A redução de custos em TI é uma ação primordial para não criar gastos desnecessários e desenvolver os negócios de forma estratégica. Como as empresas devem acompanhar a transformação digital, o primeiro passo é avaliar como os seus recursos são utilizados e encontrar formas de otimizar o consumo.
A atenuação das despesas requer uma reflexão séria e uma abordagem organizada para a empresa poder reduzir os custos em TI, sem afetar a qualidade de seus serviços e produtos.
Porém, realizar essa mudança não é tão simples quanto parece. Na verdade, muitas organizações estão concentradas em estratégias erradas para economizar centavos em vez de fazer os investimentos certos.
Os custos em TI são um componente caro do orçamento de qualquer empresa. Se você está procurando maneiras de economizar e melhorar a eficiência em sua organização, a SGA apresenta soluções baseadas em nuvem para melhorar seus processos. Além disso, existem muitas estratégias que você pode implantar em conjunto para cortar despesas sem cortar sua equipe ou benefícios.
Este artigo mostrará estratégias para diminuir o consumo de recursos no TI e soluções que ajudarão sua empresa a entrar na era da Transformação Digital. Continue a leitura e aproveite!
Estratégia para redução de custos em TI
A redução de custos em TI é o processo de identificação e eliminação de consumo desnecessário de recursos, subutilização ou baixo valor empresarial no orçamento. Também conhecida como otimização de custos, essa prática gera economias que podem reduzir o tamanho do orçamento ou direcionar os investimentos para novas tecnologias visando impulsionar o crescimento dos negócios.
Algumas pessoas podem acreditar que essas mudanças geram custos ainda mais altos. Contudo, com a solução e a estratégia ideal para TI em nuvem, os gastos são reduzidos e os resultados otimizados. Uma das táticas mais eficazes é reavaliar as tecnologias que a empresa já utiliza e verificar se sua troca poderia melhorar os processos internos e gerar economia.
O grande potencial de redução de custos é um dos principais motivos pelos quais os gerentes de TI se voltaram para a computação em nuvem. Pode ajudar a reduzir custos em muitas frentes. Veja abaixo alguns deles:
- Infraestrutura: com a virtualização de servidores, eliminam-se os gastos com compra e manutenção de servidores físicos. Além disso, a mudança no acesso aos sistemas de gestão influencia na redução nos custos de software;
- Possibilidade de trabalho remoto: com a mobilidade proporcionada pela computação em nuvem, os colaboradores podem trabalhar remotamente, o que reduz custos de transporte e energia elétrica, entre outros;
- Manutenção: não é necessário deslocar fisicamente uma equipe para instalar uma atualização ou verificar um possível problema no sistema.
Despesas Operacionais
A computação em nuvem (Cloud Computing) ajuda a reduzir a sobrecarga mensal e as despesas com atualizações de versões de soluções antigas.
Com o sistema legado, a transição para a arquitetura moderna tornou-se um assunto caro. Por outro lado, a cloud é uma estratégia importante, pois ajuda a reduzir os custos de manutenção de softwares. Com um parceiro de serviço em nuvem, você pode contar com sistemas seguros de acesso e validação de dados.
Melhor eficiência e produtividade
Com um serviço de computação em nuvem, os colaboradores podem acessar aplicativos, dados e sistemas praticamente de qualquer lugar.
Assim, há um aumento considerável na produtividade à medida que as fronteiras demográficas são mitigadas. Outro benefício é a eficiência dos sistemas, pois a computação em nuvem pode processar uma quantidade maior de dados do que sua infraestrutura física média.
Invista em tecnologia
Investir em tecnologia, principalmente para automatizar a produção, pode ser uma estratégia eficaz para redução de custos. Mas, primeiro você precisa ter certeza de que conhece o objetivo por trás disso. Por exemplo, automatizar tarefas repetitivas ou perigosas para os funcionários pode ajudar a reduzir os custos, não só para o setor de TI, mas para o negócio como um todo.
A SGA tem como principais pilares de atuação soluções como Data Center, Data Science, Aplicações Inteligentes e Inteligência Artificial. Seu posicionamento se traduz na redução de custos em TI para as empresas parceiras, assim como no aumento da produtividade, na escalabilidade e na evolução dos negócios.
Quer levar os seus negócios para o próximo nível? Converse com um consultor da SGA!