5 passos para modernizar a infraestrutura de TI do seu negócio

Infraestrutura de TI: imagem mostra corredor cheio de servidores e supercomputadores.

Compartilhe

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

A modernização da infraestrutura de TI é extremamente importante para o desenvolvimento das empresas. Em um cenário onde há a descentralização do trabalho, essa mudança é imperativa para que o trabalho flua.

Embora haja algumas etapas para realizar esse processo, os benefícios superam todo o trabalho. De fato, há um fio comum que permeia todos os projetos de modernização de TI: a transformação dos negócios.

De acordo com o estudo da Insight Enterprise, “The State of IT Modernization 2020”, apenas 25% dos entrevistados alcançaram suas metas iniciais de modernização da infraestrutura de TI. Os desafios para o sucesso incluíram o estabelecimento de novas estratégias de governança, bem como a definição, otimização e integração das plataformas de dados que essas políticas deveriam governar.

A pesquisa também constatou que as organizações, em todos os estágios do processo de modernização da infraestrutura, alcançaram algum nível mensurável de benefício comercial.

Isso inclui áreas de eficiência de custo, disponibilidade, experiência do cliente e qualidade de serviço.

De fato, a infraestrutura de TI é a espinha dorsal dos negócios. Por isso, sua modernização contribui positivamente no crescimento da empresa, além de proporcionar a redução de custos e o aumento da produtividade.

Vamos abordar, neste artigo, a importância da modernização da infraestrutura de TI e traremos um passo a passo. Continue lendo e saiba como transformar o seu negócio.

O que é infraestrutura de TI e qual sua importância?

Considere sua infraestrutura de TI como o núcleo de toda a sua rede e suas ramificações (computadores, servidores, software, dados, switches de rede e muito mais), como os elementos necessários para gerenciar seu negócio.

Essencialmente, consiste em todos os sistemas e informações que suportam o gerenciamento e a usabilidade de seus dados e informações. Muitas empresas e startups começam com uma infraestrutura de TI de pequena escala. Isso pode consistir em hardware básico, como computadores, notebooks, um sistema telefônico e um roteador de internet.

As pequenas empresas também podem usar aplicativos padrão como o Microsoft 365 para gerenciar documentos, apresentações, e-mail e armazenamento em nuvem.

Embora esse tipo de infraestrutura de TI inicial possa fazer o trabalho nos primeiros dias, pode não suportar o crescimento da empresa. Afinal, conforme o negócio evolui as necessidades mudam.

Por que modernizar a infraestrutura de TI?

Uma infraestrutura de TI sofisticada e bem gerenciada oferece segurança, velocidade, conectividade, suporte e acessibilidade para os colaboradores. Além disso, proporciona uma experiência satisfatória do usuário para seus clientes.

Por outro lado, quando uma empresa se torna mais relevante, pode ser alvo de ataques cibernéticos. Por isso, modernizar a infraestrutura de TI é uma decisão importante para manter seus dados seguros.

Na era digital, você precisa de um sistema rápido, confiável e seguro que permita ficar por dentro das constantes atualizações e inovações que o mundo da tecnologia da informação tem a oferecer.

Diante disso, modernizar a infraestrutura de TI será benéfico das seguintes maneiras:

  • resposta rápida a qualquer problema em um negócio;
  • suporta todas as mudanças;
  • um processo flexível que gera estratégias práticas;
  • permite um trabalho automatizado que reduz a mão de obra e o custo;
  • a gestão pode obter informações e relatórios em tempo real, o que ajuda no planejamento da capacidade e na tomada de decisão;
  • permite a simplificação das operações diárias e deixa a equipe livre para focar nas demandas mais estratégicas ;
  • ajuda uma organização a atender as demandas dos clientes e cumprir as metas organizacionais;
  • melhora o desempenho geral de uma empresa e os níveis de satisfação do cliente.

Uma parte fundamental da modernização da TI

A maioria das organizações reconhece a importância de proteger seus dados, com isso, está migrando aplicativos, lançando processos ágeis de DevOps e adotando aplicativos de software baseados em nuvem (SaaS).

A migração revitalizou o interesse na modernização de infraestrutura de TI e as empresas estão procurando aplicar as ferramentas e soluções em seus processos. Dessa forma, as mudanças podem gerar uma série de benefícios, incluindo agilidade nos negócios, custos mais baixos e aumento da eficiência.

Além disso, as organizações podem acessar dados facilmente para novos insights e construção de conexões personalizadas com clientes, colaboradores e parceiros.

Passos para modernizar a infraestrutura de TI

Sem dúvida, a modernização da infraestrutura de TI torna o negócio mais avançado.

Além disso, ajuda as empresas a obterem um bom retorno a longo prazo. Este sistema melhora a flexibilidade, ajuda na redução de tempo e é econômico.

As empresas precisam investir para uma gestão adequada de TI visando aumentar a eficiência da organização. Por isso, uma organização precisa seguir os métodos para melhorar mais o sistema.

1 — Mapeamento de inventário

Para iniciar um processo de modernização é fundamental conhecer a realidade da infraestrutura. Portanto, a organização deve fazer o mapeamento de inventário, documentando os ativos existentes, analisando o cenário atual e os equipamentos da empresa.

A partir daí, o departamento de TI determinará os recursos que não funcionam e o que deve ser atualizado ou trocado.

2 — Identificação de processos complexos a serem simplificados/eliminados

Quando os ativos desnecessários são removidos, é um bom momento para modernizar a infraestrutura de TI. Assim, após a análise e mapeamento do inventário, os processos serão facilmente identificados para serem simplificados ou eliminados.

Com efeito, isso pode definir o sucesso de todas as etapas subsequentes.

3 — Automação de processos

Essa etapa pode ser complexa e o objetivo é reduzir ainda mais os ativos físicos, aumentando a densidade e a eficiência de cada servidor.

Normalmente, a virtualização é usada para encaixar mais cargas de trabalho em cada ativo físico e reduzir o custo total de propriedade da infraestrutura de TI. Este também é um ótimo momento para identificar processos que são bons candidatos à automação.

4 — Racionalização de recursos

Agora que o número de ativos físicos foi reduzido, o próximo passo é racionalizar o número e o tipo de ativos lógicos presentes na infraestrutura de TI. Essa etapa está preocupada principalmente com a padronização alcançada com implementações definidas por software e virtualização.

Este é um processo contínuo que deve atender as necessidades, conforme novas demandas de negócios exigem da infraestrutura de TI. Por isso, os processos antigos e as cargas de trabalho se tornam redundantes.

Neste cenário, a racionalização de recursos é extremamente importante, que pode ser realizada quando sua empresa conta com uma equipe de especialistas.

5 — Suporte de empresa especializada

A infraestrutura de TI forma a espinha dorsal da economia da organização, independentemente do seu tamanho.

Haverá custos mensais consistentes, mas seu reflexo será o aumento da capacidade de escalar. Essa transformação pode ser feita com o suporte de uma empresa especializada para a modernização da infraestrutura de TI ser efetivada rapidamente.

Modernize sua infraestrutura de TI

Fazer mudanças extensivas em sua infraestrutura de TI é um processo desafiador e complexo.

As mudanças mal planejadas podem resultar em falhas significativas no sistema de negócios e em paralisações operacionais que bloqueiam a receita.

Por isso, as mudanças devem ser cuidadosamente planejadas e executadas por profissionais devidamente capacitados. Uma consultoria especializada em modernização da infraestrutura de TI tem muitas funções e responsabilidades projetadas para ajudar os clientes com suas operações diárias.

Além de ajudar as empresas a se manterem atualizadas, seus especialistas fornecem entregas alinhadas com o que de mais moderno existe no mercado. O que pode ser útil para as organizações que tentam melhorar continuamente sua infraestrutura de TI.

Com ajuda e orientação de uma empresa, como a SGA, seu negócio poderá se desenvolver de forma estratégica e segura!

Agora que você sabe quais os passos para modernizar a infraestrutura de TI, confira o site da SGA e saiba como modernizar a sua empresa: https://sga.com.br/

Armindo Sgorlon

Armindo Sgorlon

CEO SGA TI em Nuvem

Inscreva-se em nossa newsletter!

Acesse em primeira mão, nossos principais posts e conteúdo no seu e-mail.

Posts Recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate

Logística

Gestão de depósitos e silos

Posição física e financeira, em tempo real, de todo o estoque de grãos.

Análises por grãos, clientes, moedas e unidades de recebimento.  

Otimização da logística interna.  

Melhor eficiência administrativa do silo e armazém.

Soluções

Roteirização Inteligente

Evite a perda de produtos ocasionada pelo acondicionamento incorreto em transportes de longas distâncias.

Defina a rota mais viável

Conte com assistência de recomendação das melhores rotas de contorno para o condutor.

Previsão de demanda

Simule cenários de produção, antecipa a demanda produtiva e realize ajustes na operação com base em insights extraídos dos dados.

Automação de processos

Reduzo riscos e aumente a produtividade automatizando fluxos de automação de processos que demandam pouco ou nenhuma tomada de decisão.

SGA Bot

Conte com informações detalhadas da operação na palma de suas mãos por meio de um assistente inteligente.

Interessado?