A Inteligência Artificial (IA) nos Negócios é utilizada para amplificar as habilidades humanas e estará cada vez mais presente em diversas áreas. Conforme a Statista, o valor global do mercado de IA ultrapassará mais de US$ 89 bilhões, até 2025. Uma porcentagem significativa desse valor será alcançada conforme a IA e a Cloud Computing se integram.
Aqui reside o paradoxo de que a IA não está apenas alimentando o ritmo de mudança e a necessidade de habilidades humanas, mas também criando um cenário de dependência com outras tecnologias.
No entanto, devemos lembrar que a Inteligência Artificial não é apenas sobre a tecnologia em si, mas de como a tecnologia pode ser aproveitada para ajudar na criação de experiências humanas imersivas e inesperadas.
Neste artigo, abordaremos os aspectos, tipos, vantagens e aplicações da Inteligência Artificial nos negócios. Aproveite o conteúdo!
O que é Inteligência Artificial?
As tecnologias de Inteligência Artificial transformaram os recursos das empresas em todo o mundo, permitindo que os humanos automatizem tarefas que eram demoradas ou repetitivas e obtenham insights com dados específicos sobre as atividades.
A Inteligência Artificial, de certa forma, é a simulação do comportamento e pensamento humano por uma máquina, com funções programáveis de sistemas que incluem planejamento, aprendizado, raciocínio, resolução de problemas e tomada de decisões.
Os sistemas de IA são alimentados por algoritmos, usando técnicas como Machine Learning (ML) e Deep Learning (DL).
Os algoritmos de ML alimentam os dados do computador para as soluções de Inteligência Artificial, usando técnicas que permitem o aprendizado e tornam a realização das tarefas programas ainda mais precisas. Já a DL utiliza algoritmos mais complexos, seguindo as redes neurais para replicar funções de um cérebro humano com mais fidelidade.
Vantagens da Inteligência Artificial nos Negócios
Muitas empresas adotam a tecnologia de inteligência artificial (IA) para tentar reduzir custos operacionais, aumentar a eficiência, elevar a receita e melhorar a experiência do cliente.
As organizações devem considerar colocar toda a gama de tecnologias inteligentes — incluindo aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e muito mais — para colher grandes benefícios como:
Inovação
A inovação é um dos principais benefícios da Inteligência Artificial que, por meio de seus algoritmos, ajuda os negócios a reagirem em tempo real perante às tendências de mercado, padrões de consumo ou, até mesmo, falhas durante processos.
Dessa forma, as empresas conseguem ter mais controle sobre suas necessidades, além de otimizar sua infraestrutura tecnológica.
Precisão
A IA influencia a automação de tarefas e proporciona o seu desempenho com mais precisão. Por isso, tarefas como fazer pedidos para manter os estoques abastecidos ou encontrar fornecedores são mais assertivas.
Consequentemente, as empresas conseguem manter a qualidade dos seus serviços em qualquer mercado.
Redução de retrabalho
Outro benefício que deve ser destacado é que a Inteligência Artificial nos negócios tem o objetivo de revolucionar como as pessoas trabalham.
No cotidiano, é muito comum a ocorrência de falhas, mas a IA possibilita evitá-las ou corrigi-las. Assim, os sistemas desenvolvidos com essa tecnologia reduzem o retrabalho. Fazendo uso dessas ferramentas, um negócio diminui o tempo que se dedica a uma determinada atividade, assim como impulsiona o desempenho e a produtividade.
Tipos de Inteligência Artificial
Computadores e máquinas controlados por IA poderão ser usados para substituir as variedades de tarefas humanas — desde gerenciar uma casa até dirigir carros e muito mais — com reconhecimento de padrões e realização de ações por meio da extração de dados.
Para estes processos, existem diferentes tipos de IA, como a ANI (Inteligência Artificial Estreita), a AGI (Inteligência Artificial Geral) e a ASI (Superinteligência Artificial). Confira as caraterísticas de cada uma, a seguir.
Inteligência Artificial Limita (ANI)
ANI também é referido como Narrow AI ou Weak AI. Esse tipo de inteligência artificial concentra, principalmente, em uma tarefa restrita, com uma gama limitada de habilidades. Essa tecnologia está presente em nosso cotidiano por meio dos assistentes virtuais Siri, Cortana e Alexa, por exemplo.
Inteligência artificial geral (AGI)
A tecnologia AGI é o principal objetivo dos estudos sobre Inteligência Artificial, pois busca simular o raciocínio e intelecto humano, com a mesma complexidade do cérebro. Este é um conceito muito abordado em obras de ficção científica como Sonny, o robô no filme “Eu Robô”, de 2004.
Superinteligência (ASI)
A ASI refere-se à tecnologia de IA que superará a mente humana. Para ser classificada como tal, a tecnologia teria que ser mais capaz do que um humano em todos os aspectos possíveis. Com isso, essas soluções não apenas poderiam realizar tarefas, mas também conseguiriam ter emoções e relacionamentos.
Inteligência Artificial nos negócios
O mundo dos negócios é fortemente ampliado pelo uso da Inteligência Artificial. Como vimos, essa tecnologia automatiza processos de negócios, previne fraudes, ajuda a obter e analisar dados, e a interagir com o público-alvo.
Dessa forma, empresas de sucesso usam recursos de IA como Automação, Big Data Analytics e PLN (Processamento de Linguagem Natural) para obter insights de seus negócios e torná-los mais eficientes para sua base de clientes. Além disso, podemos considerar que sua aplicação é uma tendência em crescimento e pode ser aplicada em tarefas, como:
- atendimento ao cliente;
- assistentes pessoais;
- recrutamento e contratação de colaboradores;
- prever vulnerabilidades e reforçar a segurança digital;
- previsão de mercado e análise de clientes;
- atividades financeiras;
- insights de marketing e redes sociais.
Computação em Nuvem e a IA
A integração da Inteligência Artificial com as soluções de computação em nuvem permite que as empresas se tornem mais ágeis, flexíveis e econômicas. A combinação de tecnologias permite flexibilidade adicional, ajuda a gerenciar grandes repositórios de dados, otimizar dados e melhorar fluxos de trabalho.
Além disso, unificar as operações de cada tecnologia permite transferir a carga operacional de processos e pessoas para engenharia e dados.
O que achou de conhecer sobre o poder da Inteligência Artificial nos Negócios? Para você se aprofundar no assunto, sugerimos a leitura de um texto sobre Como aumentar a eficiência operacional do seu negócio com IA.