Conheça as vantagens de uma solução multicloud para empresas

31 de janeiro de 2022
Por Armindo Sgorlon

Em termos gerais, a computação em nuvem transforma os processos das empresas para melhor. Ela envolve benefícios como flexibilidade de acesso, maior segurança, agilidade, integração e automação com o menor custo. A multicloud potencializa e agrega valor aos negócios. Por isso, neste artigo, iremos detalhar suas vantagens e formas de aplicar esta solução no ambiente empresarial.

O que é multicloud?

A estratégia multicloud usa duas ou mais estruturas de computação em nuvem, simultaneamente. Como consequência, as informações corporativas têm proteção aprimorada porque há diversos provedores, isto é, várias ferramentas contra cibercrimes.

São disponibilizados meios adicionais para inovar, produzir e ampliar a flexibilidade de escolha de produtos. Há melhores chances de negociar para conquistar, diminuir custos e aumentar benefícios.

Entre os grandes executivos entrevistados no Relatório Flexera 2021 State of the Cloud, 92% operam com multicloud para armazenar dados, ao passo que 82% pretendem utilizar nuvem híbrida, diz Tanner Luxner.

Qual a diferença de multicloud e nuvem híbrida?

Embora alguns executivos pensem que as duas escolhas são iguais, há diferenças significativas entre elas. Entender o objetivo de cada uma é fundamental para você pensar no planejamento adequado da armazenagem de dados.

Multicloud

A multicloud permite utilizar produtos distintos. Por exemplo, se clientes usam AWS (Amazon Web Services) podem usar o sistema DR (Disaster Recovery) do Azure também. Veja 6 pontos que explicam o conceito.

  • É uma maneira efetiva de gerir e otimizar implementações de cloud computing ao negócio;
  • Mais variedades de recursos disponíveis e flexibilidade na contratação de pacotes;
  • Elimina barreiras técnicas para seguir protocolos e disciplinas como as metodologias ágeis ou o MSF (Microsoft Solutions Framework);
  • Possibilita a utilização mista das aplicações de nuvens com diferentes tipos de provedor;
  • Reduz o aprisionamento tecnológico por ser escalável e elástico, ampliando as possibilidades para migrar;
  • Viabiliza a administração de serviços em nuvem de diversos parceiros sem exigir interconexão entre as funções do sistema.

Nuvem híbrida

Este modelo refere-se à presença de vários tipos de implantação cloud computing, pública ou privada. Todas as nuvens envolvidas no processo exigem interconexão e integração.

Ao contrário da característica multicloud, que inclui dois ou mais ambientes de nuvem pública na plataforma, a nuvem mista tem um ambiente de cloud pública e outro de cloud privada somente.

Para aumentar a proteção certas empresas estabelecem várias nuvens híbridas, com conteúdo de setores organizacionais específicos.

Quais as vantagens da solução multicloud?

Interação com variadas nuvens, retorno rápido do capital investido no projeto e rápido amparo a desastres. Esses são alguns benefícios multicloud que você acompanha a seguir:

1 – Poder de negociação

A independência para negociar com fornecedores agrega na escolha dos sistemas. Uma área de TI consegue selecionar o que realmente precisa, seguindo um plano de governança de custos. Não há o temido lock-in que prende um contratante a um único fornecedor.

Conforme a demanda começa a crescer, a TI expande a estruturação de modo fácil e adequado ao orçamento. Se é preciso gerar um upgrade, o gestor de TI pode pesquisar a melhor opção entre todos os os provedores.

A multicloud melhora a escalabilidade que já é algo característico da computação na nuvem. Sempre que necessário, é possível negociar com finalidade de migrar ou atualizar planos.

2 – Melhorar a recuperação de desastres

Perdas de dados, às vezes irreversíveis, podem acontecer se há ataques de cibercriminosos ou instabilidades técnicas. O interrompimento repentino de serviço gera necessidade de recuperação e outros custos altos para a gestão tecnológica.

Esse problema é reduzido com multicloud, pois em virtude das nuvens distintas, não existe dependência de apenas um serviço. Note 5 benefícios referentes à segurança:

  1. combina diversas alternativas de proteção e gestão de dados dos diversos fornecedores;
  2. mantém funcionamento intacto da nuvem corporativa;
  3. menor exposição a ameaças e ataques DDoS.
  4. aplicativos de dados críticos de uma instituição ganham proteção com um arranjo de diversas nuvens. A multicloud assegura os databases corporativos em casos de desastres naturais, falta de energia ou falhas técnicas.
  5. fornecem viabilidade para aplicar recursos em regiões com nuvens distantes dos desastres.

3 – Garantir disponibilidade

Os ambientes multicloud são ideais para ilhas de TI com trabalho ininterrupto. Eles têm capacidade de limitar ou anular as interrupções produtivas, gerando disponibilidade a todo instante.

O backup ocorre em tempo real de sistemas e fluxos de trabalhos, se falhar o fornecimento da nuvem — o que é muito difícil de suceder.

4 – Otimizar ROI

A combinação de serviços otimiza a economia. O alto desempenho da multicloud evolui a alta produtividade, expandindo os lucros e cobrindo rápido o investimento. A flexibilidade multicloud de pagamentos avulsos colabora para a competitividade do mercado reduzir os preços. 

5 – Evoluir a interação de nuvens

Uma única estrutura multicloud combina nuvens de sistemas, registros públicos, aplicações proprietárias e outros. Tudo isso com perfeição operacional. Esse artifício é o que otimiza o trabalho colaborativo.

Por exemplo, para diminuir o tempo de resposta de membros de um time que estão a quilômetros de distância, certas cargas podem ser hospedadas em cloud com servidores próximos aos usuários. Isso respeitando a soberania de dados e os protocolos regulamentares dos países.

A ideia é ser ágil e prática, ao certificar os meios para relacionar aplicações diversificadas. Dessa forma existe a evolução no funcionamento produtivo.

6 – Agilizar a integração e o armazenamento nas nuvens

Os provedores das múltiplas nuvens propiciam a experiência necessária para a adoção de infraestruturas robustas. Com a experiência certa em mãos, você obtém agilidade e mobilidade no intuito de integrar ou armazenar cargas de trabalho completas de plataformas heterogêneas.

Como implementar multicloud em uma organização?

Antes de migrar para multicloud, a empresa precisa se planejar para não errar na escolha ou pagar muito caro. Abaixo estão dicas úteis para aplicar um plano de ação.

  • Pesquisar e escolher um provedor de conectividade global e alta confiabilidade;
  • Mapear as atividades que envolvem tecnologia e definir demandas certas para cada carga na infraestrutura de TI;
  • Entender quais fornecedores dispõem dos melhores suportes para funções específicas e integração de múltiplas clouds;
  • Executar um gerenciamento efetivo com base em análise de performance e dos custos. Isso reduz os gastos sem prejudicar as operações;
  • Não poupar investimentos em controle de acesso e gerenciamento de riscos para a privacidade;
  • Contratar uma consultoria de multicloud para conter despesas, aperfeiçoar a produção e migrar rápido os dados com segurança.

Conclusão: multicloud e múltiplas soluções

As desvantagens da dependência de um único provisor são resolvidas com a multicloud.

As plataformas rompem barreiras da distância do staff, otimizam trabalhos colaborativos, oferecem flexibilidade de negociação e, principalmente, são seguras. Também diversificam recursos para produzir, inovar ou defender dados.

Gostou? Assine nossa newsletter para receber outras notícias de multicloud ou outros temas conectados na cloud computing.

Vamos desbloquear sua produtividade com as melhores soluções em nuvem!

Fale com um especialista