Em épocas de demandas digitais crescentes e o aumento do uso da tecnologia no ambiente laboral, um líder corporativo precisa aprimorar seus conhecimentos para manter a missão de conduzir suas equipes e otimizar as atividades com o apoio do que existe de mais moderno
Afinal, os gestores são responsáveis por orientar equipes para os melhores caminhos operacionais e estratégicos. Estes objetivos não mudam, mesmo com a transformação digital que representa a realidade necessária para negócios agregarem competitividade e alcançarem o sucesso.
Quais os aspectos fundamentais para um bom líder?
Algumas das principais características da liderança corporativa são:
- conhecer as perícias e a motivação da equipe;
- entender como funcionam todas as operações produtivas essenciais;
- guiar o time;
- saber inspirar;
- ter escuta ativa;
- trabalhar com proatividade e funcionar como uma referência técnica;
- tomar decisões com segurança.
O que é liderança digital?
Também conhecida como “liderança 4.0”, a liderança digital é um conjunto de conceitos e práticas para otimizar a transformação no ambiente de trabalho, tecnologicamente.
Os líderes digitais desenvolvem skills utilizando tecnologias inovadoras, com suporte científico para tomar decisões seguras em processos como:
- operações na nuvem;
- educação digital;
- produções industriais;
- serviços comerciais;
- RH 4.0;
- trabalhos colaborativos;
- horizontalização de hierarquias.
Qual a importância da liderança digital?
Na Era da Tecnologia e Indústria 4.0, a liderança digital é importante porque estimula a contribuição produtiva com aplicações tecnológicas. Esse comando melhora a comunicação entre diferentes hierarquias para otimizar métodos produtivos, como a metodologia ágil, conforme informa a obra “Jornada Ágil de Liderança”.
As lideranças digitais são responsáveis por mudar o mindset, de modo que a cultura organizacional se torna adepta a novas formas de pensar, comandar e se relacionar no trabalho.
Quais as principais habilidades de uma liderança digital?
Além dos tradicionais skills de liderança organizacional, o gestor que quer ser uma referência digital precisa de habilidades como:
- saber aplicar BA para encontrar insights e deliberar sobre produções críticas ou processos de inovação;
- explorar novas possibilidades de lucrar, economizar ou gerar outros benefícios com TI;
- modernizar a mentalidade da cultura organizacional dos times;
- não ter medo de mudanças, principalmente se as decisões são baseadas em fatos extraídos das análises de dados operativos;
- priorizar investimentos para modernizar com hardwares ou softwares, visando efetivar a alta produtividade;
- manter-se atualizado com as principais tendências da transformação digital para business;
- entender como implantar metodologias ágeis para melhorar a velocidade e qualidade produtiva.
O que faz um Product Manager?
Para a liderança impulsionar a transformação digital em uma empresa com menos dificuldades, é recomendado um Product Manager.
O gerente de produto faz os padrões de qualidade da produção se alinhar com os objetivos gerais da empresa. Tal profissional equilibra hard e soft skills para um completo alinhamento aos planos estratégicos.
Product Manager tem a responsabilidade de avaliar os ciclos de vida de hardware, software e outros produtos. É como um ponto de apoio em vários departamentos para feedbacks ou outras contribuições de clientes, líderes e equipes operacionais.
Para alcançar os melhores resultados, o gerente de produto necessita de total compreensão das demandas e ofertas do mercado. Ao ter esse conhecimento, o líder sabe como trabalhar em diferenciais inovadores para garantir sucesso empresarial.
Investir em tecnologia digital é essencial!
O portal FinancesOnline revelou que as organizações submetidas à transformação digital devem contribuir para mais da metade do PIB mundial em 2023, algo além dos US$ 53 trilhões.
É imprescindível que as corporações acompanhem a dinâmica da tecnologia para não serem ultrapassadas. Nos últimos tempos, as instituições aceleraram a adesão dos serviços remotos. Diversas tarefas são automatizadas para evoluir a qualidade operacional e a experiência de consumo.
Com isso, ferramentas como a Inteligência Artificial e serviços na nuvem contribuem para a construção de uma liderança digital, que comanda as transformações organizacionais. Assim, os negócios tornam-se competitivos, em cenários mercadológicos cada vez mais acirrados.
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