RH 4.0: como a tecnologia transforma a gestão de pessoas?

RH 4.0: imagem mostra equipe de colaboradores com ícones de tecnologia.

Compartilhe

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

A tecnologia é uma verdadeira aliada de Recursos Humanos, a área chave para qualquer negócio. Não adianta investir  em soluções tecnológicas para diferentes setores e esquecer da gestão de pessoas. Nos tempos de ascensão da transformação digital, o investimento deve incluir o Departamento Pessoal, a ponto de transformá-lo em um RH 4.0.

Para potencializar as estratégias corporativas e os resultados favoráveis, é importante estar atualizado conforme as principais diretrizes deste conceito. No decorrer do texto, aprenda como a tecnologia transforma a gestão de pessoas.

O que significa RH 4.0?

O termo RH 4.0 surge para explicar a aplicação de softwares e tecnologias no processo de organização e gestão de equipes. Conceitualmente, essa ideia busca mudar o mindset do setor para focar na inovação e otimização de atividades.

A transformação digital impulsiona a sociedade para a Revolução Industrial 4.0. Com isso, surge o termo RH 4.0, para explicar o acompanhamento do avanço tecnológico no DP, conforme aponta o especialista Francisco de Assis das Neves Mendes.

Quais as vantagens do RH 4.0?

O RH com recursos modernos possui desafios como: superar a mentalidade conservadora e burocrática de ordem laboral, existente nas instituições privadas ou públicas. Para superar esta adversidade, a tecnologia 4.0 gera grandes benefícios. Confira abaixo!

1 — Aumento da produtividade

Este conceito de RH, contemporâneo ao século XXI, reúne esforços para implementar abordagens sistêmicas, com a finalidade de proporcionar contínuas melhorias operacionais.

A produtividade é impactada de maneira positiva, tendo em vista o aumento de engajamento entre staffs e a evolução na satisfação do trabalho em equipe.

2 — Melhora na comunicação

Além de evitar equívocos que resultam em retrabalhos, o RH 4.0 trabalha para construir relacionamentos laborais saudáveis. Isso em virtude do constante aprimoramento da comunicação integrada com tecnologia de ponta.

3 — Foco em estratégia

A concepção de RH 4.0 inclui a ideia de que ferramentas de gestão e práticas modernas devem ser recursos empregados em conjunto, com estratégias definidas para a equipe alcançar alta performance.

O aprimoramento do lado estratégico influencia com positividade a construção de uma cultura organizacional alinhada ao empreendimento.

4 — Automatiza operações

Antes do RH 4.0 o processo seletivo, por exemplo, poderia demorar muitos dias para ser concluído. Com o progresso da tecnologia que automatiza diversas tarefas de seleção — reduzindo o trabalho analítico repetitivo — ao aplicar alguns cliques os gestores acessam relatórios rápidos para ter acesso a informações que otimizam o processo de contratação.

Como a tecnologia ajuda na prática

No RH tradicional, a organização usa tecnologias que se relacionam ao comando operacional, como o controle de ponto. Por outro lado, o RH 4.0 tem como prioridade integrar o máximo de recursos tecnológicos, com estabilidade.

As 3 práticas abaixo revelam como aplicar o RH 4.0, modernizando assim a gestão de equipes:

1 — Gerenciamento remoto

As tecnologias são úteis para integrar equipes de trabalho, sejam elas presenciais ou remotas. Em um contexto 4.0, um administrador reúne engenheiros de diferentes locais do mundo para discutir projetos, ouvir propostas, compartilhar telas e avaliar candidatos.

2 — Inteligência Artificial

Softwares com Inteligência Artificial são responsáveis por automatizar tarefas e reduzir as atividades repetitivas ou a necessidade de retrabalhos analíticos. Existem programas que apresentam uma IA focada em reduzir processos de recrutamento como:

  • análise de expectativas salariais;
  • endereços de candidatos mais próximos à empresa geograficamente;
  • triagem de milhões de currículos em poucos segundos.

3 — Soluções em nuvem

Programas que integram processos quando estão na nuvem aprimoram as funções do setor de RH ao flexibilizar acessos e otimizar a organização de dados e arquivos. Com o armazenamento na base de cloud computing os gestores podem editar, analisar, incluir conteúdos e exercer atividades estratégicas com agilidade. Por fim, vale destacar que as informações na nuvem estão asseguradas, mesmo se algum equipamento apresentar falhas ou riscos de perda.


Gostou? Leia mais informações sobre Tecnologia da Informação e gestão de processos, neste artigo: “Como está a gestão de dados na sua empresa? Conheça boas práticas”.

Armindo Sgorlon

Armindo Sgorlon

CEO SGA TI em Nuvem

Inscreva-se em nossa newsletter!

Acesse em primeira mão, nossos principais posts e conteúdo no seu e-mail.

Posts Recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate

Logística

Gestão de depósitos e silos

Posição física e financeira, em tempo real, de todo o estoque de grãos.

Análises por grãos, clientes, moedas e unidades de recebimento.  

Otimização da logística interna.  

Melhor eficiência administrativa do silo e armazém.

Soluções

Roteirização Inteligente

Evite a perda de produtos ocasionada pelo acondicionamento incorreto em transportes de longas distâncias.

Defina a rota mais viável

Conte com assistência de recomendação das melhores rotas de contorno para o condutor.

Previsão de demanda

Simule cenários de produção, antecipa a demanda produtiva e realize ajustes na operação com base em insights extraídos dos dados.

Automação de processos

Reduzo riscos e aumente a produtividade automatizando fluxos de automação de processos que demandam pouco ou nenhuma tomada de decisão.

SGA Bot

Conte com informações detalhadas da operação na palma de suas mãos por meio de um assistente inteligente.

Interessado?