Uma boa gestão de dados é a arma de sucesso para quem deseja elevar o patamar do seu negócio. Em épocas que a alta concorrência atinge grandes mercados, a administração das informações corporativas digitais funciona como fator decisivo para a sobrevivência dos negócios.
Com dados sendo administrados de modo profissional, um gestor assegura insights que podem resultar em inovações e diferenciais mercadológicos.
O que é gestão de dados?
Por conceito, a gestão de dados é um ramo da data science que engloba conjuntos de conceitos e práticas com ferramentas digitais para administrar de forma zelosa as informações corporativas.
Como missão, ela transforma os dados das organizações em recursos estratégicos. É uma técnica que converte informações corporativas em inteligência empresarial.
Nos próximos anos, como decorrência da proliferação de soluções para gerir na nuvem com menos custos e mais rapidez, a tendência de analisar dados em forma de gráfico será uma força vital da computação de ponta — conforme atesta a organização TDWI.
Quais os princípios da gestão de dados?
Ao seguir as concepções gerenciais, um administrador se orienta melhor em processos que incluem coleta, seleção e compilação de dados para o cotidiano.
Na governança de dados, aplicam-se 7 princípios para garantir a eficiência gerencial que direcionam o tratamento das informações. São eles:
1 – Colaborar
Os dados de uma corporação devem ser compartilhados com segurança facilmente.
2 – Contextualizar
Diferentes contextos de utilização definem regras para o tratamento e a armazenagem.
3 – Conformizar
Seguir os conformes normativos, legislativos e corporativos relativos a dados.
4 – Disponibilizar
Todas as informações relevantes disponíveis para as pessoas certas, no momento correto e em formato padrão.
5 – Modelar
Padronização na modelação de dados para facilitar a análise e o desenvolvimento.
6 – Qualificar
Gestão e medição de dados ocorrem para agregar qualidade.
7 – Valorizar
As informações de uma corporação são tratadas como valiosos ativos.
Boas práticas para a gestão de dados
Abaixo estão as 5 melhores condutas para efetivar a gestão de dados. Além de incorporar esses métodos na administração, vale a pena estimular as habilidades para potencializar essas boas práticas na cultura organizacional.
1 – Definir responsabilidades
Alguém da equipe necessita ter a incumbência de assumir a posição de gestor do planejamento. Isso é válido até no caso da terceirização de serviços ou uso de softwares para realizar grande parte das tarefas. Esse líder acompanha a evolução dos processos e presta assistência em caso de necessidade do staff.
2 – Objetivos concretos
Reúna um conselho com líderes para elaborar as estratégias, de forma concreta e direta para o melhor entendimento das equipes. Estipule dados como:
- deadline;
- ferramentas;
- orçamentos;
- metas.
3 – Investir em tecnologias
Com os melhores recursos tecnológicos de data management dá para integrar as áreas da empresa. Isso facilita a gestão em tempo real dos dados corporativos. Os ativos de alto valor de TI impactam de maneira positiva todos os departamentos.
4 – Fazer ajustes periódicos
Escolha as melhores métricas para mensurar os resultados produtivos da gestão de dados, realizando ajustes necessários a fim de efetivar os processos administrativos.
5 – Ter um Data Lake
Por conceito, a armazenagem de dados brutos ocorre via Data Lake, o que no português significa lago de informações. Trata-se de um repositório de armazenamento nos formatos naturais, como arquivos ou blobs (coleção de dados binários), e é um dos principais recursos para fazer uma gestão de dados eficiente.
A ideia é que empresas mantenham dados que podem ser usados de forma estratégica, em momentos futuros. Para extrair o total potencial das informações no Data Lake, é preciso contar com dashboards para identificar, alinhar as necessidades organizacionais e auxiliar a gestão ao centralizar dados em uma estrutura simples de ser analisada.
Gostou? Descubra mais conteúdos relevantes sobre a gestão de dados ao assinar a nossa Newsletter!