Um dos principais benefícios da migração para o sistema de cloud é a redução de custos, porém ainda existem alguns pontos de atenção para evitar surpresas no faturamento, como uma gestão de custos na nuvem eficiente. Será que a sua empresa está realmente garantindo os melhores resultados?
Neste post, apontaremos alguns dos erros mais comuns a serem evitados, e as ações que podem ajudar você na otimização desse processo. Acompanhe!
Qual a importância da gestão de custos na nuvem?
Uma das grandes vantagens proporcionadas pela tecnologia em nuvem é a flexibilidade na contratação de recursos e, consequentemente, nos custos envolvidos em cada operação, que são medidos conforme o que cada empresa consome.
Mas, embora isso tenha possibilitado que negócios de todos os tamanhos e segmentos tivessem acesso a sistemas inteligentes, nem só de facilidades é feita essa estratégia.
A falta ou o mau planejamento da gestão de custos na nuvem pode resultar em prejuízos a longo prazo, colocando inclusive o funcionamento da sua infraestrutura em risco.
Sabe por quê? Monitorar esse tipo de investimento é uma tarefa um tanto complexa, pois envolve custos descentralizados e variáveis. De modo geral, são informações mais difíceis de serem visualizadas e compreendidas. E é justamente nesse ponto que a gestão de custos vai garantir vantagens competitivas para o negócio.
O objetivo é permitir que os gestores enxerguem com clareza o consumo de recursos de cada área. Assim, é possível ter uma melhor previsibilidade das oscilações de demandas ao longo de cada mês.
Em outras palavras, o gerenciamento de custos ajuda a empresa a encontrar o equilíbrio para não haver carências ou excessos. Logo, a partir do momento que ela consegue ter um levantamento assertivo sobre esses dados, fica mais fácil direcionar seus investimentos e de maneira eficiente.
Quais os principais erros na gestão de custos na nuvem?
As soluções em nuvem via de regra geram muitos benefícios para todos os tipos de negócios, como eficiência, flexibilidade, redução de custos e escalabilidade.
Contudo, se esse recurso não é empregado de forma inteligente, é bem provável que resulte em mais gastos do que deveria e em uma cloud pouco efetiva. A seguir, confira quais são os maiores equívocos cometidos na gestão de custos na nuvem.
Problemas com a Governança de TI
A Governança em TI, é um trabalho que envolve processos bem definidos, organização, estratégia e principalmente pessoas responsáveis por cada uma dessas etapas. Quando esse conjunto funciona bem, a gestão assertiva de gastos com a nuvem é a consequência provável.
Nesse panorama, a empresa consegue evitar gastos com recursos subutilizados, que causem prejuízos financeiros e de desempenho para a organização. Ademais, realizar planejamentos e relatórios periódicos também são fundamentais para uma boa governança e gerenciamento inteligente dos gastos com a cloud.
Consumo descentralizado dos recursos da nuvem
Em plena era da transformação digital, é cada vez mais comum que a maioria dos setores de uma organização integrem recursos de tecnologia à sua dinâmica de trabalho. O que também inclui soluções em cloud computing.
Como regra, essa modernização traz vantagens para o desempenho do negócio. No entanto, é preciso ter cuidado para que esse consumo não aconteça de uma forma muito descentralizada.
Caso contrário, fica difícil analisar e controlar adequadamente as despesas com essas ferramentas, deixando a gestão de custos comprometida.
Falta de planejamento e monitoramento
A falta de planejamento é um dos principais obstáculos ao sucesso de um negócio. E, no contexto de implementação de cloud computing, a ausência deste guia fatalmente resultará em altos gastos excedentes com infraestrutura tecnológica e ineficiência nas operações.
Pode parecer bobeira, mas o ato de planejar a utilização dessa tecnologia é um importante passo para entender desde os objetivos da empresa com esse investimento, até o monitoramento do seu uso e aquisição das soluções mais adequadas.
Passo a passo para uma gestão de custos na nuvem eficiente
Após entender as ações que devem ser evitadas ao utilizar soluções cloud, é importante conhecer algumas dicas de ouro para uma gestão de custos na nuvem eficiente. Confira o passo a passo!
Política de governança e segurança de TI
O primeiro passo para uma gestão de custos na nuvem assertiva é construir uma política de governança e segurança de TI. Isso porque, não há como alcançar um desempenho bem-sucedido nessa área, sem delimitação de quais são as prioridades.
Isto é, quais as atividades e procedimentos a serem desenvolvidas, sobretudo os mecanismos de controle para manutenção de uma alta qualidade dos recursos tecnológicos.
A governança define regras claras para o setor de tecnologia da empresa e isso não impacta apenas seu gerenciamento de consumo, mas o pilar da segurança também é um aspecto trabalhado.
Afinal, ela permite acompanhar os mecanismos de proteção utilizados no armazenamento e disponibilização dos dados corporativos, como as autorizações de acesso a cada ambiente.
Analise as fontes de desperdício
Outro ponto fundamental para uma boa gestão de custos da nuvem é a análise das fontes de desperdício, ou seja, a identificação de gargalos com a infraestrutura.
Para tanto, é necessário realizar um mapeamento sobre o uso ineficiente dos recursos relacionados a essa tecnologia e encontrar os caminhos mais vantajosos para maximizar a performance empresarial no seu dia a dia.
Assim sendo, é importante ponderar não apenas sobre as formas de economizar dinheiro, mas também sobre o aprimoramento de resultados.
Defina gastos para cada área
Uma vez que os gestores conseguem ter clareza sobre os gastos da empresa com a nuvem, é hora de deixar claro o percentual de consumo disponibilizado para cada área, ou seja, estabelecer um orçamento por setor, sempre baseado no uso real dos recursos.
Essa previsibilidade ajuda no planejamento estratégico e, consequentemente, na organização dos recursos da maneira mais eficiente possível, sem desperdiçar boas oportunidades.
Considere o uso de contêineres
Ainda sobre a otimização de custos com a nuvem, existe uma solução tecnológica que os gestores não podem deixar de considerar: a utilização de contêineres.
A estratégia é amplamente usada por equipes de TI que adotam abordagens de DevOps, e visa ajudar a reduzir despesas operacionais.
Basicamente, os contêineres empacotam os aplicativos com todas as suas dependências, tornando bem mais fácil o manuseio dos recursos, seja para implantação de novas ferramentas, gerenciamento ou até mesmo fazer a migração de ambientes.
Conte com uma empresa especializada no assunto
Embora a tecnologia em nuvem seja uma tendência no mercado e traga inúmeras facilidades para o fluxo de trabalho das empresas, a complexidade dessa infraestrutura requer o apoio de quem tem expertise no assunto para que se torne bem-sucedida.
Ao contar com a consultoria de uma empresa especializada, por exemplo, você recebe suporte desde a contratação dos melhores fornecedores até a tarefa de otimização de despesas, que normalmente demanda muito tempo e habilidade para identificar os gargalos do projeto de cloud corporativa.
Por mais competente que seja o gestor, a infraestrutura da nuvem é um tanto complexa. Por isso, o suporte de parceiros especialistas em gestão de custos em cloud computing faz toda a diferença nos resultados.
Seja oferecendo ferramentas de monitoramento, seja para auxiliar na segurança. Ao contar com um bom fornecedor é possível reduzir atritos do processo, o que também lhe confere uma adaptação mais eficiente.
Além disso, a contratação desse serviço vai muito além da oferta de ferramentas de monitoramento e segurança — gestores e colaboradores podem focar em atividades estratégicas da sua companhia.
Como as soluções multicloud da SGA podem ajudar?
A SGA é uma parceira especializada em nuvem, que trabalha com o fornecimento de soluções multicloud ideais para aplicações em nuvem, desafios no gerenciamento de data centers, segurança inteligência artificial e modernização de dados. E vai gerar vantagens competitivas para o negócio levando eficiência e o melhor da tecnologia.
Para quem deseja formar um departamento de TI inteligente e estratégico, a missão da SGA é garantir o mais adequado funcionamento dos recursos de transformação digital, sempre pensando na personalização das demandas dos seus clientes.
Mais do que garantir acesso a novas tecnologias, a empresa se preocupa com a eficiência operacional e redução de custos com a implementação da estratégia. Por isso a SGA fornece um acompanhamento detalhado das etapas de toda a jornada do processo de migração para a nuvem.
Por todo o exposto, não restam dúvidas de que a computação na nuvem é uma peça-chave para reforçar a competitividade de qualquer negócio, sobretudo em tempos de transformação digital, em que o emprego de tecnologias eficientes se tornou uma questão de sobrevivência.
No entanto, para que essa otimização seja efetiva, é fundamental estabelecer uma gestão de custos na nuvem assertiva. E contar com o apoio de especialistas no assunto para definir exatamente o que o seu negócio precisa será um dos pilares para o sucesso da estratégia.
Gostou das dicas? Agora que você já sabe como fazer uma gestão de custos eficiente, aproveite para conhecer 5 passos para fazer a migração para cloud computing!