Confira os tipos de armazenamento em nuvem e como escolher o ideal

Tipos de armazenamento em nuvem: imagem mostra ilustração de laptop com conexões em computação em nuvem.

Compartilhe

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Os tipos de armazenamento em nuvem funcionam como repositórios de informações nos sistemas online. Por causa dessa funcionalidade, as equipes podem acessar dados para trabalhar em qualquer lugar do mundo.

Segundo dados da Tech Jury, até 2025, a computação na nuvem deve crescer mais de US$ 460 bilhões, impulsionada por crescimento na utilização por parte das organizações públicas e privadas. 

Quais as facilidades do armazenamento em nuvem?

As facilidades de cloud computing resumem como a prática é essencial para empresas de todos os portes. A computação na nuvem impulsiona todas as áreas corporativas em diversos sentidos.

O custo-benefício do backup automatizado na nuvem pública é um destaque. Não há necessidade de nenhum servidor local nas instalações. Conforme pesquisa da Flexera, em 1 ano de cloud computing, 46% dos clientes relatam menos custos e mais benefícios.

Segundo eWeek, a cada 10 negócios, 6 devem migrar os dados e as operações para a nuvem por questões de segurança. Interessante notar que para a maioria dos clientes da nuvem seria impossível investir nos poderosos recursos de defesa e recuperação de dados, oferecidos por fornecedores de espaços online.

Com os dados corporativos sempre disponíveis dá para ter um trabalho mais colaborativo, com recursos personalizados. Ferramentas mobiles viabilizam acessos por dispositivos móveis e facilitam o compartilhamento rápido.

A Analytics India Mag diz que a tendência é de os provedores de serviços novos e emergentes obterem uma vantagem competitiva, oferecendo o melhor produto a menores preços. Vale destacar também a escalabilidade, em que o cliente paga apenas o que consome com a nuvem.

Quais os tipos de armazenamento em nuvem?

Para ter efetividade operacional de cloud computing é essencial escolher a solução ideal, que satisfaz as verdadeiras demandas corporativas sem exageros de custos. Descubra adiante os 3 principais tipos de armazenamento em nuvem.

1 — Armazenamento em nuvem privada

O armazenamento em nuvem privada tem como característica uma estrutura tecnológica que se baseia em projetos de nuvem pública. Porém, com maior custo para instalação e permanência.

É útil para uma instituição trabalhar com informações muito valiosas. Além da segurança de acesso, também existem investimentos de biometria para autorizar a entrada de técnicos nas instalações.

Nesse caso, a principal vantagem está no fortalecimento da privacidade do ambiente cloud computing, ao qual somente máquinas e pessoas autorizadas podem enviar ou acessar dados.

2 — Armazenamento em nuvem pública

A armazenagem na nuvem pública se caracteriza como popular, oferecida por players como Microsoft, Google, Amazon, entre outros. O prestador fornece recursos ao público para gerir dados e processos produtivos.

A estrutura para armazenar está fora do ambiente de trabalho dos clientes. É útil em razão da escalabilidade e seu pagamento é feito conforme o consumo de dados, o que de certa forma democratiza o uso da nuvem profissional.

Como principal vantagem se destaca a disposição de servidores e data centers superiores, a custos baixos para depositar uma quantidade maior de dados corporativos.

3 — Armazenamento em nuvem híbrida

Também conhecido como armazenamento em nuvem mista, essa categoria é uma junção de ambientes público e privado para armazenar dados de ativos de TI. Funciona como a união das duas primeiras opções.

Tanto o fornecedor externo como interno mantém a estrutura, com sistemas integrados e de fácil compartilhamento. Inclusive dá para viabilizar o compartilhamento de algumas informações entre a nuvem pública e o data center privado.

A solução híbrida é uma estratégia válida para quem quer migrar para a nuvem, gradualmente, sem grandes mudanças nos processos operacionais.

Como adotar o armazenamento em nuvem na sua empresa?

Fazer a migração de dados para um sistema de armazenamento em nuvem exige análises sobre a atual estrutura de TI e as demandas para o crescimento, considerando também os períodos de depreciação dos equipamentos.

Se uma empresa cresce ao ponto da infraestrutura física não suportar a alta frequência de geração de dados, a nuvem pública passa a ser uma ótima opção por estabelecer uma relação de custo-benefício, por exemplo. Além disso, garante uma forte segurança ao ser aplicada em um browser (navegador de rede) e otimiza o acesso à configuração e infraestrutura.

Realizar esta mudança de armazenamento é um processo muito importante e, de preferência, deve ser feita com uma empresa parceira de qualidade — como a SGA, consultoria especialista nas soluções de nuvem pública.

Quer conhecer mais sobre este sistema? Veja no site da SGA como essa parceira da Microsoft consegue ajudar no seu planejamento para você ter segurança e escalabilidade no armazenamento em nuvem da sua empresa.

Armindo Sgorlon

Armindo Sgorlon

CEO SGA TI em Nuvem

Inscreva-se em nossa newsletter!

Acesse em primeira mão, nossos principais posts e conteúdo no seu e-mail.

Posts Recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate

Logística

Gestão de depósitos e silos

Posição física e financeira, em tempo real, de todo o estoque de grãos.

Análises por grãos, clientes, moedas e unidades de recebimento.  

Otimização da logística interna.  

Melhor eficiência administrativa do silo e armazém.

Soluções

Roteirização Inteligente

Evite a perda de produtos ocasionada pelo acondicionamento incorreto em transportes de longas distâncias.

Defina a rota mais viável

Conte com assistência de recomendação das melhores rotas de contorno para o condutor.

Previsão de demanda

Simule cenários de produção, antecipa a demanda produtiva e realize ajustes na operação com base em insights extraídos dos dados.

Automação de processos

Reduzo riscos e aumente a produtividade automatizando fluxos de automação de processos que demandam pouco ou nenhuma tomada de decisão.

SGA Bot

Conte com informações detalhadas da operação na palma de suas mãos por meio de um assistente inteligente.

Interessado?