Liderança digital: como guiar sua equipe na Era da Tecnologia?

14 de fevereiro de 2022
Por Armindo Sgorlon

Em épocas de demandas digitais crescentes e o aumento do uso da tecnologia no ambiente laboral, um líder corporativo precisa aprimorar seus conhecimentos para manter a missão de conduzir suas equipes e otimizar as atividades com o apoio do que existe de mais moderno

Afinal, os gestores são responsáveis por orientar equipes para os melhores caminhos operacionais e estratégicos. Estes objetivos não mudam, mesmo com a transformação digital que representa a realidade necessária para negócios agregarem competitividade e alcançarem o sucesso.

Quais os aspectos fundamentais para um bom líder?

Algumas das principais características da liderança corporativa são:

  • conhecer as perícias e a motivação da equipe;
  • entender como funcionam todas as operações produtivas essenciais;
  • guiar o time;
  • saber inspirar;
  • ter escuta ativa;
  • trabalhar com proatividade e funcionar como uma referência técnica;
  • tomar decisões com segurança.

O que é liderança digital?

Também conhecida como “liderança 4.0”, a liderança digital é um conjunto de conceitos e práticas para otimizar a transformação no ambiente de trabalho, tecnologicamente.

Os líderes digitais desenvolvem skills utilizando tecnologias inovadoras, com suporte científico para tomar decisões seguras em processos como:

  • operações na nuvem;
  • educação digital;
  • produções industriais;
  • serviços comerciais;
  • RH 4.0;
  • trabalhos colaborativos;
  • horizontalização de hierarquias.

Qual a importância da liderança digital?

Na Era da Tecnologia e Indústria 4.0, a liderança digital é importante porque estimula a contribuição produtiva com aplicações tecnológicas. Esse comando melhora a comunicação entre diferentes hierarquias para otimizar métodos produtivos, como a metodologia ágil, conforme informa a obra “Jornada Ágil de Liderança”.

As lideranças digitais são responsáveis por mudar o mindset, de modo que a cultura organizacional se torna adepta a novas formas de pensar, comandar e se relacionar no trabalho.

Quais as principais habilidades de uma liderança digital?

Além dos tradicionais skills de liderança organizacional, o gestor que quer ser uma referência digital precisa de habilidades como:

  • saber aplicar BA para encontrar insights e deliberar sobre produções críticas ou processos de inovação;
  • explorar novas possibilidades de lucrar, economizar ou gerar outros benefícios com TI;
  • modernizar a mentalidade da cultura organizacional dos times;
  • não ter medo de mudanças, principalmente se as decisões são baseadas em fatos extraídos das análises de dados operativos;
  • priorizar investimentos para modernizar com hardwares ou softwares, visando efetivar a alta produtividade;
  • manter-se atualizado com as principais tendências da transformação digital para business;
  • entender como implantar metodologias ágeis para melhorar a velocidade e qualidade produtiva.

O que faz um Product Manager?

Para a liderança impulsionar a transformação digital em uma empresa com menos dificuldades, é recomendado um Product Manager.

O gerente de produto faz os padrões de qualidade da produção se alinhar com os objetivos gerais da empresa. Tal profissional equilibra hard e soft skills para um completo alinhamento aos planos estratégicos.

Product Manager tem a responsabilidade de avaliar os ciclos de vida de hardware, software e outros produtos. É como um ponto de apoio em vários departamentos para feedbacks ou outras contribuições de clientes, líderes e equipes operacionais.

Para alcançar os melhores resultados, o gerente de produto necessita de total compreensão das demandas e ofertas do mercado. Ao ter esse conhecimento, o líder sabe como trabalhar em diferenciais inovadores para garantir sucesso empresarial.

Investir em tecnologia digital é essencial!

O portal FinancesOnline revelou que as organizações submetidas à transformação digital devem contribuir para mais da metade do PIB mundial em 2023, algo além dos US$ 53 trilhões.

É imprescindível que as corporações acompanhem a dinâmica da tecnologia para não serem ultrapassadas. Nos últimos tempos, as instituições aceleraram a adesão dos serviços remotos. Diversas tarefas são automatizadas para evoluir a qualidade operacional e a experiência de consumo.

Com isso, ferramentas como a Inteligência Artificial e serviços na nuvem contribuem para a construção de uma liderança digital, que comanda as transformações organizacionais. Assim, os negócios tornam-se competitivos, em cenários mercadológicos cada vez mais acirrados.

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