e burocrático de modo a facilitar o processamento e uso das informações.

4 — Aprimore a governança de dados

Investir em governança de dados garante uma tomada de decisão confiável com os insights revelados pelas informações estratégicas.

5 — Faça um estudo robusto da sua plataforma de dados 

Para que todos os colaboradores consigam acessar as informações de forma simples e confiável, é indispensável contar com recursos adequados. Por isso, tenha um planejamento e conte com um parceiro especializado, como a SGA, para orientar neste processo.

6 — Controle os acessos

Mesmo que o foco da estratégia de dados seja facilitar o acesso a informações, ter uma regulação é fundamental para evitar vazamentos. Com isso, cada usuário deve ter permissões específicas com relação ao que podem ou não acessar, visualizar e modificar.

Agora que você entende melhor a importância e como fazer sua estratégia de informação, é hora de colocar essa ideia em prática. Com o tempo, você verá como ela contribui com seu desempenho e da organização.

Além dessas boas práticas, as empresas podem contar com um parceiro que tenha expertise para o processamento completo das informações. A SGA oferece soluções que solucionam desafios utilizando a tecnologia em nuvem.

Se você também quer a centralização de dados na sua organização, conheça mais sobre a SGA. Acesse nosso site e saiba mais! 

Armindo Sgorlon

Armindo Sgorlon

CEO SGA TI em Nuvem

Inscreva-se em nossa newsletter!

Acesse em primeira mão, nossos principais posts e conteúdo no seu e-mail.

Translate

Logística

Gestão de depósitos e silos

Posição física e financeira, em tempo real, de todo o estoque de grãos.

Análises por grãos, clientes, moedas e unidades de recebimento.  

Otimização da logística interna.  

Melhor eficiência administrativa do silo e armazém.

Soluções

Roteirização Inteligente

Evite a perda de produtos ocasionada pelo acondicionamento incorreto em transportes de longas distâncias.

Defina a rota mais viável

Conte com assistência de recomendação das melhores rotas de contorno para o condutor.

Previsão de demanda

Simule cenários de produção, antecipa a demanda produtiva e realize ajustes na operação com base em insights extraídos dos dados.

Automação de processos

Reduzo riscos e aumente a produtividade automatizando fluxos de automação de processos que demandam pouco ou nenhuma tomada de decisão.

SGA Bot

Conte com informações detalhadas da operação na palma de suas mãos por meio de um assistente inteligente.

Interessado?