Business Intelligence (BI): aprenda a tomar decisões estratégicas

14 de março de 2022
Por Armindo Sgorlon

Imagine que é preciso tomar uma decisão que deve impactar as finanças corporativas. Graças aos registros projetados na tela, você observa os dados corporativos, entende insights e delibera com segurança. Esse é um típico cenário que caracteriza o Business Intelligence (BI).

Em um negócio sem BI, o gestor precisa acessar diversos documentos, simultaneamente. Sem contar as longas horas para analisar e tirar uma conclusão que pode ou não ser ideal.

Com a BI, em poucos segundos a tecnologia analisa milhões de dados e gera relatórios completos. Então, rapidamente a gestão compreende o que fazer para resolver diferentes situações com efetividade.

Você vai desvendar no decorrer da leitura como BI impulsiona as decisões estratégicas inteligentes. Acompanhe!

O que é Business Intelligence e Business Analytics?

Business Intelligence (Inteligência de Negócios) é o conjunto de tecnologias, arquiteturas, processos e métodos para lidar com dados corporativos. Ao inserir informações nas aplicações BI, é possível facilitar o trabalho analítico em práticas como:

  • administração de vendas;
  • criação de relatórios;
  • gestão de equipes;
  • organização dos conhecimentos corporativos;
  • verificação de desempenho;
  • visualizações de documentos.

Com base nos históricos revelados por dados, as ferramentas BI geram insights, integráveis a outros sistemas corporativos como ERP e CRM.

Por sua vez, a Business Analytics representa um passo adiante do Business Intelligence. A BA aplica soluções com Computação Cognitiva, Machine Learning e Inteligência Artificial para gerar previsões de produção, vendas, entre outros aspectos. Além disso, se populariza no desenvolvimento de ferramentas para detectar fraudes financeiras com rapidez. 

A Business Analytics tem como missão revelar os chamados insights profundos, com recursos capazes de analisar dados brutos para identificar correlações, relacionamentos e padrões importantes para grupos empresariais que querem descobrir como inovar.

Como funciona o Business Intelligence?

BI presta suporte estratégico e encaminha empresas para a melhor decisão, com foco em dados para ações corporativas assertivas. Descubra as 4 características do funcionamento de Business Intelligence:

1. Coletar dados

É imprescindível definir o objetivo da coleta, assim como os tipos de informações que devem ser apuradas para virar custos de produção, vendas, investimentos e inovações produtivas. Na coleta, é possível utilizar um Data Lake para armazenar e processar dados em sua forma bruta e em grandes volumes. Assim, a empresa garante um repositório escalável para iniciar o processo de higienização de dados, com o objetivo de absorver fatos interessantes, segundo a missão corporativa. 

Qualquer área do negócio pode ter dados para coletas e análises. Inclusive, é possível obter históricos de interações com clientes se a missão consiste em melhorar comunicação ou imagem corporativa.

2. Analisar

Na sequência existe a fase da análise. Inicialmente, o gestor tem de selecionar as métricas importantes para interpretar a informação que pretende encontrar. A organização dos conteúdos é estabelecida na forma de um padrão para simplificar comparações ou visualizações.

Nos softwares BI, os dados são disponibilizados em dashboards para atualizar, consultar ou outras práticas da data science.

3. Compartilhar

Os cientistas de dados enviam as interpretações às áreas específicas da organização. Isso ocorre na base de relatórios para gestores e staffs trocarem conhecimentos antes de deliberar.

Nesse ponto específico não é difícil perceber como Business Intelligence funciona para qualquer departamento. Isso inclui desde o atendimento de contato inicial com clientes até as fases finais das operações.

4. Monitorar

Monitoramento e revisão são práticas constantes com relação aos resultados de BI. Durante a monitoração, o cientista pode agregar novas fontes de dados para reforçar ideias relacionadas a mercado, organização ou público-alvo.

Quais as vantagens do Business Intelligence?

Você já ouviu falar que os dados são ativos muito valiosos hoje em dia? Mas, essa valorização ocorre apenas se um negócio possui ferramentas de Business Intelligence para extrair insights decisivos ao destino da corporação. Desvende a seguir os 5 benefícios de BI.

1. Planejar melhor a gestão

As empresas têm volumes imensos de informações. Algumas não sabem que no amontado existem dados que servem para melhorar as operações e agregar competitividade. Com Business Intelligence as informações são trabalhadas de modo otimizado por programações de ponta, que revelam índices para uma gestão efetiva.

Com informações de alta qualidade, os gestores compreendem o que fazer para melhorar no ponto de vista operacional e comercial, além de entender os comportamentos dos concorrentes para descobrir como inovar com precisão.

2. Gerir os riscos e processos produtivos com segurança

Minimizar riscos é uma das missões de Business Intelligence, pois com dados organizados há menos dificuldades de controlar databases para prevenir problemas.

As próprias rotinas internas de todos os departamentos são abrangidas por esse tipo de tecnologia. Algumas aplicações simplificam as atividades de avaliação de desempenho de equipes, de cada membro do time e da cadeia geral de uma corporação.

3. Assegurar tomadas de decisão inteligentes

Ser ágil é uma obrigação em épocas nas quais a velocidade faz diferença para a competitividade. Com o dinamismo propiciado por recursos inteligentes, uma instituição alcança mais representatividade no mercado.

Se as decisões são tomadas com velocidade superior aos concorrentes, há mais possibilidades de alcançar o sucesso. Já as deliberações lentas e com baixa precisão tendem a afugentar os clientes e a reduzir a presença mercadológica.

4. Fidelizar consumidores e diminuir gastos desnecessários

Business Intelligence otimiza a qualidade no atendimento a clientes e auxilia na fidelização. As estratégias de relacionamento são orientadas por dados relacionados a condutas, padrões de compras, níveis de satisfação, entre outros assuntos.

Ao adotar planos estratégicos com BI é esperado poupar recursos e melhorar o poder de competição, com investimentos alocados de modo correto para gerar um rápido retorno financeiro ou produtivo.

5. Prosperar constantemente

As principais tendências comerciais, comportamentais e mercadológicas são informadas por BI. A gestão aproveita a captação das predisposições para identificar novas oportunidades de empreender e crescer de modo sustentável.

Como implementar Business Intelligence na prática?

Com apoio de programas especialistas, o BI é a ferramenta ideal para coletar e analisar dados. Para aprimorar um plano de implementar Business Intelligence sem dor de cabeça considere os 5 passos adiante:

1. Selecionar um programa

A organização necessita escolher softwares adequados aos objetivos da análise e à capacidade técnica da TI em data analytics.

Algumas aplicações são simples, com recursos perfeitos aos públicos iniciantes. Também existem escolhas avançadas que exigem conhecimento técnico para serem personalizadas a cada projeto.

2. Escolher os Indicadores-chave de Desempenho

Conhecidos como KPIs, esses indicadores mostram em dados os resultados das ações corporativas. De modo inicial, a prioridade do BI é focar nos números, conforme os objetivos corporativos.

Existem diversas áreas para focar: vendas, produção, atendimento, entre outras. Somente escolha os indicadores mais interessantes para o momento do negócio, tendo em vista os milhares de KPIs que podem mudar de acordo com o tipo de ferramenta BI.

3. Ordenar as informações

O Business Intelligence funciona melhor conforme o nível de organização dos dados. Desse modo, a implantação de BI estimula a instituição a se manter organizada.

Em um único repositório de dados organizados os gestores podem administrar com simplicidade, avançando nas pesquisas ao aplicar soluções completas geradoras de insights.

As ferramentas disponibilizam espaço para informar a origem dos dados, ou seja, o canal no qual cada uma das informações é retirada para formar o database inteligente. A ordenação dos dados otimiza o desenvolvimento da inteligência business do ponto de vista estratégico.

4. Desenvolver a cultura organizacional

Pensar por meio de dados, esse é o mindset que deve envolver todas as equipes. A gestão necessita trabalhar a cultura do BI com ênfase para o pensamento estratégico estar onipresente no ambiente laboral.

5. Definir metas

Pense nos detalhes de aplicação do BI. Procure saber o que é necessário medir, assim como os setores que precisam dos dados e as formas de como realizar a análise.

Enquanto a empresa entende o que quer com os dados, existe a possibilidade de personalizar melhor o BI.

A avaliação das metas faz o gestor definir qual integrante será responsável por cada solução que envolve o trabalho. Dá para pensar em terceirizar caso a ambição da companhia seja maior que a capacidade técnica para produzir.

Busque acompanhar os resultados para saber se a equipe ou os programas de BI funcionam em concordância com as expectativas. Trabalhe de maneira contínua para otimizar o plano de Business Intelligence.

Conclusão

Business Intelligence transforma montantes de informações digitais em dados inteligentes para aprimorar a tomada de decisão corporativa. Com as informações do artigo você tem um preparo inicial para transformar os dados em vantagens competitivas.

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